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Como organizar a minha vida financeira em 2021?

18/12/2020

Veja neste artigo como fazer um planeamento financeiro para 2021 e como organizar a sua vida financeira de modo a viver mais feliz.

Cada final de ano é uma boa época para fazer um balanço que inclua um bom planeamento financeiro do ano que passa e daquele que aí vem. Os desafios são mais que são muitos, e a organização financeira é a chave de ouro para entrar com o pé direito no ano novo.

Mas como posso organizar a minha vida financeira nos tempos que correm?

É uma boa pergunta que merece uma resposta concreta com dicas reais sobre gestão financeira e adaptadas às necessidades das finanças de cada pessoa que ensinam a viver o ano que vem, com uma vida financeira arrumada.

Devemos pensar positivamente e ter claro que se fizermos um planeamento financeiro sério, podemos viver com algum conforto para os milhares de imprevistos que surgem regularmente.

O novo ano está quase a chegar e neste último mês de 2020, já pode fazer o seu planeamento financeiro para 2021. Confira as dicas a seguir e aproveite para descarregar uma folha de cálculo para o ajudar a gerenciar as finanças em 2021.

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Faça já o download da folha de cálculo para organizar a sua vida financeira em 2021.

Dicas gerais para planear as suas finanças o novo ano

Acreditamos que, como alguma vontade e criatividade, a organização financeira torna-se um exercício diário que, apesar de desafiante, gera frutos rápidos, reais e muito compensadores na óptica da poupança.

Para começar a entrar no tema de uma forma geral,  veja o nosso artigo sobre a regra 50-15-35.

Admitindo que a simplicidade desta regra possa ser a base do destino dos seus gastos e de uma vida financeira arrumada, damos-lhe agora algumas dicas concretas de como organizar a vida financeira.

Para todos aqueles que acham que não têm como poupar, lembrem-se que é neste momento que devemos ser criativos, uma atitude muito importante para se fazer a ginástica orçamental.

Já pensou por exemplo que o subsídio de Natal pode servir para amortizar parte de um crédito? Já preparou o seu IRS? Tem as suas facturas todas organizadas com o seu número de contribuinte? Estas premissas são importantes para que o seu reembolso seja maior. Poderá encontrar mais informações sobre o reembolso de IRS na nossa página sobre Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares.

Já reparou que possivelmente este ano até vai ser mais fácil poupar no Natal? (finalmente uma boa notícia!). Vão haver menos gastos com comidas, gasolina, viagens, entre outros. Esse dinheiro pode ser poupado e não gasto.

Para uma correcta organização financeira, para além da primeira fase de planeamento é muito importante a disciplina. Este compromisso deve ser vivido por todos em casa. De nada vale uma pessoa poupar se a outra gastar. Deve ser uma colaboração de todos, até mesmo dos filhos, se for esse o caso. Quanto maior o número de pessoas a poupar, mais frutos se colhem e o planeamento financeiro tem maior capacidade de vingar.

Como organizar a sua vida financeira em 2021?

Para além das poupanças diárias que já temos em conta como a luz, água, gás, gasóleo ou gasolina, saiba como pode ir mais adiante no mundo das poupanças.

Estando no mercado financeiro há mais de 15 anos, a e-loan sente-se com alguma autoridade em aconselhar e explicar como pode ir mais longe na poupança diária, fazendo uma organização financeira a fundo nas suas finanças e pensar no seu futuro.

Siga-nos nos próximos passos e veja como pode poupar planeando com perspectiva.

Poupar no Crédito Habitação

Sabia que o crédito habitação está mais barato e que o spread baixou dadas as circunstâncias do mercado?

Devemos procurar saber e estar atentos ao que se passa no mercado de habitação, até porque não é apenas pelo spread estar mais barato que deverá rever a sua posição no mercado. Pense que também, uma revisão ou até uma transferência de crédito para outra entidade, pode ser uma oportunidade para poupar nos serviços associados a este crédito, como por exemplo o seguro e as comissões.

Podemos e devemos utilizar conselhos técnicos de quem sabe sobre o assunto e utilizar a nossa inteligência financeira para melhorar a nossa qualidade de vida. Uma negociação do crédito habitação, pode significar uma grande poupança que deverá ser utilizada para milhares de outras situações como comprar um carro novo, preparar a reforma, fazer investimentos, pagar os estudos etc.

São inúmeras as vantagens em reorganizar a vida financeira, tornando-a mais adaptada às suas necessidades e mais folgada para gastar noutros itens que necessite e não mantendo dinheiro empatado no banco.

É preciso ressalvar que nem toda a gente consegue transferir o seu crédito habitação. Apesar das novas dinâmicas de mercado, os bancos têm muita cautela na aprovação de novos créditos, exactamente também… pela situação do mercado. Assim, deverá construir um processo sólido que convença o banco que é um bom candidato. Mas há que tentar…

Se pretende rever a sua situação, simule e poupe já.

Veja também a seguir, alguns custos diários nos quais pode poupar com facilidade.

Renegocie serviços contratados

Este é aquele parágrafo que falamos dos custos do dia-a-dia e que por norma há muito mais resistência em poupar, seja por falta de tempo, por serem muitos ou por pura “preguiça”.

  • Não sabemos se é o seu caso, mas ao contratar serviços como tv, net ou telefone nunca lemos até ao fim as letras pequenas em rodapé. Lá está o efeito preguiça. Mas é aqui que está o truque para saber onde podemos poupar neste tipo de serviços seja pelas obrigações temporais dos planos, seja por outras condicionantes.
  • Não apontou a data do final de plano grátis daquela app que lhe ensina a dormir melhor, ou com um plano de emagrecimento infalível? Por norma há muitos esquecimentos para apagar esta tal app que não perdoa nas contas do cartão de crédito e cujo débito fica lá esquecido; só quando descobrimos, é que metemos as “mãos à cabeça”.
  • Tem preguiça de ir ao ginásio e preguiça para cancelar o débito directo?
  • E as multas… hoje em dia, é muito fácil saber onde não se pode andar em excesso de velocidade, aplicações como o waze já informam onde andam os radares. Porquê andar depressa e ter de pagar posteriormente um valor… sem valor?

Estes são alguns esquecimentos que em nada ajudam a poupar e além de mais são irritantes de pagar. Não concordam?

Analise e reavalie os seus seguros

Os seguros são um tema altamente técnico e para muitos complicado. São vários os produtos, várias as coberturas e muitos fornecedores. Mais uma vez aqui, ler as notas de rodapé é de extrema importância.

Ao contratar um seguro temos de ter em conta as coberturas e exclusões e de quando a quando, ajustar-nos à oferta de mercado que é bastante dinâmica.

Já pensou há quanto tempo não revê a sua carteira e analisa o mercado segurador?

Automóvel, vida, casa ou saúde são os seguros mais procurados, e pode poupar em cada um deles, tendo alguns pontos em atenção, tais como: avaliar as reais necessidades e contratar apenas aquilo que precisa; ter atenção à duplicação de coberturas no caso de ter mais do que um seguro para o mesmo efeito; pagamentos a débito ou anuais por norma poderão ter vantagens; consolidar vários seguros numa mesma entidade poderá ter as suas vantagens em termos de valores.

Sendo um assunto tão importante e também difícil aconselhar-se com um mediador pode ser benéfico e mais em conta, pois muitas vezes conseguem junto do mercado preços mais acessíveis.

Renegociação de dívidas - Renegocie os seus compromissos e dívidas

Não importa o modo como pretende organizar a sua vida financeira, desde que o faça com continuidade e de uma forma colaborativa em família. Ao fazer um planeamento financeiro eficaz tem 2 vantagens base:

  • Não entra em incumprimento.
  • Poderá investir em novos projectos.

Podemos considerar o acto da poupança uma verdadeira lufada de ar fresco. Ao mesmo tempo que pode pagar dívidas que tantas dores de cabeça trazem, pode ainda investir em novos projectos como estudos, nova decoração da casa, viagens, amortização de crédito entre outros.

Para atingir ainda mais sucesso nesta nova fase de organização financeira, tente junto dos seus credores negociar dívidas e prazos, pois aqui também terá variadíssimos benefícios a juntar à lista.

Uma óptima estratégia para incluir no seu planeamento financeiro é a hipótese de juntar todas as suas dívidas numa só. Isto é, além da poupança dita imediata de tudo aquilo que já falámos neste artigo, desde seguros a TV, e telefones, ao juntar todos os seus créditos num só. Isto fará com que fique com uma maior liberdade financeira. (Veja como já a seguir).

Ao apostar nesta nova vida de planeamento financeiro, a bola de neve de dívidas que outrora não deixava dormir, passa a ser uma bola de neve produtiva e positiva na óptica do investimento e não da dívida.

Juntar todas as dívidas numa só

Juntar todas as dívidas numa só faz parte de um bom planeamento financeiro e de uma reorganização financeira feliz. Imagine que tem 3 créditos a cargo, com 3 prestações, 3 taxas de juro, 3 taxas de pagamento e por vezes, 3 entidades credoras?

Não seria mais simples e benéfico, ter apenas uma dívida a pagar com menos esforço e dores de cabeça? Sim é possível.
A sua organização financeira, pode e deve contemplar a reestruturação da sua carteira de crédito numa óptica de poupança.

Comece a poupar agora

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Já ouviu falar do crédito consolidado?

Não é mais do que juntar todas os seus créditos num só, conseguindo em muitos casos uma poupança efectiva de 60% das suas prestações mensais. Isto porquê?

Porque ao ficar apenas com um crédito a pagamento, paga apenas uma comissão, uma taxa de juro mais baixa, com os benefícios adjacentes de que pode escolher o banco com quem contratar e ter apenas uma data de pagamento.

O que antes julgávamos ser um processo demorado que implicava uma ida ao banco, hoje sabemos que se pode fazer através da Internet de forma simples, célere e segura com uma análise ao mercado para lhe dar melhores soluções e uma resposta em 24 horas.

Há que fazer a ressalva, que esta operação é muito importante e deve ter o melhor e mais honesto consultor do seu lado.

Veja este blog para saber mais sobre as vantagens e desvantagens do crédito consolidado e consolide a informação aqui.

Não deixe para poupar em 2021. Comece a poupar agora mesmo.

“Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje” é talvez o provérbio mais adequado a quem pretende começar a reorganizar a sua vida financeira.

Pode eventualmente perder algum tempo numa primeira fase, embora o nosso plano mensal proposto, ajude em muito, não só a não perder tempo, como também na organização dos custos e dívidas. Quanto mais pressa tiver em poupar, com mais dinheiro acumulado fica.

Se teve interesse em ler este artigo até aqui, é porque tem uma necessidade real de poupança e a equipa da e-loan pode ajudá-lo como já ajudou milhares de tantos outros portugueses que começaram a poupar connosco:

A e-loan Soluções Financeiras é uma analista de crédito com mais de 15 anos no mercado. Orgulha-nos as palavras dos nossos clientes que nos dão alento para continuar a apoiar e a aconselhar as famílias portuguesas nas suas opções financeiras.

Somos especializados em crédito: consolidado, habitação e pessoal, numa perspectiva eficaz de poupança. Através dos nossos simuladores de crédito, o cliente poderá através de um clique e em monos de 24 horas obter uma resposta dos nossos analistas que efectuam uma análise detalhada do perfil financeiro de cada cliente.

Propomos a solução de crédito mais adequada às suas necessidades, permitindo melhorar o seu a dia-a-dia.

Preciso de ajuda para organizar as minhas dívidas. Por onde posso começar?

Saiba o passo a passo e a lista de documentos que deve ter consigo na hora de fazer o seu crédito consolidado.

  1. Aceda ao nosso site e faça uma simulação online.
  2. Faça o envio dos dados pessoais através de nosso simulador com:
  1. Após o preenchimento de todas as informações, submeta o seu pedido de contacto.
Simulação de pedido de Crédito Consolidado
A carregar

INTRODUÇÃO

O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

 

A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

 

Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

 

Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso website o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do website e-loan®  é importante para a Easyfinance, Lda.

O uso do website e-loan® pressupõe a aceitação deste acordo de privacidade. Podemos alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado. 

 

ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO

 

A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

 

ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

 

Para obter qualquer esclarecimento relacionado com a presente Política de protecção de dados e Cookies, os titulares dos dados (Cliente) podem enviar uma carta ao cuidado de “Easyfinance – para a Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, ou através do seguinte endereço eletrónico: [email protected]

 

Os clientes poderão, ainda, caso o pretendam apresentar reclamações ou pedidos de informação junto da Comissão Nacional de Protecção Dados, que é a autoridade de controlo nacional para efeitos do Regulamento Geral de Protecção de Dados e da lei nacional aplicável.

 

TIPO DE DADOS TRATADOS

 

Os dados pessoais recolhidos correspondem aos dados de identificação, de filiação, de morada, de crédito, profissionais, de património e financeiros (remunerações auferidas ou responsabilidades no sector financeiro) que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários.

 

DADOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS

 

Nos termos da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo o estabelecimento de uma qualquer relação de negócio, como por exemplo no decorrer da  relação comercial entre o cliente e a Easyfinance para efeitos de obrigações pré-contratuais e e formalização do processo de contratação de uma operação de crédito, estão condicionadas à recolha e tratamento dos seguintes dados de identificação e respetivos comprovativos: (i) nome completo; (ii) assinatura; (iii) data de nascimento; (iv) nacionalidade constante do documento de identificação; (v) tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; (vi) número de identificação fiscal ou, quando não disponha de número de identificação fiscal, o número equivalente emitido por autoridade estrangeira competente; (vii) profissão e entidade patronal, quando existam; (viii) endereço completo da residência permanente e, quando diverso, do domicílio fiscal; (ix) naturalidade; e (x) outras nacionalidades não constantes do documento de identificação. Por outro lado, a contratação de crédito pelos consumidores, ou seja por pessoas singulares que contratem com objetivos alheios à sua atividade comercial ou profissional, está sujeita, nos termos da lei (Decreto-Lei nº 133/2009 e Decreto –Lei nº 74-A/2017), à prévia avaliação, da solvabilidade do Cliente que solicita crédito. A avaliação da solvabilidade obriga, nos termos do Aviso nº 4/2017, a recolher e tratar, pelo menos, os seguintes dados pessoais dos Clientes: (i) idade e situação profissional do Cliente; (ii) rendimentos auferidos pelo Cliente; (iii) despesas regulares do Cliente; e (iv) cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente noutros contratos de crédito, junto das instituições de crédito.

 

DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

 

A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

 

FINALIDADES DO TRATAMENTO

 

Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

(a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

(b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

(c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

(d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;

(e) Ações de recuperação de crédito ou a intervenção em processos de insolvência ou de qualquer outra natureza tendo em vista o exercício ou a defesa dos direitos dos credores ou prestador de serviços financeiros;

(f)  Utilização de cookies para melhorar a navegação nos canais digitais e adequação ao dispositivo que é utilizado (computador ou equipamento móvel) pelo Cliente;

(g) Personalização da informação dos Clientes/Utilizadores nos canais digitais;

(h) Gestão de processos que tratam de reclamações;

(i) Apresentação de propostas comerciais a Potenciais Clientes;

(j) Tratamento e prestação de informação obrigatória e resposta a pedidos das entidades reguladoras (e.g. Banco Central Europeu e Banco de Portugal) no âmbito do cumprimento de obrigações legais em vigor, bem como em resposta a pedidos de autoridades públicas (e.g. Tribunais e Polícia)

 

CANAIS DIGITAIS E UTILIZAÇÃO DE COOKIES

 

Conforme já referido, o website e-loan®, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e seu funcionamento, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores.

 

O website e-loan® utiliza cookies, entendendo-se como tal pequenos ficheiros de texto com informação relevante que o dispositivo de acesso (computador, telemóvel/smartphone ou tablet) carrega, através do navegador de internet (browser), quando o Cliente/Utilizador visita o website.

 

Os Cookies que utiliza permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos seus Clientes/Utilizadores, aumentando, por um lado, a rapidez e eficiência de resposta e, por outro, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações. A colocação de cookies não só ajuda o Website a reconhecer o dispositivo do Cliente/Utilizador na próxima vez que este o visita, mas também será imprescindível para o funcionamento do mesmo. Os cookies usados não recolhem informações pessoais que permitam identificar o Cliente/Utilizador, guardando apenas informações genéricas, designadamente a forma ou local/país de acesso do Cliente/Utilizador e o modo como usam os Websites, entre outros. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as preferências dos Clientes/Utilizadores. O Cliente/Utilizador pode, a qualquer momento e através do seu navegador de internet (browser), decidir ser notificado sobre a receção de cookies, bem como bloquear a respetiva entrada no seu sistema. Alerta-se para o facto da recusa de uso de cookies poderá resultar no website e-loan® não funcionar corretamente.

 

O website e-loan®, utiliza diferentes tipos de cookies, conforme a seguir descrito:

(i) Cookies essenciais – alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;

(ii) Cookies de funcionalidade – os cookies de funcionalidade permitem relembrar as preferências do utilizador relativamente à navegação nos Websites, não necessitando, assim, de o reconfigurar e personalizar cada vez que o visita;

(iii) Cookies analíticos – Estes cookies são utilizados para analisar a forma como os utilizadores usam os Websites, permitindo destacar artigos ou serviços que podem ser do interesse dos utilizadores, e monitorizar o desempenho dos sites, conhecendo quais as páginas mais populares, qual o método de ligação entre páginas que é mais eficaz ou para determinar a razão de algumas páginas estarem a receber mensagens de erro. Estes cookies são utilizados apenas para efeitos de criação e análise estatística, sem nunca recolher informação de carácter pessoal. Assim, o website e-loan®, pode fornecer uma experiência de elevada qualidade ao personalizar a sua oferta e, rapidamente, identificar e corrigir quaisquer problemas que surjam.

 

Também quanto à validade existem dois tipos de cookies:

 

(i) Cookies permanentes – são cookies que ficam armazenados nos dispositivos de acesso (computador, telemóvel, smartphone ou tablet), ao nível do navegador de internet (browser), e são usados sempre que o Cliente/Utilizador visita novamente o website e-loan®. Em geral, são usados para direcionar a navegação de acordo com os interesses do utilizador, permitindo prestar um serviço mais personalizado;

(ii) Cookies de sessão – são cookies temporários, que são gerados e estão disponíveis até encerrar a sessão. Da próxima vez que o Cliente/Utilizador aceder ao seu navegador de internet (browser) os cookies já não estarão armazenados. A informação obtida permite gerir as sessões, identificar problemas e fornecer uma melhor experiência de navegação. Os Clientes/Utilizadores poderão desativar parte ou a totalidade dos cookies a qualquer momento. Devem, para tal, seguir as instruções apresentadas na página “Gerir o uso de cookies”. Ao desativar os cookies o website e-loan® poderá não funcionar corretamente.

 

A Easyfinace poderá ainda utilizar cookies na abertura das newsletters/emails, para fins estatísticos, e que permitem saber se são abertas e verificar os cliques através de links ou anúncios dentro da newsletter. O Cliente/Utilizador tem sempre a possibilidade de desativar o envio das newsletters/correio eletrónico através da opção específica no rodapé das mesmas.

 

DESTINATÁRIOS DOS DADOS

 

A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

 

Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

 

Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

 

A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

 

PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

 

O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

 

Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

 

Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

 

DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

 

Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

 

(a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

(b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

(c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

(d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

(e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

(f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

(g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

(h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

 

SEGURANÇA DOS DADOS

 

A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

 

INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

-Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

-Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

-CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

A e-loan Soluções Financeiras já ajudou milhares de pessoas em Portugal. Conte connosco para ajudar no seu caso.

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