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Guia das Finanças 2022 – Como organizar a vida financeira em 2022?

10/12/2021

O novo ano está prestes a chegar. Até lá, é importante começar um planeamento para melhorar a performance financeira

Para ter as finanças sob controlo em 2022, nada melhor do que encontrar soluções e dicas que permitam manter uma boa saúde financeira. Por isso, preparamos o Guia das Finanças 2022. Neste artigo irá encontrar várias dicas para melhorar a sua saúde financeira em 2022. Veja como começar a poupar em 2022, aumentar as suas economias, melhorar o perfil financeiro e até conseguir dinheiro extra para novos sonhos ou projetos. Tudo isso, sem perder o controlo dos créditos e das dívidas.

Dicas para planear as finanças em 2022 e melhorar a saúde financeira

Do que está à espera para melhorar a gestão do seu orçamento em 2022? Aproveite o nosso Guia das Finanças 2022 e entre no ano novo com as finanças em dia.

Guia das Finanças 2022 - Dicas para organizar as finanças e manter a saúde financeira

Começar um novo ano é sempre um momento especial para todos. As prospetivas de um futuro melhor implicam uma vida financeira mais organizada e com mais dinheiro no bolso, seja para fazer face a todas as despesas da vida, seja para avançar com algumas das realizações mais sonhadas. Para o ajudar nesta nova etapa, preparamos um guia com dicas para entrar em 2022 com a saúde financeira em dia, e sobretudo, manter as contas organizadas ao longo do ano.

Para conhecer as dicas para organizar as finanças, pode usar o sumário abaixo para navegar para um tópico específico. Se preferir, leia todo o guia financeiro e aproveite ao máximo todo o conhecimento disponível para turbinar as finanças.

Sumário

    O Guia das Finanças e-loan Soluções Financeiras está repleto de boas dicas para ter uma vida financeira saudável. Vamos em frente!

    10 dicas para melhorar a gestão financeira em 2022

    Preparamos 10 dicas para as Finanças 2022. As dicas incluem:

    • Controlar as despesas.
    • Aprender mais sobre finanças.
    • Conhecer e reconhecer o salário que ganha todos os meses.
    • Conhecer a sua taxa de esforço.
    • Aprender a evitar o incumprimento bancário nos momentos mais difíceis.
    • Aprender a renegociar serviços que paga mensalmente.
    • Perceber melhor como funcionam os créditos
    • Descobrir soluções para melhorar os índices de poupanças.
    • Saber a hora correta para pedir ajuda de especialistas em finanças.

    Dica 1 - Controlar todas as despesas orçamentais

    reorganizar datas vencimento creditos
    Crédito Consolidado • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

    Esta é uma das primeiras etapas que deverá ter em conta quando pensar em obter uma melhor saúde financeira. É fundamental saber qual é o valor do seu salário base, identificar todas as entradas e saídas de dinheiro (despesas e gastos) mensais.

    Vamos começar por rever alguns conceitos básicos sobre finanças.

    Salário Base

    O salário base corresponde ao valor do salário líquido que ganha todos os meses com os respetivos descontos para o IRS e Segurança Social (SS). Se tem dificuldades para saber o valor do seu salário líquido, utilize o Simulador de Salário Líquido gratuito da e-loan Soluções Financeiras.

    Valores que entram

    Os valores recebidos no orçamento do agregado familiar, correspondem ao somatório daquilo que recebeu ao longo do mês. Nesta soma, entram o valor do reembolso do IRS, do salário base, do subsídio de férias ou até mesmo, de um trabalho que tenha feito fora do contexto laboral.

    Dica: o valor do salário base varia de pessoa para pessoa. Para determinar o montante total do seu salário, consulte os seus recibos de vencimento. Avalie ainda se recebe os subsídios de férias e de Natal diretamente a partir de duodécimos, ou se recebe esses valores ao final do ano.

    Valores que saem

    Os valores gastos no orçamento do agregado familiar, correspondem ao somatório daquilo que gastou ao longo do mês. As despesas mensais correspondem a tudo aquilo que teve que pagar a credores ou prestadores de serviços ao longo do mês. Alguns exemplos são as contas da casa, uma ida ao restaurante, ou até mesmo o pagamento de um ginásio.

    Existem duas categorias de valores que saem do orçamento:

    • Despesas fixas
    • Despesas variáveis.
    Despesas fixas

    São despesas obrigatórias e recorrentes (que ocorrem todos os meses).

    Exemplos de despesas fixas:

    • Pagamento da renda de uma casa.
    • Conta da água.
    • Conta de energia elétrica.
    • Conta de Internet.

    Há ainda, outras mensalidades que não estão diretamente associadas à manutenção dos serviços essenciais a uma casa.

    Outras despesas fixas:

    • Subscrição de um serviço.
    • Pagamento de quotas para ir ao futebol.
    • Serviços de streaming.
    • Mensalidades do ginásio.
    • Entre outros, que supostamente, poderiam ser suprimidas em prol de uma melhor gestão das finanças.
    Despesas variáveis

    São despesas que não apresentam uma despesa frequente mensal.

    Exemplos de despesas variáveis:

    • Compra de uma peça de roupa não planeada.
    • Uma ida a um cabeleireiro.
    • Despesas de um passeio que fizer.
    • Uma viagem inesperada.
    • A compra de um produto para o lar.

    Dica: pode usar uma folha de cálculo para controlar as entradas e saídas de dinheiro do orçamento do agregado familiar.

    A e-loan preparou uma folha para ajudar a tomar o controlo das finanças e organizar aquilo o orçamento. Pode baixar agora. É grátis!

    Dica 2 - Aumentar conhecimentos de literacia financeira

    eloan solucoes financeiras categoria diversidades
    Consolidação de Créditos • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

    Para adquirir uma boa capacidade de gestão das finanças, é muito importante que mantenha os seus níveis de literacia elevados. Para isso, poderá recorrer a sites especializados em ajudar a poupar e a reorganizar as finanças. Pensando nisso, a e-loan Soluções Financeiras criou o blogAs Minhas Finanças“, onde poderá obter informações como melhorar a sua vida financeira.

    Com a ajuda do Blog financeiro da e-loan poderá ter acesso conteúdos sobre as mais diferentes categorias de Finanças:

    • Crédito ao Consumo: informações sobre créditos na generalidade.
    • Crédito Consolidado: tudo que o precisa saber sobre a consolidação de créditos – uma solução financeira para reduzir as dívidas até 60%.
    • Crédito Habitação: dicas para ajudar a comprar casa.
    • Crédito Pessoal: fique a saber como o crédito para pessoas singulares funciona.
    • Créditos: dicas sobre créditos para ajudar a tomar as melhores decisões na hora de pedir um empréstimo.
    • Diversidades: informação de qualidade sobre finanças e orçamento familiar.
    • Incidentes Bancários: dicas para evitar o incumprimento bancário e ter uma vida financeira saudável.
    • Institucional: fique a saber tudo sobre a e-loan e descubra porque somos referência no mercado de crédito em Portugal.
    • Investimento: descubra as melhores dicas para escolher o investimento certo e começar a poupar.
    • IRS: tudo que precisa saber sobre o IRS.
    • Poupança: artigos para aprender a poupar.
    • Tecnologia: posts sobre finanças e tecnologia.
    • Trabalho: dicas sobre o mercado de trabalho e finanças.

    O nosso blog sobre finanças publica regularmente artigos e guias para ajudar as famílias portuguesas a terem uma vida financeira mais saudável e organizada. Acompanhe as nossas publicações nas redes sociais e subscreva à nossa newsletter para receber as dicas diretamente no seu e-mail.

    Dica 3 - Conhecer o valor do salário líquido que ganha

    Tal como foi referido no ponto anterior, conhecer o valor do seu salário líquido é um ponto importantíssimo quando estiver a fazer contas às suas finanças. Sempre que ocorre uma atualização das tabelas de retenção na fonte, mudança de emprego ou atualização salarial, uma das questões mais frequentes é: “quanto receberei ao longo do próximo ano?”.

    Para descobrir quanto irá ganhar no próximo ano, utilize o Simulador de Salário Líquido.

    A calculadora do Salário Líquido poderá ser utilizada por funcionários do sector privado ou público e ajuda a saber quando irá ganhar.

    Durante a utilização do simulador tenha atenção a alguns valores importantes:

    • Subsídio de Natal.
    • Subsídio de Férias.
    • Subsídio de Alimentação.
    • Pagamentos feitos em euroticket.
    • Remuneração Recebida.

    Agora que já tem conhecimento de todos os rendimentos que deverão constar no cálculo do salário líquido, conheça a seguir o passo a passo para efetuar uma simulação.

    Para saber o valor do salário líquido indique no simulador:

    • Valor do seu salário base: correspondente ao valor do seu salário bruto.
    • Situação matrimonial: solteiro, casado, união de facto. Neste ponto, indique se 1 ou 2 titulares possuem renda.
    • Número de dependentes: indique se os tiver.
    • Valores dos subsídios de Natal e de férias: neste caso, refira se recebe este montante por inteiro ou em duodécimos. Consulte o seu recibo de remuneração para saber como recebe os subsídios.
    • Montante diário: correspondente ao subsídio de alimentação. Neste ponto, indique se o pagamento se encontra a ser realizado em cartão/ticket ou mesmo na forma de remuneração.
    • Após preencher todos os dados solicitados no simulador, terá acesso ao valor do montante que receberá no seu salário líquido mensal, conforme a tabela de IRS vigente. O Simulador de Salário Líquido é fácil de usar, rápido e gratuito. Experimenta já!

    Dica 4 - Conhecer a sua taxa de esforço

    Essa taxa mede o empenho que o agregado familiar precisa empenhar todos os meses para pagar as suas dívidas. A taxa de esforço (TE) indica a capacidade de uma pessoa singular ou família efetuar o pagamento das dívidas de crédito. Uma taxa de esforço saudável não deverá ultrapassar os 30%. Este critério é fundamental no âmbito de um pedido de crédito.

    Taxa de esforço saudável < = 30% do rendimento familiar: corresponde a 1/3 do rendimento mensal dos valores que entram.

    Para saber mais sobre a Taxa de Esforço nos créditos, baixe o nosso Guia da Consolidação de Créditos. É simples, prático e gratuito!

    Fórmula para calcular a Taxa de Esforço

    A fórmula da TE é:

    Taxa de esforço = (valor das mensalidades e despesas fixas/ rendimento líquido total do agregado familiar) x 100

    Suponha que uma família esteja a pagar 1200€ em créditos todos os meses. Se o agregado familiar tiver uma renda mensal de 2000€, a Taxa de Esforço calculada será:

    TE = 1200€/ 2000€ x 100= 60,00%

    Portanto, com uma taxa de esforço bastante elevada, acima dos 30%.

    Se estiver com uma taxa de esforço muito alta, há algumas soluções financeiras que pode considerar para resolver o problema. Pode considerar o crédito consolidado como uma alternativa para melhorar a taxa de esforço a partir da redução da quantidade de dívidas em diferentes bancos.

    Conheça o simulador de Taxa de Esforço da e-loan Soluções Financeiras. Uma calculadora para saber quanto paga nos créditos todos os meses.

    Dica 5 - Cuidar para evitar o incumprimento bancário

    O incumprimento bancário ou entrada para a lista negra do Banco de Portugal, reflete o comportamento descontrolado da gestão orçamental. Portanto, deve mesmo evitar a todo custo, ter problemas desta gravidade. Pois, após perder o controlo total das dívidas, será muito mais difícil conseguir recuperar a estabilidade financeira.

    Dica: evite chegar no incumprimento e procure alternativas para negociar com os credores. Se estiver mesmo, a ponto de entrar para a lista negra do BP, deverá pedir ajuda à instituição financeira onde tiver efetuado o pedido de crédito. As instituições financeiras podem indicar algumas soluções para o incumprimento bancário.

    Alternativas para evitar a lista negra:

    • PARI: o Plano de Ação para o Risco de Incumprimento visa efetuar uma revisão dos créditos dos clientes e assim, evitar o registo do devedor na “lista negra” do BP.
    • PERSI: o Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento. Este plano visa ajudar os clientes a retomarem os pagamentos de um incumprimento bancário, evitando o seguimento do processo para tribunal.
    • Crédito Consolidado: a Consolidação de Créditos é uma solução que pode ajudar a reorganizar as finanças familiares. O crédito consolidado permite reduzir o número de dívidas mensais e aumentar os níveis de poupança. Trata-se de um “remédio financeiro” muito utilizado para reorganizar as finanças e evitar o incumprimento bancário.
    • Se precisa de ajuda para reorganizar as finanças e não se sentir à vontade para falar diretamente com a instituição onde tiver contraído o crédito, pode recorrer à ajuda da e-loan Soluções Financeiras. Somos especialistas em reorganização financeira.

    Dica 6 - Renegociar serviços contratados

    eloan-solucoes-financeiras-como-poupar-fatura-eletricidade
    Como economizar até 60% todos os meses • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

    Há custos do dia a dia que são “esquecidos” nas contas do mês, que passam despercebidos, contribuindo para “inflar” o orçamento familiar. Muitos das vezes, por falta de tempo ou por preguiça, pequenas prestações, subscrições de serviços ou pagamentos associados, ficam esquecidos e impactam as contas do agregado familiar.

    Esses custos são uma resistência à poupança e em alguns casos, podem mesmo levar ao fracasso do orçamento familiar. Para começar, é preciso fazer uma análise dos serviços que tem contratado, identificar quais são realmente importantes e impor uma “limpeza” na gestão das finanças. Veja a seguir, alguns exemplos de serviços e custos que podem ficar “esquecidos” e acabar por impactar nas contas no fim do mês.

    Esquecer de apontar datas de planos gratuitos

    Hoje em dia, boa parte das plataformas streaming disponibilizam opções de “degustação” dos serviços, que ficam gratuitos durante um curto período. No entanto, estes serviços não são grátis para sempre. Muitas empresas contam com o “esquecimento” do utilizador, que deixam de eliminar a subscrição. É justamente quando começam a ser cobradas as taxas debitadas diretamente na conta todos os meses, sem que o utilizador se dê conta. Mesmo que o serviço não seja mais utilizado, haverá a cobrança.

    Nestes casos, é mesmo importante que tenha atenção aos prazos dos serviços que subscrever. Evite pagar por algo que não usa ou não se lembra mais que pediu.

    Poderá seguir dicas simples para controlar esses gastos:

    • Não aceite serviços de degustação. Em boa parte dos casos, eles são uma "armadilha" que terá que ser paga mais tarde.
    • Se for mesmo testar o serviço por algum tempo, lembre-se de deixar na sua agenda, a data em que precisa cancelar a subscrição.
    • Cuidado com os termos dos serviços que subscreve, fique atento aos prazos e condições.
    • Evite subscrever a serviços sem antes comparar e analisar outras opções no mercado.
    • Não aceite vendas "combinadas" em que para ter um serviço precisa testar outro. Isso vai ter um custo a ser pago mais tarde.
    • Procure também estar atento ao seu extracto bancário para poder cancelar serviços, se assim o desejar.
    • Evite opções de pagamento automatizadas como débido directo em conta ou pagamentos no cartão de crédito. Prefira ter o controlo da situação.

    *Valor indicativo para uma prestação média de 1000€ com redução das despesas a 60%. Simule e aguarde o contacto da nossa equipa para verificar o valor da sua poupança, em específico.

    Lembre-se: os serviços de degustação contam com o esquecimento e a preguiça de cancelar a subscrição.

    Esquecer de pagar multas

    É comum deixarmos para pagar multas mais tarde, seja porque não concordamos com o fato de as ter de pagar, seja por um ato de negação do acontecimento. Deixar de pagar as multas pode se tornar ainda mais complicado que recebê-las, pois com o tempo, elas tornam-se mais caras e juros podem incidir sobre o valor inicial.

    Existem soluções de crédito que o poderão ajudar em momento desafiantes e inesperados, seja para pagar uma multa, seja para lidar com uma situação médica de urgência. Estas soluções ajudam a organizar as finanças e a conseguir o dinheiro para pagar as prestações em atraso. O crédito consolidado com dinheiro extra é uma dessas alternativas.

    Esquecer de analisar e reavaliar seguros

    Os seguros são um tema muito técnico e complexo. São vários os produtos, as coberturas e fornecedores disponíveis. Entretanto, quando estiver para assinar um contrato, é fundamental que procure verificar atentamente, quais são as datas de maior importância para o seguro contratado. Tenha em conta as coberturas e exclusões, procure reavaliar ofertas disponíveis no mercado e sempre que considerar válido, solicite uma revisão da carteira do mercado segurador.

    Alguns dos seguros mais comuns são:

    • Seguro Automóvel.
    • Seguro de Vida.
    • Seguro de Casa.
    • Seguro de Saúde.

    Procure reavaliar periodicamente os seguros que tem contratualizados para identificar oportunidades de redução de custos ou até de troca de operador.

    Dica 7 - Conhecer os diferentes tipos de crédito do mercado

    reduzir quantidade creditos reorganizar vencimentos
    Reorganizar os Créditos • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

    Pedir um crédito é um ato de elevada importância para a gestão orçamental. No entanto, é importante ter atenção às principais diferenças entre as soluções de crédito. Procure identificar quais produtos de crédito são mais adequados a sua carteira.

    Alguns dos pedidos de crédito mais comuns no mercado de créditos são:

    Crédito Pessoal

    É um empréstimo que visa a concessão de um empréstimo rápido, barato e sem grandes compromissos. Esta categoria de crédito é utilizado para adquirir produtos ou serviços de montantes pouco elevados. Por exemplo, o crédito pessoal pode ser utilizado para comprar um telemóvel ou pagar uma viagem de férias.

    Há casos em que pedir um novo crédito pessoal não é a saída mais indicada. Sobretudo, se já estiver com dívidas a decorrer em diferentes bancos e datas. Nesses casos, pode considerar uma solução para juntar os créditos e conseguir algum dinheiro extra.

    Crédito Habitação

    É um empréstimo que visa conceder dinheiro para a compra de uma casa. O crédito habitação por vezes, envolve prestações pagas durante longos períodos. Existem inúmeras variáveis que deve ter em conta antes de pedir um crédito dessa natureza, nomeadamente, prazo para pagamento, taxas envolvidas, categoria de contrato, entre outros.

    Saber identificar o crédito mais adequado para si, é muito importante. Há casos onde o crédito consolidado com hipoteca pode ser uma solução mais vantajosa do que pedir um crédito habitação, sobretudo, se houver um grande acúmulo de dívidas. Efetue uma simulação e receba a consultoria da nossa equipa de especialistas, sem qualquer custo.

    Crédito Consolidado

    Esta é uma modalidade de crédito que permite juntar várias dívidas mensais em apenas uma prestação. A consolidação de créditos permite que pague as dívidas numa só data e num só banco. A junção dos créditos permite ainda que possa obter um montante de dinheiro extra para ser utilizado em novos sonhos ou projetos.

    Conhecer as particularidades de cada crédito é importante para descobrir qual é a solução mais adequada para caso e necessidade.

    Dica 8 - Ter cuidado com a utilização de cartões de crédito

    Os cartões de crédito são uma modalidade de crédito que poderá ser utilizada livremente, sem grandes problemas. Trata-se de um meio de pagamento que permite a aquisição de produtos ou serviços em vários estabelecimentos. A característica principal de um cartão de crédito é permitir que faça compras, sem ter, efetivamente, dinheiro na conta. Portanto, os cartões de crédito são empréstimos que terão que ser pagos a qualquer momento.

    O cartão de crédito devolve ao seu utilizador, a sensação de possuir mais dinheiro do aquele que realmente tem para gastar. Entretanto, esta “facilidade” dos cartões pode levar ao descontrolo das finanças. Para saber mais sobre como utilizar os cartões de crédito de forma responsável, conheça o nosso guia sobre o assunto.

    Nesse ponto, é importante que pondere como usa os cartões de crédito. Se usa essa solução financeira controladamente ou se vive com um dinheiro que “não existe”. Se estiver a pagar várias dívidas de crédito em diferentes bancos e precisar de liquidez adicional, não recorra a cartões de crédito. Há outras alternativas “mais inteligentes” para conseguir dinheiro extra e reorganizar as finanças.

    Uma das alternativas passa pelo crédito consolidado com dinheiro extra. A consolidação é uma forma de reorganizar as finanças e conseguir dinheiro extra sem ter que recorrer ao “empréstimo” dos cartões de crédito.

    Dica 9 - Juntar créditos num só para reorganizar as finanças

    consolidacao credito consolidado
    Reduzir a Taxa de Esforço nos Créditos • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

    A junção de créditos numa consolidação é uma solução financeira que permite retomar o controlo dos créditos. Para entender como o crédito consolidado funciona na prática, observe o exemplo a seguir.

    Exemplo de combinação de créditos para reduzir dívidas

    • Suponha que uma família pagava 4 créditos em 4 bancos e datas diferentes.

    Ao aderir ao crédito consolidado, esta família ficaria a pagar uma só mensalidade, numa só data e num só banco. As prestações do crédito consolidado tem um valor mais baixo e ficam mais fáceis de pagar. Parece complicado? Veja a seguir como funciona a consolidação, na prática.

    Crédito Consolidado para reorganizar as finanças

    A Maria pagava 4 dívidas de crédito em diferentes datas e bancos.

    Tipo de CréditoValor da Dívida MensalData de Pagamento
    1 crédito habitação500€1ª segunda-feira do mês
    1 crédito automóvel350€2ª terça-feira do mês
    1 crédito pessoal250€1ª semana do mês
    1 crédito de cartão de crédito150€4ª quinta do mês
    Tipo de Crédito1250€-

    Antes do crédito consolidado

    A soma dos 4 créditos acumulava um total de dívidas mensais no valor de 1250€.

    1 crédito habitação (500€) + 1 crédito automóvel (250€) + 1 crédito pessoal (250€) + 1 crédito de cartão de crédito (150€) = 1250€/mês

    Com um rendimento mensal de 1350€, a Maria sentia todos os meses um aperto financeiro muito grande para conseguir efetuar todos os pagamentos. Além disso, as diferentes datas associadas a cada empréstimo, causavam alguma confusão e eventualmente, podiam ser esquecidas. Consciente de que precisava de uma ajuda para reorganizar as finanças, a Maria começou à procura de soluções na Internet. Numa dessas pesquisas, descobriu que o crédito consolidado e-loan podia ser a solução certa para si.

    Depois do crédito consolidado

    1 prestação (crédito consolidado) = 500€/mês

    A junção de créditos permitiu obter uma poupança mensal de 750€, o que corresponderia a uma diminuição de 60% das dívidas.

    Ao fim de um ano, a Maria conseguiria uma poupança de cerca de 9000€.

    750€ x 12 (meses) = 9000€/mês

    A conciliação de créditos permitiu gerar uma poupança mensal e anual. A redução das dívidas trouxe tranquilidade para a Maria que pode respirar aliviada.

    Dica 10 - Pedir ajuda a especialistas em crédito

    onde usar credito consolidado
    Pagar menos Dívidas todos os meses • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

    Se estiver a precisar de dar uma nova vida às suas finanças, nada melhor do que falar com quem mais percebe do assunto. A e-loan Soluções Financeiras está no mercado de créditos há mais de 15 anos e já ajudou milhares de portugueses.

    Particularidades da e-loan Soluções Financeiras

    Conheça alguns dos fatores diferenciadores da empresa

    PME Líder no mercado de créditos

    Desde 2018, e-loan Soluções Financeiras tem sido distinguida como PME Líder. Um reconhecimento pelo seu esforço para ajudar a melhorar a vida das pessoas.

    Especializada em créditos

    A e-loan é empresa especializada em crédito consolidado. Atualmente temos várias parcerias que nos ajudam a encontrar as soluções indicadas para as necessidades daqueles que nos procuram.

    Rapidez na resposta

    A e-loan tem a resposta mais rápida para pedidos de crédito. Simule e confira! Receberá o nosso contacto em menos de 24 horas, exceto nos fins de semana e feriados.

    Profissionalismo e excelência

    A palavra de satisfação dos nossos clientes é a verdadeira prova que o nosso trabalho tem contribuído para melhorar significativamente a vida das famílias. Comprove por si mesmo as diferentes opiniões daqueles que confiaram em nós.

    Está mesmo a um passo de começar a poupar!

    Se estiver a precisar de ajuda com as suas finanças, não perca mais tempo e simule já! O mais importante é garantir uma entrada com o pé direito em 2022.

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    INTRODUÇÃO

    O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

     

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    DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

     

    A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

     

    FINALIDADES DO TRATAMENTO

     

    Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

    (a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

    (b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

    (c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

    (d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;

    (e) Ações de recuperação de crédito ou a intervenção em processos de insolvência ou de qualquer outra natureza tendo em vista o exercício ou a defesa dos direitos dos credores ou prestador de serviços financeiros;

    (f)  Utilização de cookies para melhorar a navegação nos canais digitais e adequação ao dispositivo que é utilizado (computador ou equipamento móvel) pelo Cliente;

    (g) Personalização da informação dos Clientes/Utilizadores nos canais digitais;

    (h) Gestão de processos que tratam de reclamações;

    (i) Apresentação de propostas comerciais a Potenciais Clientes;

    (j) Tratamento e prestação de informação obrigatória e resposta a pedidos das entidades reguladoras (e.g. Banco Central Europeu e Banco de Portugal) no âmbito do cumprimento de obrigações legais em vigor, bem como em resposta a pedidos de autoridades públicas (e.g. Tribunais e Polícia)

     

    CANAIS DIGITAIS E UTILIZAÇÃO DE COOKIES

     

    Conforme já referido, o website e-loan®, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e seu funcionamento, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores.

     

    O website e-loan® utiliza cookies, entendendo-se como tal pequenos ficheiros de texto com informação relevante que o dispositivo de acesso (computador, telemóvel/smartphone ou tablet) carrega, através do navegador de internet (browser), quando o Cliente/Utilizador visita o website.

     

    Os Cookies que utiliza permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos seus Clientes/Utilizadores, aumentando, por um lado, a rapidez e eficiência de resposta e, por outro, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações. A colocação de cookies não só ajuda o Website a reconhecer o dispositivo do Cliente/Utilizador na próxima vez que este o visita, mas também será imprescindível para o funcionamento do mesmo. Os cookies usados não recolhem informações pessoais que permitam identificar o Cliente/Utilizador, guardando apenas informações genéricas, designadamente a forma ou local/país de acesso do Cliente/Utilizador e o modo como usam os Websites, entre outros. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as preferências dos Clientes/Utilizadores. O Cliente/Utilizador pode, a qualquer momento e através do seu navegador de internet (browser), decidir ser notificado sobre a receção de cookies, bem como bloquear a respetiva entrada no seu sistema. Alerta-se para o facto da recusa de uso de cookies poderá resultar no website e-loan® não funcionar corretamente.

     

    O website e-loan®, utiliza diferentes tipos de cookies, conforme a seguir descrito:

    (i) Cookies essenciais – alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;

    (ii) Cookies de funcionalidade – os cookies de funcionalidade permitem relembrar as preferências do utilizador relativamente à navegação nos Websites, não necessitando, assim, de o reconfigurar e personalizar cada vez que o visita;

    (iii) Cookies analíticos – Estes cookies são utilizados para analisar a forma como os utilizadores usam os Websites, permitindo destacar artigos ou serviços que podem ser do interesse dos utilizadores, e monitorizar o desempenho dos sites, conhecendo quais as páginas mais populares, qual o método de ligação entre páginas que é mais eficaz ou para determinar a razão de algumas páginas estarem a receber mensagens de erro. Estes cookies são utilizados apenas para efeitos de criação e análise estatística, sem nunca recolher informação de carácter pessoal. Assim, o website e-loan®, pode fornecer uma experiência de elevada qualidade ao personalizar a sua oferta e, rapidamente, identificar e corrigir quaisquer problemas que surjam.

     

    Também quanto à validade existem dois tipos de cookies:

     

    (i) Cookies permanentes – são cookies que ficam armazenados nos dispositivos de acesso (computador, telemóvel, smartphone ou tablet), ao nível do navegador de internet (browser), e são usados sempre que o Cliente/Utilizador visita novamente o website e-loan®. Em geral, são usados para direcionar a navegação de acordo com os interesses do utilizador, permitindo prestar um serviço mais personalizado;

    (ii) Cookies de sessão – são cookies temporários, que são gerados e estão disponíveis até encerrar a sessão. Da próxima vez que o Cliente/Utilizador aceder ao seu navegador de internet (browser) os cookies já não estarão armazenados. A informação obtida permite gerir as sessões, identificar problemas e fornecer uma melhor experiência de navegação. Os Clientes/Utilizadores poderão desativar parte ou a totalidade dos cookies a qualquer momento. Devem, para tal, seguir as instruções apresentadas na página “Gerir o uso de cookies”. Ao desativar os cookies o website e-loan® poderá não funcionar corretamente.

     

    A Easyfinace poderá ainda utilizar cookies na abertura das newsletters/emails, para fins estatísticos, e que permitem saber se são abertas e verificar os cliques através de links ou anúncios dentro da newsletter. O Cliente/Utilizador tem sempre a possibilidade de desativar o envio das newsletters/correio eletrónico através da opção específica no rodapé das mesmas.

     

    DESTINATÁRIOS DOS DADOS

     

    A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

     

    Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

     

    Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

     

    A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

     

    PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

     

    O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

     

    Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

     

    Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

     

    DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

     

    Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

     

    (a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

    (b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

    (c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

    (d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

    (e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

    (f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

    (g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

    (h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

    Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

    Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

     

    SEGURANÇA DOS DADOS

     

    A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

     

    INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

    -Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

    -Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

    -CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

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