O PARI é um plano preventivo de risco de incumprimento instituído pelo Banco de Portugal e que acaba por dinamizar uma relação mais próxima entre cliente e instituição que deverá detectar e acompanhar o cliente nestas situações difíceis.
No fundo, pretende ser uma forma de tentar evitar o incumprimento, mas para isso, o cliente deverá cumprir alguns deveres:
Se houver confirmação de um caso ou situação de risco de incumprimento baseada na documentação pedida (que deverá se entregue num prazo de 10 dias), a Instituição financeira poderá propor várias situações, entre elas a consolidação de crédito, renegociação da dívida ou diminuição das taxas de juro.
No caso do PERSI, os clientes bancários beneficiam de um conjunto de direitos através de um acordo com as instituições bancárias evitando o tribunal. No fundo é uma 2ª hipótese dada ao cliente com incidentes bancários no Banco de Portugal. Poderá consultar o seu mapa de responsabilidades aqui.
São várias as vantagens do programa, pois o cliente evita algum processo burocrático, evita a execução de mais processos jurídicos demorados, poderá através da renegociação de crédito ver o montante em dívida regularizado.
O portal do cliente bancário, tem mais informação útil que poderá ajudar a perceber se se encontra nesta situação e como resolvê-la.