Partilhe este artigo nas redes sociais:
- Por e-loan Soluções Financeiras
- 5 Maio 2023
Prazo inicial apontado pelo Governo previa pagamento do reembolso 17 dias após a sua entrega
Os reembolsos do Imposto sobre o Rendimento de Pessoa Singular (IRS) estão a ser processados com atrasos, após várias queixas de que as declarações ficam retidas por mais tempo como “declaração certa”.
Muitos contribuintes já entregaram as suas declarações mas continuam retidas pela Autoridade Tributária
Isso significa que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) valida as declarações de renda enviadas pelos contribuintes, mas o dinheiro está a demorar mais tempo para ser depositado nas contas bancárias.
Pagamento de reembolso estava previsto para ser feito em 17 dias
Apesar do governo ter anunciado um prazo médio de 17 dias para reembolso do Imposto sobre o Rendimento de Pessoa Singular (IRS), muitos contribuintes não estão a receber o dinheiro neste período. Vários relatos indicam que, após a entrega da declaração, muitos contribuintes ficam presos na fase de “declaração certa” por um longo período, indicando que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) validou a declaração, mas não há mais atualizações sobre o processo.
Alguns contribuintes que entregaram as declarações no início ainda estão nessa fase de “declaração certa”, quase um mês depois. Espera-se que muitos reembolsos sejam feitos mais tarde do que no ano anterior, embora o Ministério das Finanças ainda não tenha comentado sobre os atrasos.
Até o momento, foram emitidas mais de 724 mil ordens de pagamento, totalizando cerca de 570 milhões de euros em reembolsos. No entanto, esses valores são ligeiramente menores do que os do ano passado, com uma diferença de 2,6% no final de abril.
Precisa de dinheiro extra para reorganizar as suas finanças? Saiba como o crédito consolidado pode ajudar
A receção do reembolso de IRS é um momento sempre aguardado pelos contribuintes com alguma ansiedade, uma vez que aproveitam esta ajuda extra para garantir alguma folga financeira. Se estiver à espera deste ajuste de contas com o Estado, mas ainda não recebeu este valor, existem soluções que o podem ajudar a poupar e melhorar a sua performance financeira, como nomeadamente o crédito consolidado.
Peça a sua análise de consolidação de créditos, e junte vários dos seus pagamentos em apenas:
- Uma só data.
- Num só banco.
Aproveite para aumentar a sua poupança mensal e melhore a sua vida financeira.
A e-loan Soluções Financeiras é uma intermediária de crédito registada no Banco de Portugal, especializada em crédito consolidado. Junte os seus créditos num só pagamento, com taxas competitivas e prazos flexíveis.
Soluções de Crédito
Crédito Consolidado
Junte todos os seus créditos num só, e reduza as mensalidades até 60%.
Crédito Pessoal
Obtenha o montante que precisa. O crédito mais fácil e rápido.
Transferência de Crédito Habitação
Poupe com a transferência do seu crédito habitação.
Crédito Habitação
Tenha acesso ao crédito habitação mais baixo do mercado.
Outros Simuladores
Categorias do Blog As Minhas Finanças
Aprenda a Poupar
Partilhe este artigo nas redes sociais:
artigos relacionados
Novos escalões do IRS: o que muda em 2024
Tags do artigo
Receba os melhores conteúdos de finanças.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.
Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.