e-loan Soluções Financeiras

definicao crc mapa responsabilidade

Saiba o que é o CRC – Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal e evite entrar na lista negra

16/08/2021

Perceba o perigo de entrar na lista negra do Banco de Portugal

Perder o controlo das dívidas do orçamento familiar é bem mais comum do que possa imaginar. No entanto, saiba que acima de tudo, um dos grandes perigos deste cenário de risco, passa por entrar para a lista negra do Banco de Portugal, ou ainda,  entrar em incumprimento bancário.

Veja nesse artigo, qual é o significado do Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal ou CRC. Descubra qual a importância do documento do Banco de Portugal, o que ele representa e quais são as consequências associadas ao incumprimento bancário.

Conheça formas de se proteger de uma possível situação de incumprimento bancário a partir do mapa de responsabilidades do Banco de Portugal - CRC

Para começar, veja a definição do Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal ou CRC (Central de Responsabilidade de Créditos).

O que é o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal (BP) ou CRC?

  • Definição de Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal ou CRC: o documento do BP ou Mapa do Banco do Banco de Portugal contém as informação de todos os contractos de créditos contraídos por uma pessoa singular.

No fundo, o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal apresenta todas as dívidas de créditos de uma pessoa. É importante que saiba que na CRC serão considerados os créditos activos e outros créditos que possam vir a ser solicitados. É comum referir ao Mapa de Responsabilidades como sendo a CRC. Na verdade, a CRC é o local onde poderá obter o mapa e é denominada como Central de Responsabilidades de Créditos e fica acessível a partir do site do Banco de Portugal.

Que créditos são reportados no Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal (CRC)?

O Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal reúne a informação dos seguintes créditos:

  1. Créditos a decorrer: todos os créditos de uma pessoa singular, independentemente da finalidade e que estejam activos.
  2. Créditos a utilizar: os créditos potenciais ou por usar. Corresponde aos contractos de crédito que estão em aberto, mas que ainda não podem ser considerados como dívidas. Por exemplo, um cartão de crédito com plafond por utilizar.
  3. Créditos de registo de fiador: corresponde aos créditos na qual a pessoa consta como um fiador. São créditos registados quando alguém fica como segundo responsável por um contracto de crédito de uma outra pessoa singular.

Como as informações são enviadas para o Mapa de Responsabilidades de Crédito (CRC)?

No acto de assinatura de um contracto, a instituição financeira ou bancária responsável pelo negócio, deverá comunicar todas as características do contracto ao Banco de Portugal. Estas informações devem ser enviadas ao Banco de Portugal nos contractos activos, potenciais ou para o caso dos fiadores.

Que informações são comunicadas no Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal (CRC)?

As comunicações do Banco de Portugal são muito completas e a centralização dos dados permite fazer uma avaliação dos riscos e responsabilidades. Ou seja, ao assinar um contracto de crédito num banco ou intermediário financeiro, o tomador do crédito estará a dar permissão às entidades para terem acesso às informações do mapa de créditos do BP. Confira os dados que constam na CRC.

Dados comunicados no CRC (Mapa de Responsabilidades) são:

  • Taxa de esforço: corresponde à capacidade do devedor fazer face às despesas de crédito que estiver a pedir.
  • Produtos financeiros ou tipos de crédito: corresponde às dívidas pendentes de pagamento.
  • Tipo de negociações: corresponde aos contractos que já foram realizados pelo titular da CRC. O documento indica se há risco de incumprimento bancário.
  • Dada de início e data de fim: indicam quando começam e quando terminar os contractos e pagamentos dos créditos.
  • Número de intervenientes no contracto: indica quais são os participantes dos contractos de crédito em curso ou já terminados. Além disso, é possível verificar a existência de fiadores nos pedidos de crédito.
  • Montante em dívida: indica a soma de todos os créditos que estejam em curso. Ou seja, quais são os créditos que estão por pagar.
  • Eventuais incumprimentos, vencidos e abatidos ao activo: indica se o titular do CRC já esteve alguma vez na lista negra do Banco de Portugal. Este tipo de registo fica armazenado na base de dados do Banco de Portugal por período de pelo menos 10 anos, mesmo que a situação já esteja regularizada. Ou seja, ainda que a dívida tenha sido paga, ficará registado que ocorreu um incumprimento e este registo irá constar por 10 anos a partir da data de incumprimento.
  • Prestação mensal: se actualmente tem ou não dívidas activas.

O Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal e a lista negra do Banco de Portugal significam a mesma coisa?

Muitas vezes, o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal ou CRC é confundido com a lista negra do BP. No entanto, são coisas diferentes.

O Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal, também conhecido como CRC é o registo dos créditos que tem a decorrer. Já a lista negra é lista de pessoas que estão com status negativo no Banco de Portugal, ou seja que estejam a dever.

Saiba a seguir como ter acesso ao mapa de responsabilidades do Banco de Portugal.

Como consultar o mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal - CRC?

Para consultar o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal – CRC deverá seguir o passo a passo seguinte.

Passo a passo para consultar o Mapa do BP:

  1. Aceder ao site do Banco de Portugal.
  2. Na barra lateral direita, procurar a ligação “Cliente Bancário”.
  3. Procurar no menu superior a opção “Serviços”.
  4. Encontrar opção “Consultar Central de Responsabilidades de Créditos”.
  5. Ir até ao final da página.
  6. Nos campos indicados, escolher o “mês” e “ano” de consulta”.
  7. Marcar a opção “Li e aceito a política de dados”.
  8. Clicar no botão “Autenticar e obter mapa”.
  9. Seleccionar opção “Cidadão”.
  10. Aguardar até que a página do Portal das Finanças seja aberta.
  11. Após autenticar-se, o ficheiro em PDF é descarregado automaticamente.

O documento do Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal irá apresentar os montantes em dívida. Se existir algum incumprimento, o montante em dívida é por norma, marcado com a cor cinzenta. Se estiver marcado com a cor negra não poderá ter acesso a um crédito, até que tudo fique regularizado.

Até aqui, viu como é possível consultar o status da CRC no Banco de Portugal. Ao retirar o documento, poderá se surpreender com algum problema ou estar próximo do incumprimento bancário. Existem soluções disponíveis no mercado para resolver o problema e evitar entrar na lista negra do Banco de Portugal.

Como evitar entrar na lista negra do Banco de Portugal devido ao incumprimento bancário?

É muito importante que evite a todo custo, entrar num cenário de incumprimento bancário. Se a situação do perfil financeiro já estiver frágil, é preciso reagir rápido e começar a pensar em soluções imediatas.

Algumas alternativas passam por:

  • Renegociar com o banco: a negociação deve ser feita o mais rápido possível, antes que os planos PARI ou o PERSI sejam activados.
  • Recorrer a outras soluções de crédito: se o caso é ganhar rapidamente um novo fôlego, há opções que permitem obter um balão de oxigénio rápido para retomar o controlo das finanças. A mais comum delas é a consolidação de créditos.

Se a situação já está no limite do incumprimento e retoma do controlo financeiro é mesmo urgente, o crédito consolidado poder ser uma alternativa para juntar todas as dívidas que tem a decorrer. Veja a seguir, como o crédito consolidado ajudou a família do Norberto a evitar um cenário de incumprimento bancário.

Exemplo da família do Norberto que consolidou créditos e conseguiu evitar entrar na lista negra do Banco de Portugal

A família do Norberto estava a pagar 3 créditos em bancos e datas diferentes.

Tipos de CréditoValor das MensalidadesDatas de pagamento
1 crédito automóvel300€2ª quinzena do mês
1 crédito de cartão de crédito150€1º dia de cada mês
1 crédito habitação400€3ª semana de cada mês
Total do valor de Créditos Mensais850€-

Com um rendimento mensal de apenas 1200€ e com uma criança ao encargo, a família do Norberto vivia em constante desespero pelo dinheiro que lhes restava ao final do mês, apenas 350€.

1200€ (Renda do Agregado Familiar) – 850€ (Dívidas a decorrer) = 350€

Neste cenário financeiro, a família do Norberto temia o incumprimento bancário. E no caso de algum contratempo, poderia mesmo não sobrar dinheiro para comer ou para comprar algo para a criança. Pois, para além dos gastos com o filho, precisavam pagar as contas da casa (luz, água, gás, etc.), além das compras de supermercado e outras pequenas despesas. Era mesmo uma situação limite.

Preocupados com a possibilidade de entrar para a lista negra do Banco de Portugal, a família do Norberto decidiu procurar soluções para voltar a ter uma vida financeira saudável e menos apertada. Uma amiga da família, havia falado sobre a e-loan Soluções Financeiras, reportando uma óptima experiência que havia sido compartilhada nos depoimentos do Google Business.

Ao saber da opinião da amiga, foram logo confirmar e viram que outras pessoas tinham a mesma experiência positiva com a e-loan. A família do Norberto decidiu então por procurar mais informações sobre o crédito consolidado da e-loan. Submeteram um o pedido de análise gratuito e sem compromisso. Tudo foi feito on-line, de casa mesmo, sem complicações. A resposta foi rápida e em pouquíssimo tempo o Norberto já tinha recebido o contacto do seu novo gestor de créditos e-loan.

O gestor passou a analisar a situação da família, avaliou os documentos que o Norberto enviou, deu orientações e indicou o melhor caminho a ser seguido para evitar a temida situação de incumprimento bancário. Em poucos dias, a situação da família do Norberto estava resolvida e o crédito consolidado estava aprovado. No fim, foi possível apurar uma economia anual de mais de 6.000€. Dinheiro que o Norberto passou a guardar para os estudos futuros do seu filho.

Com calma e tranquilidade, é possível encontrar soluções para evitar o incumprimento bancário, como no caso da família do Norberto. Veja a seguir algumas das principais vantagens da consolidação de créditos.

Vantagens do crédito consolidado para evitar entrar em situação de incumprimento bancário

O crédito consolidado pode ser uma forma útil para ajudar a evitar um cenário de incumprimento bancário e retomar o controlo das finanças. A consolidação de créditos apresenta diversas vantagens para fazer frente ao desafio de evitar entrar na lista negra do Banco de Portugal.

Vantagens da consolidação de créditos:

  • Reduzir o valor das prestações mensais: com o crédito consolidado poderá juntar várias dívidas em apenas uma mensalidade e obter uma possível redução das prestações até 60%.
  • Conseguir um empréstimo de dinheiro extra: ao aderir à consolidação de créditos, poderá obter um empréstimo de dinheiro extra, barato e rápido. Uma forma rápida de concretizar novos sonhos ou projectos.
  • Obter uma melhor reestruturação das finanças do orçamento familiar: o crédito consolidado pode ajudar a reorganizar as finanças. Esta solução de crédito permite que pague as dívidas em uma só mensalidade, num só banco e numa só data.
  • Baixar a taxa de esforço: um dos fatores determinantes para que um pedido de crédito consolidado seja aprovado é a taxa de esforço. A consolidação de créditos poder implicar numa redução significativa das mensalidades do orçamento familiar. Como consequência, a Taxa de Esforço (TE) tornar-se-á mais reduzida, criando um melhor perfil financeiro perante os bancos, importante para conseguir possíveis empréstimos no futuro.
  • Reduzir o número de encargos mensais: o crédito consolidado pode mesmo representar um balão de oxigénio para muitas famílias que precisam retomar o controlo das finanças. Com a redução dos encargos mensais, poderá pagar menos prestações, conseguindo tranquilidade e sossego para a vida do agregado familiar.

Veja a seguir, como a e-loan Soluções Financeiras se tornou uma referência em crédito consolidado.

resstruturacao reorganizacao credito consolidado
Simulação de Crédito Consolidado • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

A e-loan Soluções Financeiras

A e-loan Soluções Financeiras é uma empresa que está no mercado de créditos há mais de 15 anos. Somos especialistas em crédito consolidado. Além disso, possuímos outros produtos respeitados no mercado de Portugal, como o crédito pessoal e o crédito habitação e-loan. Distinguida como PME Líder desde 2018, a e-loan Soluções Financeiras tem vindo a trabalhar diariamente para que os seus clientes consigam obter as melhores soluções para as despesas do orçamento familiar.

Crédito consolidado e-loan

O crédito consolidado da e-loan já se tornou uma referência em Portugal. Os depoimentos dos nossos clientes dizem tudo. A nossa forma de ajudar e de tratar cada processo individualmente é reconhecida e respeitada. E por isso mesmo, já ajudamos a milhares de pessoas em Portugal ao longo dos últimos 15 anos.

Como simular uma consolidação de créditos sem custos e sem compromissos?

Para simular é fácil, rápido e simples. Vá até o simulador ao final da página.

  1. Preencha os dados solicitados.
  2. Submeta os documentos necessários.
  3. Aguarde o contacto da nossa equipa.

O documento do Banco de Portugal – CRC é mesmo muito importante para avaliar a situação financeira de uma pessoa. Se estiver numa situação de aperto financeiro ou perto de entrar em incumprimento bancário, não desespere, inicie uma simulação agora e conte com a nossa equipa de especialistas para ajudar a resolver a situação.

A e-loan Soluções Financeiras é uma intermediária de crédito registada no Banco de Portugal, especializada em crédito consolidado. Junte os seus créditos num só pagamento, com taxas competitivas e prazos flexíveis.

Simulação de pedido de Crédito Consolidado
A carregar

INTRODUÇÃO

O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

 

A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

 

Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

 

Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso website o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do website e-loan®  é importante para a Easyfinance, Lda.

O uso do website e-loan® pressupõe a aceitação deste acordo de privacidade. Podemos alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado. 

 

ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO

 

A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

 

ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

 

Para obter qualquer esclarecimento relacionado com a presente Política de protecção de dados e Cookies, os titulares dos dados (Cliente) podem enviar uma carta ao cuidado de “Easyfinance – para a Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, ou através do seguinte endereço eletrónico: [email protected]

 

Os clientes poderão, ainda, caso o pretendam apresentar reclamações ou pedidos de informação junto da Comissão Nacional de Protecção Dados, que é a autoridade de controlo nacional para efeitos do Regulamento Geral de Protecção de Dados e da lei nacional aplicável.

 

TIPO DE DADOS TRATADOS

 

Os dados pessoais recolhidos correspondem aos dados de identificação, de filiação, de morada, de crédito, profissionais, de património e financeiros (remunerações auferidas ou responsabilidades no sector financeiro) que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários.

 

DADOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS

 

Nos termos da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo o estabelecimento de uma qualquer relação de negócio, como por exemplo no decorrer da  relação comercial entre o cliente e a Easyfinance para efeitos de obrigações pré-contratuais e e formalização do processo de contratação de uma operação de crédito, estão condicionadas à recolha e tratamento dos seguintes dados de identificação e respetivos comprovativos: (i) nome completo; (ii) assinatura; (iii) data de nascimento; (iv) nacionalidade constante do documento de identificação; (v) tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; (vi) número de identificação fiscal ou, quando não disponha de número de identificação fiscal, o número equivalente emitido por autoridade estrangeira competente; (vii) profissão e entidade patronal, quando existam; (viii) endereço completo da residência permanente e, quando diverso, do domicílio fiscal; (ix) naturalidade; e (x) outras nacionalidades não constantes do documento de identificação. Por outro lado, a contratação de crédito pelos consumidores, ou seja por pessoas singulares que contratem com objetivos alheios à sua atividade comercial ou profissional, está sujeita, nos termos da lei (Decreto-Lei nº 133/2009 e Decreto –Lei nº 74-A/2017), à prévia avaliação, da solvabilidade do Cliente que solicita crédito. A avaliação da solvabilidade obriga, nos termos do Aviso nº 4/2017, a recolher e tratar, pelo menos, os seguintes dados pessoais dos Clientes: (i) idade e situação profissional do Cliente; (ii) rendimentos auferidos pelo Cliente; (iii) despesas regulares do Cliente; e (iv) cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente noutros contratos de crédito, junto das instituições de crédito.

 

DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

 

A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

 

FINALIDADES DO TRATAMENTO

 

Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

(a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

(b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

(c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

(d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;

(e) Ações de recuperação de crédito ou a intervenção em processos de insolvência ou de qualquer outra natureza tendo em vista o exercício ou a defesa dos direitos dos credores ou prestador de serviços financeiros;

(f)  Utilização de cookies para melhorar a navegação nos canais digitais e adequação ao dispositivo que é utilizado (computador ou equipamento móvel) pelo Cliente;

(g) Personalização da informação dos Clientes/Utilizadores nos canais digitais;

(h) Gestão de processos que tratam de reclamações;

(i) Apresentação de propostas comerciais a Potenciais Clientes;

(j) Tratamento e prestação de informação obrigatória e resposta a pedidos das entidades reguladoras (e.g. Banco Central Europeu e Banco de Portugal) no âmbito do cumprimento de obrigações legais em vigor, bem como em resposta a pedidos de autoridades públicas (e.g. Tribunais e Polícia)

 

CANAIS DIGITAIS E UTILIZAÇÃO DE COOKIES

 

Conforme já referido, o website e-loan®, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e seu funcionamento, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores.

 

O website e-loan® utiliza cookies, entendendo-se como tal pequenos ficheiros de texto com informação relevante que o dispositivo de acesso (computador, telemóvel/smartphone ou tablet) carrega, através do navegador de internet (browser), quando o Cliente/Utilizador visita o website.

 

Os Cookies que utiliza permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos seus Clientes/Utilizadores, aumentando, por um lado, a rapidez e eficiência de resposta e, por outro, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações. A colocação de cookies não só ajuda o Website a reconhecer o dispositivo do Cliente/Utilizador na próxima vez que este o visita, mas também será imprescindível para o funcionamento do mesmo. Os cookies usados não recolhem informações pessoais que permitam identificar o Cliente/Utilizador, guardando apenas informações genéricas, designadamente a forma ou local/país de acesso do Cliente/Utilizador e o modo como usam os Websites, entre outros. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as preferências dos Clientes/Utilizadores. O Cliente/Utilizador pode, a qualquer momento e através do seu navegador de internet (browser), decidir ser notificado sobre a receção de cookies, bem como bloquear a respetiva entrada no seu sistema. Alerta-se para o facto da recusa de uso de cookies poderá resultar no website e-loan® não funcionar corretamente.

 

O website e-loan®, utiliza diferentes tipos de cookies, conforme a seguir descrito:

(i) Cookies essenciais – alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;

(ii) Cookies de funcionalidade – os cookies de funcionalidade permitem relembrar as preferências do utilizador relativamente à navegação nos Websites, não necessitando, assim, de o reconfigurar e personalizar cada vez que o visita;

(iii) Cookies analíticos – Estes cookies são utilizados para analisar a forma como os utilizadores usam os Websites, permitindo destacar artigos ou serviços que podem ser do interesse dos utilizadores, e monitorizar o desempenho dos sites, conhecendo quais as páginas mais populares, qual o método de ligação entre páginas que é mais eficaz ou para determinar a razão de algumas páginas estarem a receber mensagens de erro. Estes cookies são utilizados apenas para efeitos de criação e análise estatística, sem nunca recolher informação de carácter pessoal. Assim, o website e-loan®, pode fornecer uma experiência de elevada qualidade ao personalizar a sua oferta e, rapidamente, identificar e corrigir quaisquer problemas que surjam.

 

Também quanto à validade existem dois tipos de cookies:

 

(i) Cookies permanentes – são cookies que ficam armazenados nos dispositivos de acesso (computador, telemóvel, smartphone ou tablet), ao nível do navegador de internet (browser), e são usados sempre que o Cliente/Utilizador visita novamente o website e-loan®. Em geral, são usados para direcionar a navegação de acordo com os interesses do utilizador, permitindo prestar um serviço mais personalizado;

(ii) Cookies de sessão – são cookies temporários, que são gerados e estão disponíveis até encerrar a sessão. Da próxima vez que o Cliente/Utilizador aceder ao seu navegador de internet (browser) os cookies já não estarão armazenados. A informação obtida permite gerir as sessões, identificar problemas e fornecer uma melhor experiência de navegação. Os Clientes/Utilizadores poderão desativar parte ou a totalidade dos cookies a qualquer momento. Devem, para tal, seguir as instruções apresentadas na página “Gerir o uso de cookies”. Ao desativar os cookies o website e-loan® poderá não funcionar corretamente.

 

A Easyfinace poderá ainda utilizar cookies na abertura das newsletters/emails, para fins estatísticos, e que permitem saber se são abertas e verificar os cliques através de links ou anúncios dentro da newsletter. O Cliente/Utilizador tem sempre a possibilidade de desativar o envio das newsletters/correio eletrónico através da opção específica no rodapé das mesmas.

 

DESTINATÁRIOS DOS DADOS

 

A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

 

Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

 

Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

 

A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

 

PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

 

O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

 

Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

 

Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

 

DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

 

Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

 

(a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

(b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

(c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

(d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

(e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

(f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

(g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

(h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

 

SEGURANÇA DOS DADOS

 

A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

 

INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

-Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

-Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

-CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

Partilhe este artigo nas redes sociais:

artigos relacionados

LER ARTIGO
pagar ou receber reembolso irs
Saiba quanto irá receber de reembolso de IRS ou o montante que terá que pagar com a ajuda da última...

Como saber se vai pagar ou receber reembolso de IRS em 2024?

LER ARTIGO
emprestimo fazer obras
Conheça as diferentes formas de financiamento que existem para fazer obras. Entenda como o crédito consolidado pode ajudar a melhorar...

Obtenha um empréstimo para fazer obras.

LER ARTIGO
simular salario liquido 2024
Quer saber qual será o seu salário líquido em 2024, após retenção na fonte? Use o nosso simulador gratuito e...

Simulador Salário Líquido 2024

LER ARTIGO
como gerir financas em casal
Sugestões úteis para alcançar os objetivos financeiros com o seu parceiro em 2024.

Guia completo para gerir as finanças em casal em 2024

Tags do artigo

Receba os melhores conteúdos de finanças.

Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

Receba os melhores conteúdos de finanças.

Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes de poupança e literacia financeira, e esteja sempre a par das notícias mais atuais.

Scroll to Top
o que deseja PROCURAR?
Filtrar por Categoria
Selecionar todos
Cartões de Crédito
Crédito ao Consumo
Crédito Consolidado
Crédito Habitação
Crédito Pessoal
Créditos
Diversidades
Finanças
Incidentes Bancários
Institucional
Investimento
IRS
Poupança
Simuladores
Tecnologia
Trabalho

Procurar por: crédito consolidadocrédito pessoalcrédito habitaçãoirsincumprimento bancáriocartão de créditoguia