e-loan Soluções Financeiras

eloan-solucoes-financeiras-regra-50-15-35

Já conhece a regra dos 50-15-35?

24/10/2017

Como fazer as suas despesas mensais caberem dentro do orçamento mensal?

Esta é a grande dúvida de muitas pessoas que querem controlar melhor as suas finanças, e não é mesmo uma tarefa fácil, já que as necessidades e tentações de consumo estão por todo o lado. Para resolver este problema, crie metas para o orçamento mensal. Assim, terá uma maior clareza de quanto pode gastar em cada despesa para conseguir atingir os seus dois primeiros objectivos financeiros: Parar de fechar o mês no vermelho, ou seja, recorrer a crédito no final do mês e começar a poupar dinheiro.

A boa notícia é que a regra dos 50-15-35 funciona de forma muito simples.

A partir de agora, na hora de destinar o orçamento para as suas despesas mensais, passará a considerar três grandes grupos:

50% do orçamento mensal para gastos essenciais

Os gastos essenciais englobam todas as despesas necessárias para se manter no dia-a-dia. Poderá incluir despesas como a residência, a educação, a saúde, o transporte e a alimentação. Entram nesta categoria gastos como: renda da casa ou prestação do crédito habitação, conta de luz, gás, telefone, escola, passes de transportes públicos, gasolina, aulas de inglês, médicos, remédios, terapia e supermercado.

15% do orçamento mensal para prioridades financeiras

Há duas possibilidades para as suas prioridades financeiras, dependendo da sua situação financeira:

1. Se está endividado: A sua prioridade financeira será pagar as suas dívidas. Lembre-se que independentemente da gravidade da sua situação financeira, talvez seja necessário comprometer mais do que 15% da renda para resolvê-la. Nesse caso, terá que compensar cortando gastos nos dois demais grupos: estilo de vida (falaremos dele em seguida) e gastos essenciais (apesar de haver menor margem de corte, sempre é possível economizar na conta de telemóvel e do supermercado).

2. Se não está endividado: A sua prioridade financeira será poupar parte do seu salário para conquistar os seus objectivos de médio e longo prazo. Esta reserva de dinheiro trará segurança e tranquilidade à sua vida para que possa focar a sua energia no mais importante – a sua vida familiar.

Guarde 15% do seu rendimento mensal, o seu primeiro objectivo financeiro deve ser construir uma reserva de emergência de três a seis salários, para que se possa proteger dos momentos de incerteza da vida e não tenha que recorrer ao crédito cada vez que se deparar com um gasto inesperado.

35% do orçamento mensal para manter o seu estilo de vida

Com os gastos essenciais em ordem e as prioridades financeiras garantidas, está livre para usar o dinheiro com o que tem mais prazer. As despesas relacionadas com o seu estilo de vida são todas aquelas que são não essenciais, ou seja, podem ser cortadas em um momento de aperto. No entanto são importantes para que se divirta e aproveite a vida: refeições fora de casa, ginásio, cabeleireiro, viagens, televisão por cabo, são exemplos.

O grande segredo é entender que as despesas relacionadas com o estilo de vida devem vir depois de já ter cuidado dos seus gastos essenciais e das suas prioridades financeiras. Nessa situação, está livre para gastar sem culpa nenhuma.

Agora que já conhece a regra dos 50-15-35, faça as suas contas e confirme se a gestão financeira da sua família está estruturada desta forma.

Caso não obedeça, tente implementar alguns ajustes que permitam aproximar-se da regra dos 50-15-35. Se não conseguir, analise de forma mais detalhada onde está o problema e avalie como o pode resolver. Recorrer a crédito no final do mês até chegar o próximo ordenado não é uma solução de longo prazo.

No caso das suas responsabilidades de crédito dificultarem a implementação desta regra saiba que há formas de conseguir aumentar o prazo de pagamento ao mesmo tempo que baixam a taxa de juro paga. A consolidação de créditos (que consiste em juntar os seus créditos, alargando o prazo de pagamento e diminuindo a taxa de juro), pode ser uma solução para o seu problema.

Faça a sua simulação agora e conheça o Crédito Consolidado e-loan® .

Partilhe este artigo nas redes sociais:

Artigos Relacionados

LER ARTIGO
pagar ou receber reembolso irs
Saiba quanto irá receber de reembolso de IRS ou o montante que terá que pagar com a ajuda da última...

Como saber se vai pagar ou receber reembolso de IRS em 2024?

LER ARTIGO
emprestimo fazer obras
Conheça as diferentes formas de financiamento que existem para fazer obras. Entenda como o crédito consolidado pode ajudar a melhorar...

Obtenha um empréstimo para fazer obras.

LER ARTIGO
simular salario liquido 2024
Quer saber qual será o seu salário líquido em 2024, após retenção na fonte? Use o nosso simulador gratuito e...

Simulador Salário Líquido 2024

LER ARTIGO
como gerir financas em casal
Sugestões úteis para alcançar os objetivos financeiros com o seu parceiro em 2024.

Guia completo para gerir as finanças em casal em 2024

Tags do Artigo

Receba os melhores conteúdos de finanças.

Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

Receba os melhores conteúdos de finanças.

Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

Scroll to Top
o que deseja PROCURAR?
Filtrar por Categoria
Selecionar todos
Cartões de Crédito
Crédito ao Consumo
Crédito Consolidado
Crédito Habitação
Crédito Pessoal
Créditos
Diversidades
Finanças
Incidentes Bancários
Institucional
Investimento
IRS
Poupança
Simuladores
Tecnologia
Trabalho

Procurar por: crédito consolidadocrédito pessoalcrédito habitaçãoirsincumprimento bancáriocartão de créditoguia