Está na lista negra do Banco de Portugal? Veja neste artigo como pode retirar o nome da lista negra do Banco de Portugal.

Imprevistos podem comprometer muito a melhor fluidez da nossa gestão financeira, principalmente em momentos de crise. Na incapacidade de responder a certas necessidades, muitas pessoas vêm-se endividadas e recorrendo a créditos pessoais. Entretanto, quando mal planeadas, estas linhas de financiamento podem até colocar-lhe o nome na lista negra do Banco de Portugal e trazer-lhe alguns dissabores. Nestes casos, limpar o nome torna-se essencial para fazer uma gestão acertada das suas finanças pessoais. Para entender melhor como funciona esta “lista negra”, bem como sair de uma possível situação de incumprimento, elaborámos um artigo completo para ajudar-lhe a resolver esta situação.

Preparamos algumas dicas sobre como sair da "lista negra" do Banco de Portugal. Confira a seguir.

O que é a lista negra do Banco de Portugal?

A lista negra é, na verdade, uma base de dados, onde pode ser consultado o Mapa de Responsabilidade de Crédito do Banco de Portugal de qualquer cidadão. Nesta base de dados, ficam registados os créditos no Banco de Portugal, estejam os pagamentos em dia ou não.

Quando uma pessoa entra em incumprimento, esta situação fica assinalada no seu mapa de responsabilidades. E caso ela precise contratar algum empréstimo pessoal, ou mesmo um Crédito Consolidado para gerir melhor as suas finanças, ter o nome nesta lista negra pode impedi-la.

Passo a passo para sair da lista negra do Banco de Portugal

Está em alguma situação de incumprimento e deseja limpar o nome da lista negra? Após consultar o cadastro no Banco de Portugal, o passo mais importante é organizar-se para liquidar as dívidas que deram origem a este problema. Vamos então perceber como fazê-lo e, mais importante, como evitar cair na mesma situação outra vez.

Consulte o seu Mapa de Responsabilidades (CRC)

Ao obter o mapa de responsabilidade de crédito do Banco de Portugal, poderá consultar todos os seus créditos activos até à presente data. Estas são informações valiosas para os bancos, pois é partir daqui que se pode verificar o histórico do cliente, e se o mesmo encontra-se na lista negra.

Por ser um documento de extrema importância, todos os meses as instituições financeiras têm o dever de comunicar sobre a situação dos seus clientes ao Banco de Portugal, seja ela positiva ou negativa. Caso o cliente que se encontre em situação de incumprimento regularize a sua dívida num determinado mês, a sua situação passará então ao estado de regularizada.

Mas afinal, como sair da lista negra do Banco de Portugal? Veja algumas dicas para limpar o nome da lista.

Sair da lista negra do Banco de Portugal e limpar o nome exige planeamento, mas não é nada impossível a ser feito. É importante perceber que quanto mais rápido regularizar esta situação, mais rápido o seu nome sairá da lista.

O primeiro passo para ser retirado da lista é liquidar a dívida que gerou o status de incumprimento.

Ao liquidar o valor total do crédito em atraso, irá deixar de constar como devedor. Assim, a entidade perante a qual está em dívida passa a informação ao Banco de Portugal e este trata de actualizar a situação, deixando a sua ficha limpa de novo. Porém, por não serem efectuados de forma online, é importante ressaltar que a informação dos bancos para o BdP e vice-versa não acontece de forma imediata.

Retirar o nome da lista do Banco de Portugal - Regularização de dívidas

O atraso no pagamento de prestações de contratos de crédito pode ter consequências graves para si e para a sua família, levando o nome directamente para a lista negra do Banco de Portugal. Nestes casos, a regularização da dívida é o passo mais importante para se livrar desta situação.

Esta também é a maneira mais simples e “limpa” para que o seu nome deixe de estar mal referenciado no Banco de Portugal, visto que desde que efectua o pagamento da dívida, voltará a ficar com a ficha limpa de novo. Embora saibamos que não é tão simples regularizar uma situação de incumprimento, é preciso perceber que quanto mais rápido conseguir fazê-lo é melhor para si. Pois, caso estiver como pessoa não cumpridora registada na CRC, torna-se mais difícil contratar um novo crédito.

Se não posso liquidar a dívida, que outras alternativas estão disponíveis para limpar o nome no Banco de Portugal

Nos casos em que não é possível regularizar a dívida de imediato, há outras alternativas que pode tentar para limpar o nome na lista negra do Banco de Portugal. A renegociação de dívidas, por exemplo, é um caminho seguro para se tentar quando o pagamento total do crédito em atraso não seja possível.

Retirar o nome da lista do Banco de Portugal - Renegociação de dívidas

Para limpar o nome da lista negra do Banco de Portugal através da renegociação de dívidas, é necessário sempre acordar com a instituição credora um plano de pagamentos que lhe permita fazer face ao valor em dúvida. Se optar por esta via, os termos do acordo de pagamento podem ser alterados, existindo até mesmo a hipótese de colocação de novas garantias de pagamento (como a integração de um fiador).

Além de envolver a adopção de termos mais flexíveis para o pagamento, a renegociação de dívidas também fará com que o seu nome deixe de constar na lista negra do Banco de Portugal. É válido ressaltar que as situações de incumprimento reportadas no passado continuarão a constar dos registos relativos aos meses em que ocorreram. Entretanto, deixarão de figurar a partir da centralização correspondente ao mês em que foi efectuado o pagamento.

Numa situação de renegociação de créditos em incumprimento, como fica registada a alteração na Central de Responsabilidade de Crédito?

Quando houver um acordo formal de renegociação entre uma instituição credora e um cliente que está em situação de incumprimento, este deverá ser reclassificado como crédito renegociado. A partir dai, poderá então limpar o nome da lista negra do Banco de Portugal.

Quando a situação de endividamento for regularizada frente ao banco, o cliente poderá ter uma folga mais reduzida para pedir um novo empréstimo, ou mesmo renegociar novamente as dívidas. Mas, para quem deseja ir mais além e começar a planear melhor a sua vida financeira, a Consolidação de Créditos pode ser uma óptima solução para gerar um novo “fôlego” económico e reduzir as prestações mensais.

Retirar o nome da lista do Banco de Portugal - Pedir insolvência

Outra solução possível para quem deseja limpar o nome da lista negra do Banco de Portugal é o pedido de insolvência pessoal. No entanto, esta é a opção menos aconselhável, pois a pessoa passará  a constar na base de dados de risco de crédito do Banco de Portugal, e durante um período de 5 anos, o Registo Civil passa a ter essa informação.

Por essas desvantagens e complexidades, o pedido de insolvência é considerado como um último recurso, já que envolve a criação de um plano de pagamento num período determinado pelo banco. Mesmo que o objectivo seja limpar o nome, o ideal é evitar essa opção a todo custo, pois poderá ter consequências na sua estabilidade financeira por vários anos.

Pode acontecer que o meu nome vá parar à lista negra do Banco de Portugal incorrectamente?

Apesar de raros, podem ocorrer situações de erro, onde o nome de uma pessoa seja colocado na lista negra do Banco de Portugal incorrectamente. Se por algum motivo verificar que o seu nome consta indevidamente na lista e tiver a certeza de que não tem nenhum crédito em incumprimento, pode ter havido um engano de relatório do banco.

Como verificar se houve erros de report para a lista de incumprimentos do Banco de Portugal em meu nome?

Para verificar se houve algum erro no envio do seu nome para a lista negra do Banco de Portugal, é essencial consultar sempre o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito. Por meio dele, é possível que aceda a todos os créditos actuais e possíveis situações de incumprimento.

Ao consultar o cadastro no Banco de Portugal, poderá ainda visualizar todos os seus créditos em todos os bancos. Numa possível situação de envio incorrecto do nome para a lista negra, deverá contactar o Banco para que o possam tirar da lista e limpar o nome, pois se trata de um erro da instituição que fez o relatório.

Lista utilizadores de risco do Banco de Portugal

Além da lista negra do Banco de Portugal, existe ainda uma Lista de Utilizadores de Risco, onde constam os nomes de todos os contribuintes que usaram cheques de forma indevida. Ou seja, com a data de validade vencida ou mesmo sem cobertura.

Se receber alguma notificação de que tenha usado um cheque indevidamente, é preciso regularizar a situação num prazo de 30 dias para evitar entrar nesta Lista de Utilizadores. Caso não regularize a situação, o nome passará a figurar na lista, ficando depois impedido de utilizar cheques pelo período de 2 anos.

Consultar a lista de utilizadores de risco do Banco de Portugal

É possível aceder a Lista de Utilizadores de Risco de forma online, através do portal do Banco de Portugal, sendo necessário fazer autenticação com o Cartão de Cidadão. Também é possível solicitá-la junto ao banco no qual se tem uma conta, visto que o Banco de Portugal comunica a Lista de Utilizadores de Risco a todos os bancos.

e-loan-solucoes-financeiras-lista-negra-banco-portugal-crc

Lista negra do Banco de Portugal e novos créditos

Entrar numa situação de incumprimento é algo complicado, mas totalmente comum devido aos vários imprevistos a qual estamos expostos diariamente. Seja pelas oscilações da economia mundial perante a crise, ou mesmo por uma má gestão financeira, o endividamento é uma realidade pela qual todos estamos sujeitos a passar. No entanto, essa situação pode significar entrar para a lista negra do Banco de Portugal. E, isso pode ocasionar alguns entraves, especialmente para quem está à procura de um novo crédito no mercado financeiro.

Posso obter novos créditos quando o meu nome está na lista negra do Banco de Portugal?

Para obter novos créditos é essencial limpar o nome da lista negra do Banco de Portugal. Isso porque, ter o nome incluído nesta lista significa estar em situações de incumprimentos, fazendo que o seu pedido não seja aprovado.

Nestes casos, a única forma de resolução é a regularização através do pagamento das dívidas bancárias. A partir daí poderá então pensar em novas formas de gerir a sua situação económica de forma eficiente, como através do Crédito Consolidado, que lhe permite reduzir as suas prestações mensais em até 60% ao mês.

Que outras opções há para regularizar a minha situação financeira?

O melhor é cumprir sempre com o plano de pagamentos acordado e consultar com alguma regularidade o seu mapa de responsabilidades no Banco de Portugal. Porém, mesmo quando a situação parece estar fora do nosso controlo, nem tudo está perdido.

Quem está prestes a entrar numa possível situação de incumprimento, pode ainda optar pelo Crédito Consolidado como alternativa para trazer “calma” à vida económica. Porém, é preciso estar regular com a CRC para escolher essa opção, já que não é possível aceder a uma consolidação quando o nome se encontra na lista negra do Banco de Portugal.

Consolidar créditos pode ser uma alternativa para organizar a vida financeira

Através da consolidação de créditos é possível combater o sobre-endividamento, aumentando o prazo de pagamento e reduzindo o valor das prestações mensais. Quando bem aplicada, esta operação pode resultar numa folga financeira e permitir, inclusive, uma poupança mensal.

Outra grande vantagem do Crédito Consolidado é a simplificação da sua gestão de pagamentos, pois passará a fazer apenas um pagamento mensal para uma única entidade credora. Dessa forma é possível juntar créditos e eliminar as várias prestações que são pagas em diferentes datas, evitando atrasos e consequentemente, ter o nome da lista negra do Banco de Portugal por algum incumprimento.

Posso consolidar créditos estando com o nome na lista negra do Banco de Portugal?

Infelizmente não, antes é preciso limpar o nome e regularizar a situação de incumprimento frente ao Banco de Portugal. Nestes casos, é essencial liquidar ou renegociar a dívida para solicitar uma consolidação de crédito, pois um dos requisitos principais para contratá-la é estar em dia com quaisquer entidades credoras.

Perguntas Frequentes sobre a lista negra do Banco de Portugal e a Consolidação de Créditos

Por que é importante limpar o nome da lista negra do Banco de Portugal antes de consolidar créditos?

Assim como em qualquer outro empréstimo financeiro, no acto do pedido de consolidação de crédito ocorre uma avaliação do perfil do solicitante. Caso o mesmo se encontre em incumprimento e com o nome na lista negra do Banco de Portugal, o pedido não será aprovado.

 A situação de incumprimentos impede a realização do Crédito Consolidado?

Devido a alguns imprevistos financeiros, algumas pessoas podem deixar de pagar pequenas dívidas, o que já pode ser suficiente para impossibilitar o seu pedido de crédito pessoal. Isso porque, qualquer situação de incumprimento pode ser encarada como um perfil de risco, fazendo com que seja inviável optar pelo Crédito Consolidado naquele momento.

No entanto, após liquidar as suas dívidas, não há mais nada que impeça o solicitante de consolidar os seus créditos. Por isso é de extrema importância estar sempre em dia com as suas obrigações financeiras, mantendo regularizada a situação frente ao Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal.

Onde posso pedir uma análise de Consolidação de Créditos?

O Crédito Consolidado é uma óptima opção para ajudar na reorganização da vida financeira, por isso é necessário contar sempre com a ajuda de especialistas neste assunto tão importante. A primeira coisa a ser feita é contractar uma entidade segura para fazer esta operação.

Aqui na e-loan Soluções Financeiras, encontramos a melhor opção para quem deseja consolidar créditos num único, protegendo os seus interesses e assegurando as melhores condições para o seu caso. Estamos há 14 anos no mercado financeiro de Portugal, ajudando diversas famílias a organizar as suas finanças e poupanças mensais de forma rápida, segura e sem complicações.

Como pedir uma análise de Consolidação de Créditos?

O passo a passo para solicitar uma consolidação de créditos é muito simples, mas como citamos anteriormente, é necessário primeiro limpar o nome da lista negra do Banco de Portugal para começar. Após a conclusão desta etapa primordial, é preciso:

  1. Fazer uma simulação para consolidar os meus créditos: preencha todos os dados (valor, prazo e características do crédito consolidado) no nosso simulador de crédito. Em seguida, submeta o seu pedido de contacto.
  2. Providencie os documentos necessários para a próxima etapa: cópia do Cartão de Cidadão, cópia dos 3 últimos recibos de vencimento – comprovativo de pensão, cópia da última declaração de IRS e o Mapa de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal.
  3. Aguarde o contacto da nossa equipa de especialistas: assim que submeter o seu pedido, receberá um e-mail com a confirmação dos dados que preencheu. Aguarde a resposta da nossa equipa sobre o seu Crédito Consolidado (dias úteis, de 2.ª a 6.ª entre as 9:00 e as 19:00 horas, excluindo fins de semana e feriados).

Já que ao longo deste artigo, pode perceber como é complicado passar por uma situação de incumprimento e limpar o nome da lista negra do Banco de Portugal, que tal começar a planear já a sua vida financeira através do Crédito Consolidado? Faça uma simulação connosco e comece hoje mesmo a obter a sua liberdade financeira através da consolidação!

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestões de Poupança

Subscreva no blog
“As Minhas Finanças”

Receba periodicamente dicas de poupança e sugestões de investimentos no seu e-mail

Artigos Relacionados

sobreviver incumprimento moratorias
O fim das moratórias pode ser um momento de pressão para algumas famílias. É hora de avaliar alternativas para evitar...

Dicas para sobreviver a um cenário de incumprimento no fim das moratórias de crédito habitação

acabar espiral dividas
Veja como identificar se está numa espiral de dívidas. Aprenda a acabar de vez com as dívidas e reorganizar as...

Espiral de dívidas: saiba como evitar o acúmulo de dívidas com um crédito consolidado

dicas perda controlo dividas
Conheça 8 sinais de um possível descontrolo das dívidas e saiba como poderá reencontrar o equilíbrio das suas finanças.

8 sinais de estar a perder o controlo das suas dívidas

incumprimento-bancario
Veja nesse artigo se uma situação de incumprimento bancário poderá ser um entrave para a aprovação de um crédito consolidado.

O que é incumprimento bancário?

Tags do Artigo

0 Comments
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

O blog “As Minhas Finanças” rege-se de acordo com a antiga ortografia da língua portuguesa.

Subscreva a nossa newsletter

e-loan® Soluções Financeiras.
Intermediário de crédito vinculado, especializado em Crédito Consolidado, Crédito Pessoal e Crédito Habitação.
A e-loan é um website propriedade da easyfinance, lda NIPC: 510606172.

morada/contactos

morada/contactos

Rua Armando Cortez, nº 1 – 5º B.
Código Postal: 2770-233.
Paço de Arcos, Portugal.

Subscreva a nossa newsletter

Easyfinance, lda, sociedade comercial de serviços de consultoria e intermediação de crédito na categoria de vinculado. Seguro de responsabilidade civil para a atividade de crédito hipotecário (apólice n.º: 2510922) e para a atividade de crédito ao consumo (apólice n.º: 2509866), seguradora HISCOX Insurance Company Limited. Registada no Banco de Portugal com o número: 0001398
e-loan Soluções Financeiras © 2021. Todos os Direitos Reservados.
e-loan Soluções Financeiras ©2021.
Todos os Direitos Reservados.
Scroll to Top

Soluções de crédito

Aceda a seguir à solução de Crédito ideal para si.

Crédito Consolidado e-loan

Pague os seus créditos e reduza os juros. Junte as suas dívidas com mensalidades até 60% mais baixas.​

Crédito Pessoal e-loan

Feito à sua medida, obtenha o montante para realizar novos projectos. O crédito mais econômico e rápido.

Crédito Habitação e-loan

Tenha acesso ao crédito habitação com spread mais baixo e com as melhores condições do mercado.

o que deseja buscar PROCURAR?

Search
Generic filters
Filtrar por tipo de conteúdo
Artigos
Soluções
Simuladores
Filtrar por Categoria
Selecionar todos
Cartões de Crédito
Crédito ao Consumo
Crédito Consolidado
Crédito Habitação
Crédito Pessoal
Créditos
Diversidades
Finanças
Incidentes Bancários
Institucional
Investimento
IRS
Poupança
Tecnologia
Trabalho

Procurar por: crédito consolidadocrédito pessoalcrédito habitação