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Universidade à porta? Várias dicas para poupar no regresso às aulas

21/09/2022

Começar a faculdade com as finanças em dia: dicas de poupança para esta etapa

A entrada na universidade é sempre um momento encarado com grande entusiasmo pelos estudantes – sair de casa, fazer novas amizades e ganhar alguma independência financeira são alguns dos motivos que justificam esta felicidade.

Aquilo que poderá ser visto por muitos estudantes como uma etapa feliz, poderá também ser encarado por outros com grande receio, nomeadamente no que diz respeito às finanças.

Vê neste artigo várias dicas para iniciar um novo semestre sem pôr em causa a gestão das finanças pessoais e familiares

Para reduzir as consequências que uma ida para a universidade poderá ter na carteira das famílias, a e-loan preparou um conjunto de dicas de poupança para os estudantes. Desejamos a todos que aproveitem este regresso às aulas ao máximo, e que tirem o maior proveito deste período.

Dicas de Poupança para estudantes universitários

Conhece várias dicas neste artigo para iniciares ou regressares à faculdade com as finanças em dia. Se preferires, segue diretamente para algum dos tópicos indicados, utilizando a ajuda do sumário.

Sumário

    1 - Criar um orçamento

    Este é uma das primeiras preocupações que deverás ter quando fores estudar para a universidade. Criar um orçamento vai ajudar-te a gerir todas as tuas economias e a ganhar um maior controlo sobre todos os teus gastos.

    Não te esqueças que o período universitário acarreta várias despesas como:

    • Pagamento da Renda da Casa: caso estejas deslocado da tua área de residência, é provável que tenhas que pagar uma renda habitação para onde fores viver. Se quiseres poupar esse dinheiro, tenta candidatar-te para bolsas de estudo que ajudem parcial ou totalmente com os custos das residências universitárias.
    • Despesas de Alimentação: esta é uma despesa básica imprescindível. Com a inflação, grande parte dos produtos aumentaram os seus preços, por isso recomendamos que, antes de adquirires produtos alimentares, procures, numa primeira instância, fazer uma análise das principais promoções dos mercados da tua zona, e comparar preços, de modo a encontrares as melhores ofertas. Verás que esta medida, apesar de mínima, poderá fazer uma grande diferença a longo prazo.
    • Despesas com vestuário: queres regressar às aulas com roupa nova? Uma solução útil passa por aderires a apps como a Vinted. Aqui poderás vender ou comprar roupa em segunda mão, sem gastar muito dinheiro, usufruindo assim da melhor qualidade-preço.
    • Despesas com Transportes Públicos: para te deslocares para a Universidade poderás ter que utilizar os transportes públicos. No caso de Lisboa, este serviço é gratuito até aos 23 anos. Apesar das diferentes medidas adotadas pelas diferentes cidades, é aconselhável fazer uma boa pesquisa sobre os descontos de jovem e estudante que possam ser aplicáveis. Evita assim a utilização de automóveis, que, além de serem dispendiosos, têm um maior impacto no meio ambiente.
    • Despesas com saídas à noite: sair faz parte do modo de vida da maioria dos universitários. Para poderes ir às queimas ou recepções ao caloiro descansado, opta por fazeres um porquinho mealheiro pondo algum dinheiro de parte. Lembra-te que, nestes casos, um cêntimo poderá fazer a diferença nas tuas noites académicas, e afinal poupar assim é tão fácil.

    Assim que tiveres uma noção de todas as tuas despesas universitárias, conseguirás saber melhor o dinheiro que vais ter disponível para as tuas aventuras, e fazer uma melhor gestão dos teus gastos. Se precisares de ajuda para este controlo financeiro, descarrega gratuitamente a nossa folha de controlo de despesas, disponível abaixo.

    2 - Não comprar livros

    Um dos custos universitários mais comuns é a compra de livros para as disciplinas. Este material é normalmente muito caro, e, por vezes, adquiri-lo poderá não compensar assim tanto.

    Nestes casos, procura:

    • Recorrer à ajuda de bibliotecas escolares: aqui encontrarás muito material de estudo gratuito, para uma melhor compreensão das matérias lecionadas, ou para trabalhos de investigação.
    • Pedir livros emprestados: se tiveres amigos ou conhecidos do teu curso, de anos mais avançados, pedir livros emprestados é uma boa solução. Evita assim a sua compra e promove comportamentos mais sustentáveis como a reutilização.
    • Comprar livros em plataformas de segunda mão: esta é outra alternativa para adquires o material necessário para as tuas aulas. Para isso, acede a plataformas como “manuais usados” ou o OLX, onde encontrarás material rico e, possivelmente, não muito usados.
    • Solicitar material complementar: pede aos teus professores materiais, como artigos científicos ou livros em PDF, que possam enriquecer os teus conhecimentos sobre a matéria lecionada. Deste modo, terás formas diferentes de estudar que te ajudam a preparar melhor os exames ou frequências.
    • Recorrer à tecnologia: atualmente, muitos materiais escolares já estão disponíveis à distância de um clique. Opta por comprar um bom computador ou um tablet que te ajudem a estudar, e consulta bibliotecas online gratuitas, como a Biblioteca Nacional Digital ou a Open Library. Evita a impressão de fotocópias e otimiza os teus métodos de estudo.

    Se seguires alguns dos conselhos acima apresentados, conseguirás tirar um bom proveito das tuas aulas e gerir melhor a performance das tuas finanças.

    NOTA:

    • Se estiveres a considerar comprar um computador novo ou outro gadget, uma solução que te poderá ajudar passa por pedires um crédito pessoal (CP). Se quiseres ajuda para perceber como este poderia ser aplicável ao teu caso, faz uma simulação gratuita com a e-loan.

    3  - Trabalhar em part-time

    As despesas diárias constituem uma parte significativa do orçamento de um estudante universitário. Um emprego em part-time poderá aliviar as tensões orçamentais. Em alguns casos, os estudantes poderão participar em programas sociais ou estágios remunerados promovidos pela própria instituição de ensino.

    NOTA:

    • Antes de tomares qualquer decisão de iniciar um trabalho deste tipo, procura conversar com a tua família sobre a importância deste emprego, e verificar os impactos que esta ação poderá em apoios de bolsa escolares.

    4 - Estar atento aos descontos

    Para entrares ou regressares à Universidade com o pé direito, é importante teres contigo os materiais necessários, como cadernos novos ou gadgets, como computadores ou tablets. Para adquirir estes equipamentos, e diminuir o impacto na gestão orçamental, é recomendável que estejas atento às promoções das grandes cadeias de tecnologia e materiais de estudo.

    Utiliza comparadores de preços disponíveis nos sites, para encontrares os melhores produtos ou tecnologias ao preço mais acessível.

    Esta pesquisa e comparação irá ajudar-te a encontrar as melhores ofertas para os materiais que precisas e a aumentar os teus níveis de poupança.

    5 - Conhecer os apoios académicos para as disciplinas

    Algumas universidades disponibilizam apoios para ajudar os alunos a compreender melhor as matérias lecionadas, e até a escreverem as suas dissertações de mestrado. Se estiveres com dificuldades a entender alguma matéria, ou quiseres falar com os professores, aproveita para o fazeres na hora dos apoios disponibilizados pela Universidade.

    Evita apoios extracurriculares que poderão traduzir-se em gastos extra no teu orçamento.

    Podes ainda recorrer à ajuda dos materiais de ensino disponibilizados nas bibliotecas escolares, como mencionado na segunda dica, os quais são também uma ótima ferramenta de ensino.

    6 - Levar almoço de casa

    Uma das despesas mais recorrente e significativa é o preço das refeições. Para reduzir estes custos, grande parte das universidades já dispõem de microondas, que podem ser usados pelos alunos para aquecerem as suas refeições, evitando assim os custos nas cantinas escolares.

    Para estudantes deslocados que vão a casa aos fins-de-semana, poderão também usufruir de algumas refeições previamente preparadas pelos pais, ou fazer um planeamento mais cuidadoso ao cozinharem na sua residência universitária, se for esse o caso, de modo a diminuir os custos com comida em cantinas ou restaurantes.

    7 - Manter o débito do cartão de crédito baixo

    A Universidade é também o momento de muitos estudantes adquirirem o seu primeiro cartão de crédito. Esta situação poderá tornar-se problemática, caso não existam regras previamente definidas.

    É importante não caíres em exageros, evitando tratar o cartão de crédito como uma fonte infinita de dinheiro. Balanços de crédito elevados e pagamentos esquecidos poderão prolongar o tempo para conseguires pagar o teu curso.

    Neste ponto:

    Procura estabelecer um limite dos pagamento que fazes com cartão crédito, para não inviabilizar futuros empréstimos.

    Não há cenário pior que estares na lista negra do Banco de Portugal. Opta por gastar dinheiro apenas no que achares que terás possibilidade de pagar mais tarde.

    8 - Aprender mais sobre literacia financeira

    Qualquer momento da vida é importante para aprender. Num contexto académico, como a universidade, saber mais sobre literacia financeira poderá ser fundamental para te ajudar a tomar consciência sobre o dinheiro que podes ou não gastar.

    Ao teres uma maior noção sobre o budget que irás ter disponível para o teu dia a dia, vais conseguir gerir melhor as tuas finanças, e ganharás assim uma maior consciência para a fase adulta que se avizinha. Para isso, conta com a ajuda dos artigos do Blog da e-loan Soluções Financeiras, com vários conteúdos gratuitos que te poderão ajudar a saber mais sobre a área das finanças e a cultivar uma mentalidade virada para a poupança e estabilidade financeira.

    E então, o que achaste das dicas e-loan Soluções Financeiras para entrares ou regressares à Universidade com as tuas finanças em dia? Gostaríamos de saber as tuas opiniões, não te esqueças de comentar os teus métodos de poupança a seguir. Até ao próximo artigo, boas poupanças!

    Simulação de pedido de Crédito Consolidado
    A carregar

    INTRODUÇÃO

    O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

     

    A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

     

    Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

     

    Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso website o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do website e-loan®  é importante para a Easyfinance, Lda.

    O uso do website e-loan® pressupõe a aceitação deste acordo de privacidade. Podemos alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado. 

     

    ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO

     

    A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

     

    ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

     

    Para obter qualquer esclarecimento relacionado com a presente Política de protecção de dados e Cookies, os titulares dos dados (Cliente) podem enviar uma carta ao cuidado de “Easyfinance – para a Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, ou através do seguinte endereço eletrónico: [email protected]

     

    Os clientes poderão, ainda, caso o pretendam apresentar reclamações ou pedidos de informação junto da Comissão Nacional de Protecção Dados, que é a autoridade de controlo nacional para efeitos do Regulamento Geral de Protecção de Dados e da lei nacional aplicável.

     

    TIPO DE DADOS TRATADOS

     

    Os dados pessoais recolhidos correspondem aos dados de identificação, de filiação, de morada, de crédito, profissionais, de património e financeiros (remunerações auferidas ou responsabilidades no sector financeiro) que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários.

     

    DADOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS

     

    Nos termos da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo o estabelecimento de uma qualquer relação de negócio, como por exemplo no decorrer da  relação comercial entre o cliente e a Easyfinance para efeitos de obrigações pré-contratuais e e formalização do processo de contratação de uma operação de crédito, estão condicionadas à recolha e tratamento dos seguintes dados de identificação e respetivos comprovativos: (i) nome completo; (ii) assinatura; (iii) data de nascimento; (iv) nacionalidade constante do documento de identificação; (v) tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; (vi) número de identificação fiscal ou, quando não disponha de número de identificação fiscal, o número equivalente emitido por autoridade estrangeira competente; (vii) profissão e entidade patronal, quando existam; (viii) endereço completo da residência permanente e, quando diverso, do domicílio fiscal; (ix) naturalidade; e (x) outras nacionalidades não constantes do documento de identificação. Por outro lado, a contratação de crédito pelos consumidores, ou seja por pessoas singulares que contratem com objetivos alheios à sua atividade comercial ou profissional, está sujeita, nos termos da lei (Decreto-Lei nº 133/2009 e Decreto –Lei nº 74-A/2017), à prévia avaliação, da solvabilidade do Cliente que solicita crédito. A avaliação da solvabilidade obriga, nos termos do Aviso nº 4/2017, a recolher e tratar, pelo menos, os seguintes dados pessoais dos Clientes: (i) idade e situação profissional do Cliente; (ii) rendimentos auferidos pelo Cliente; (iii) despesas regulares do Cliente; e (iv) cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente noutros contratos de crédito, junto das instituições de crédito.

     

    DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

     

    A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

     

    FINALIDADES DO TRATAMENTO

     

    Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

    (a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

    (b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

    (c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

    (d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;

    (e) Ações de recuperação de crédito ou a intervenção em processos de insolvência ou de qualquer outra natureza tendo em vista o exercício ou a defesa dos direitos dos credores ou prestador de serviços financeiros;

    (f)  Utilização de cookies para melhorar a navegação nos canais digitais e adequação ao dispositivo que é utilizado (computador ou equipamento móvel) pelo Cliente;

    (g) Personalização da informação dos Clientes/Utilizadores nos canais digitais;

    (h) Gestão de processos que tratam de reclamações;

    (i) Apresentação de propostas comerciais a Potenciais Clientes;

    (j) Tratamento e prestação de informação obrigatória e resposta a pedidos das entidades reguladoras (e.g. Banco Central Europeu e Banco de Portugal) no âmbito do cumprimento de obrigações legais em vigor, bem como em resposta a pedidos de autoridades públicas (e.g. Tribunais e Polícia)

     

    CANAIS DIGITAIS E UTILIZAÇÃO DE COOKIES

     

    Conforme já referido, o website e-loan®, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e seu funcionamento, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores.

     

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    O website e-loan®, utiliza diferentes tipos de cookies, conforme a seguir descrito:

    (i) Cookies essenciais – alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;

    (ii) Cookies de funcionalidade – os cookies de funcionalidade permitem relembrar as preferências do utilizador relativamente à navegação nos Websites, não necessitando, assim, de o reconfigurar e personalizar cada vez que o visita;

    (iii) Cookies analíticos – Estes cookies são utilizados para analisar a forma como os utilizadores usam os Websites, permitindo destacar artigos ou serviços que podem ser do interesse dos utilizadores, e monitorizar o desempenho dos sites, conhecendo quais as páginas mais populares, qual o método de ligação entre páginas que é mais eficaz ou para determinar a razão de algumas páginas estarem a receber mensagens de erro. Estes cookies são utilizados apenas para efeitos de criação e análise estatística, sem nunca recolher informação de carácter pessoal. Assim, o website e-loan®, pode fornecer uma experiência de elevada qualidade ao personalizar a sua oferta e, rapidamente, identificar e corrigir quaisquer problemas que surjam.

     

    Também quanto à validade existem dois tipos de cookies:

     

    (i) Cookies permanentes – são cookies que ficam armazenados nos dispositivos de acesso (computador, telemóvel, smartphone ou tablet), ao nível do navegador de internet (browser), e são usados sempre que o Cliente/Utilizador visita novamente o website e-loan®. Em geral, são usados para direcionar a navegação de acordo com os interesses do utilizador, permitindo prestar um serviço mais personalizado;

    (ii) Cookies de sessão – são cookies temporários, que são gerados e estão disponíveis até encerrar a sessão. Da próxima vez que o Cliente/Utilizador aceder ao seu navegador de internet (browser) os cookies já não estarão armazenados. A informação obtida permite gerir as sessões, identificar problemas e fornecer uma melhor experiência de navegação. Os Clientes/Utilizadores poderão desativar parte ou a totalidade dos cookies a qualquer momento. Devem, para tal, seguir as instruções apresentadas na página “Gerir o uso de cookies”. Ao desativar os cookies o website e-loan® poderá não funcionar corretamente.

     

    A Easyfinace poderá ainda utilizar cookies na abertura das newsletters/emails, para fins estatísticos, e que permitem saber se são abertas e verificar os cliques através de links ou anúncios dentro da newsletter. O Cliente/Utilizador tem sempre a possibilidade de desativar o envio das newsletters/correio eletrónico através da opção específica no rodapé das mesmas.

     

    DESTINATÁRIOS DOS DADOS

     

    A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

     

    Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

     

    Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

     

    A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

     

    PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

     

    O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

     

    Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

     

    Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

     

    DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

     

    Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

     

    (a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

    (b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

    (c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

    (d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

    (e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

    (f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

    (g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

    (h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

    Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

    Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

     

    SEGURANÇA DOS DADOS

     

    A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

     

    INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

    -Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

    -Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

    -CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

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