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taxa esforco creditos

O que é a taxa de esforço?

13/04/2021

Taxa de esforço e como pode impactar na aprovação de um crédito?

Precisa de fazer um empréstimo ao banco, mas não sabe ao certo quais são os parâmetros que serão avaliados? Ouviu falar da taxa de esforço, mas não sabe ao certo o que é?

Não se preocupe, ao longo deste post explicaremos em detalhe alguns dos aspectos que precisa de saber sobre a taxa de esforço. Aprenda já o que é a taxa de esforço e veja alguns exemplos de como esta poderá ser aplicada Boas leituras.

A taxa de esforço pode ser um parâmetro decisivo para a negociação de condições vantajosas aquando o pedido de um empréstimo

A taxa de esforço é um dos critérios mais relevantes que será tido em conta aquando à aprovação de um crédito por parte de um banco. Afinal, o que é a taxa de esforço?

Qual é o significado da variável taxa de esforço?

Corresponde à parcela de rendimento familiar mensal destinada ao pagamento das obrigações do agregado familiar.

Que tipos de despesas estão incluídas na taxa de esforço?

Quando estiver a calcular a sua taxa de esforço poderá ter em consideração as seguintes despesas:

  • Prestações de crédito automóvel.
  • Prestações de crédito de cartões de crédito.
  • Prestações de crédito pessoal.
  • Outras despesas fixas, como a renda.

Contudo, é importante salientar-se que mensalidades gastas com água, luz ou gás não entram no cálculo da taxa de esforço.

Qual é a taxa de esforço adequada para que um banco me dê luz verde para um empréstimo?

Por norma, os bancos ou as instituições financeiras, onde efetuar um pedido de crédito poderão dar-lhe luz verde para um empréstimo se a sua taxa de esforço for baixa. Ou seja, esta medida delineará a sua capacidade em fazer face às suas despesas mensais.

No entanto, este é apenas um dos critérios a ter consideração quando estiver a efetuar um pedido de empréstimo, outros que podem ser apresentados reportam-se, por exemplo:

  • Está na lista negra do Banco de Portugal: um dos primeiros registos que será verificado, aquando um pedido de empréstimo estará em perceber se o credor se encontra ou não na lista negra do banco. Para isso, ser-lhe-á pedido o seu mapa de Responsabilidades do BP.
  • Está prestes em entrar em situação de incumprimento: se estiver com uma elevada dificuldade em pagar os seus rendimentos mensais, este poderá ser outros dos critérios para um banco lhe rejeitar um pedido de empréstimo.
  • Está desempregado: atualmente observou os seus rendimentos diminuírem drasticamente com a entrada em situação de desemprego. Não se iluda, este poderá ser outro dos critérios para o banco rejeitar-lhe o seu pedido de empréstimo.

Dai a importância da redução da sua taxa de esforço que o poderá ajudar a resolver grande parte dos problemas acima mencionados, mas também dar-lhe-á algum espaço financeiro para sobretudo, evitar entrar em situação de incumprimento.

O que significa uma taxa de esforço elevada?

Uma taxa de esforço elevada significa que actualmente, apresenta diferentes mensalidades de vários créditos. Este critério poderá vir a ser um impedimento para ver um pedido de crédito aprovado, como, por exemplo, de um crédito habitação.

Assim, se os bancos considerarem que a taxa de esforço está muito elevada e compromete o rendimento do agregado familiar, poderão ver algum risco no pagamento das prestações do empréstimo, nos prazos acordados. Isso poderia levar a uma recusa de um eventual pedido de crédito, por força do perfil financeiro do solicitante.

Como calcular a minha taxa de esforço?

É importante ter conhecimento  de como poderá calcular a sua Taxa de Esforço (TE) antes de pedir um crédito. A fórmula da TE:

Taxa de esforço = (valor das mensalidades e despesas fixas/rendimento líquido total do agregado familiar) x 100

Créditos/PagamentosMensalidadesMontante em dívida
Crédito Pessoal280 €
5.500 €
Crédito Automóvel270 €
11.000 €
Cartão de Crédito260 €3.500 €
Renda400 €
Total1.210 €
20.000 €

Ao aplicar a fórmula da taxa de esforço, o resultado é o seguinte:

TE = 1.210€/ 2.300€ x 100= 52,60%.

Ou seja, a taxa de esforço do agregado familiar é igual a 52, 60%

Exemplo de Cálculo da taxa de esforço

Imaginemos agora uma nova situação. Considere, por exemplo, que o mesmo agregado familiar,  tem uma mensalidade de crédito habitação igual a 700€, mantendo as restantes despesas fixas como a seguir indicado:

Créditos/PagamentosMensalidadesMontante em dívida
Crédito Pessoal280 €
5.500 €
Crédito Automóvel270 €
11.000 €
Cartão de Crédito260 €3.500 €
Crédito Habitação700€
Total1.510 €
20.000 €

Perceba que neste caso os compromissos mensais somam 1510€. Aplicando novamente a fórmula da taxa de esforço, resulta o seguinte cálculo:

TE = 1.510€/2.300€ x 100 = 65,65%.

Com este novo cenário, salienta-se uma taxa de esforço ainda mais elevada que a anterior. Ou seja, isto significa que, no caso de um pedido de empréstimo isto poderá ser considerado como um risco demasiado elevado para os bancos.

Assim, a taxa de esforço encontra-se diretamente ligada às entradas e saídas de dinheiro do agregado familiar ao longo do período de um mês. Se quiser uma ajuda extra para calcular todas as suas despesas mensais, poderá descarregar gratuitamente a Folha de Cálculo que a e-loan preparou para si.

Simulador de Taxa de Esforço

A e-loan criou um simulador de taxa de esforço para o ajudar a saber exatamente como está o estado da saúde financeira. O simulador de taxa de esforço da e-loan indicará como deve proceder em cada uma das possíveis respostas que irá receber, conforme o resultado.

Ao informar corretamente, qual a quantidade de créditos que possui e datas de vencimentos, receberá orientações do sistema para saber como reagir em cada caso.

Como baixar a minha taxa de esforço?

Existem várias formas que poderão ajudar a reestruturar as suas finanças, permitindo deste modo uma melhor reorganização da sua vida financeira e ainda algum fôlego financeiro para poupança que por conseguinte,  o ajudará a baixa significativamente a sua taxa de esforço. Uma dessas formas poderá passar pela adesão ao crédito consolidado.

Gostava de aprender a reduzir a sua taxa de esforço? Uma das soluções poderá passar pela adesão ao crédito consolidado. Com o crédito consolidado poderá reduzir as suas prestações mensais até 60% ficando ainda a pagar as suas prestações mensais em apenas:

  • Um banco: fique a apagar em apenas um banco.
  • Uma mensalidade: junte todas as suas prestações mensais em apenas uma mensalidade.
  • Uma data: escolha a melhor data para efetuar o pagamento das suas prestações mensais.

Com a ajuda do crédito consolidado estará a juntar algumas das suas prestações mensais em apenas uma, o que levará a uma redução significativa da sua prestação mensal, que consequentemente terá um impacto significativo na sua taxa de esforço.

Conheça o Simulador de Taxa de Esforço da e-loan Soluções Financeiras – uma ferramenta prática e simples para ajudar a descobrir o estado da sua saúde financeira e ver quanto paga todos os meses nos créditos que tem a decorrer.

Taxa de Esforço com o Crédito Consolidado

Considere novamente a situação do agregado familiar:

Créditos/PagamentosMensalidadesMontante em dívida
Crédito Pessoal280 €
5.500 €
Crédito Automóvel270 €
11.000 €
Cartão de Crédito260 €3.500 €
Crédito Habitação400€
Total1.210 €
20.000 €

A soma dos três créditos corresponde a:

280€  (Crédito Pessoal) + 270€ (Crédito Automóvel) + 260€ (Cartão de Crédito) = 810€

Ou seja, o agregado familiar tem uma despesa mensal correspondente a 810€ e apenas com os créditos. Suponha que restam 36 meses a pagar 20.000€ do montante de dívida.

Numa consolidação de 84 meses, com TAEG média de 10.8% passaria a pagar uma mensalidade de cerca de 306,00€. Nesta nova condição, a mensalidade de crédito consolidado somada à prestação do crédito habitação, gera uma taxa de esforço menor. Confira:

306€ (Consolidado) + 700,00€ (Habitação) = 1.006,00€

O novo cálculo da taxa de esforço fica:

TE = 1,006,00€/ 2300€ x 100€ = 43,4%.

Neste novo quadro, a taxa de esforço passaria de 65,65% para 43,4%. Portanto, um valor que poderia viabilizar a aprovação do crédito habitação.

O crédito consolidado, além de permitir gerar mais liquidez ao final do mês, ajudará a reduzir o valor das despesas com prestações, já que o valor final passará dos 810€ para os 306,00€.

Uma situação que permitirá ao agregado familiar gerar poupança para renovar economias e até alavancar novos projetos de vida.

O que deverá ter em conta antes de contratar um crédito consolidado?

O Crédito Consolidado pode ser uma excelente forma de financiamento que o ajudará muito na organização da sua vida financeira. Antes de envergar por uma solução deste tipo deverá ter em conta todos os riscos e situações que uma situação destas poderá gerar.

Hoje, são de facto muitas as instituições com promessas surpreendentes que devem ser cuidadosamente verificadas. Proteja-se e assegure que escolheu a entendida que apresenta como principal objectivo proteger os seus interesses.

consolidacao credito consolidado
Redução da Taxa de Esforço nos Créditos • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

Já conhece a e-loan?

A e-loan Soluções Financeiras está no mercado português há mais de 15 anos e ao longo desse tempo, já ajudou a milhares de portugueses a organizarem as suas Finanças.

Precisa de ajuda? Conte com a nossa equipa de especialistas em Crédito Consolidado. Garantimos a resposta mais rápida do mercado (dias úteis, de 2ª a 6ª entre as 9:00 e as 19:00 horas, excluindo fins de semana e feriados). Faça já uma simulação.

Conheça a solução de Crédito Consolidado e-loan

Para fazer uma simulação de crédito consolidado só terá de seguir as etapas indicadas:

  • Complete todos os seus dados no simulador de crédito.
  • Mande-nos os documentos necessários para avaliarmos o seu processo.

Por fim, aguarde o contacto da nossa equipa de especialistas em consolidação de crédito. Garantimos a resposta mais rápida do mercado.

Esperamos que o artigo sobre o que é taxa de esforço, o tenha ajudado a perceber a importância deste parâmetro nos créditos. Se ficou com dúvidas, poderá deixar ficar aqui o seu comentário. Conte com a e-loan Soluções Financeiras para o ajudar a esclarecer algumas das suas principais dúvidas sobre Finanças.

Simulação de pedido de Crédito Consolidado
A carregar

INTRODUÇÃO

O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

 

A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

 

Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

 

Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso website o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do website e-loan®  é importante para a Easyfinance, Lda.

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ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO

 

A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

 

ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

 

Para obter qualquer esclarecimento relacionado com a presente Política de protecção de dados e Cookies, os titulares dos dados (Cliente) podem enviar uma carta ao cuidado de “Easyfinance – para a Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, ou através do seguinte endereço eletrónico: [email protected]

 

Os clientes poderão, ainda, caso o pretendam apresentar reclamações ou pedidos de informação junto da Comissão Nacional de Protecção Dados, que é a autoridade de controlo nacional para efeitos do Regulamento Geral de Protecção de Dados e da lei nacional aplicável.

 

TIPO DE DADOS TRATADOS

 

Os dados pessoais recolhidos correspondem aos dados de identificação, de filiação, de morada, de crédito, profissionais, de património e financeiros (remunerações auferidas ou responsabilidades no sector financeiro) que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários.

 

DADOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS

 

Nos termos da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo o estabelecimento de uma qualquer relação de negócio, como por exemplo no decorrer da  relação comercial entre o cliente e a Easyfinance para efeitos de obrigações pré-contratuais e e formalização do processo de contratação de uma operação de crédito, estão condicionadas à recolha e tratamento dos seguintes dados de identificação e respetivos comprovativos: (i) nome completo; (ii) assinatura; (iii) data de nascimento; (iv) nacionalidade constante do documento de identificação; (v) tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; (vi) número de identificação fiscal ou, quando não disponha de número de identificação fiscal, o número equivalente emitido por autoridade estrangeira competente; (vii) profissão e entidade patronal, quando existam; (viii) endereço completo da residência permanente e, quando diverso, do domicílio fiscal; (ix) naturalidade; e (x) outras nacionalidades não constantes do documento de identificação. Por outro lado, a contratação de crédito pelos consumidores, ou seja por pessoas singulares que contratem com objetivos alheios à sua atividade comercial ou profissional, está sujeita, nos termos da lei (Decreto-Lei nº 133/2009 e Decreto –Lei nº 74-A/2017), à prévia avaliação, da solvabilidade do Cliente que solicita crédito. A avaliação da solvabilidade obriga, nos termos do Aviso nº 4/2017, a recolher e tratar, pelo menos, os seguintes dados pessoais dos Clientes: (i) idade e situação profissional do Cliente; (ii) rendimentos auferidos pelo Cliente; (iii) despesas regulares do Cliente; e (iv) cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente noutros contratos de crédito, junto das instituições de crédito.

 

DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

 

A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

 

FINALIDADES DO TRATAMENTO

 

Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

(a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

(b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

(c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

(d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;

(e) Ações de recuperação de crédito ou a intervenção em processos de insolvência ou de qualquer outra natureza tendo em vista o exercício ou a defesa dos direitos dos credores ou prestador de serviços financeiros;

(f)  Utilização de cookies para melhorar a navegação nos canais digitais e adequação ao dispositivo que é utilizado (computador ou equipamento móvel) pelo Cliente;

(g) Personalização da informação dos Clientes/Utilizadores nos canais digitais;

(h) Gestão de processos que tratam de reclamações;

(i) Apresentação de propostas comerciais a Potenciais Clientes;

(j) Tratamento e prestação de informação obrigatória e resposta a pedidos das entidades reguladoras (e.g. Banco Central Europeu e Banco de Portugal) no âmbito do cumprimento de obrigações legais em vigor, bem como em resposta a pedidos de autoridades públicas (e.g. Tribunais e Polícia)

 

CANAIS DIGITAIS E UTILIZAÇÃO DE COOKIES

 

Conforme já referido, o website e-loan®, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e seu funcionamento, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores.

 

O website e-loan® utiliza cookies, entendendo-se como tal pequenos ficheiros de texto com informação relevante que o dispositivo de acesso (computador, telemóvel/smartphone ou tablet) carrega, através do navegador de internet (browser), quando o Cliente/Utilizador visita o website.

 

Os Cookies que utiliza permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos seus Clientes/Utilizadores, aumentando, por um lado, a rapidez e eficiência de resposta e, por outro, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações. A colocação de cookies não só ajuda o Website a reconhecer o dispositivo do Cliente/Utilizador na próxima vez que este o visita, mas também será imprescindível para o funcionamento do mesmo. Os cookies usados não recolhem informações pessoais que permitam identificar o Cliente/Utilizador, guardando apenas informações genéricas, designadamente a forma ou local/país de acesso do Cliente/Utilizador e o modo como usam os Websites, entre outros. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as preferências dos Clientes/Utilizadores. O Cliente/Utilizador pode, a qualquer momento e através do seu navegador de internet (browser), decidir ser notificado sobre a receção de cookies, bem como bloquear a respetiva entrada no seu sistema. Alerta-se para o facto da recusa de uso de cookies poderá resultar no website e-loan® não funcionar corretamente.

 

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(i) Cookies essenciais – alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;

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A Easyfinace poderá ainda utilizar cookies na abertura das newsletters/emails, para fins estatísticos, e que permitem saber se são abertas e verificar os cliques através de links ou anúncios dentro da newsletter. O Cliente/Utilizador tem sempre a possibilidade de desativar o envio das newsletters/correio eletrónico através da opção específica no rodapé das mesmas.

 

DESTINATÁRIOS DOS DADOS

 

A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

 

Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

 

Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

 

A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

 

PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

 

O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

 

Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

 

Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

 

DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

 

Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

 

(a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

(b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

(c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

(d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

(e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

(f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

(g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

(h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

 

SEGURANÇA DOS DADOS

 

A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

 

INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

-Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

-Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

-CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

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