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evitar incumprimento bancario

As moratórias de crédito habitação acabaram. Conheça 5 ações para evitar o incumprimento bancário.

13/10/2021

O fim das moratórias de crédito habitação ainda é uma preocupação? Relaxe, pois existem formas que o poderão ajudar a evitar um potencial incumprimento bancário

Se esteve abrangido pelo fim das moratórias de crédito habitação, é provável que a sua preocupação actual passe por encontrar soluções que o ajudem a retomar todos os pagamentos de crédito, sem pôr em risco a sua saúde financeira. Se for o caso, não entre em pânico, pois existem soluções que o poderão ajudar a sair ileso do pós-moratórias de créditos.

Veja 5 ações para evitar o incumprimento bancário no pós moratórias, reorganizar as finanças e retomar o controlo das dívidas.

5 etapas para obter o melhor cenário financeiro no pós-moratórias de crédito habitação

Etapas para evitar o incumprimento bancário no pós-moratórias de crédito habitação

Evitar o incumprimento bancário é uma prioridade quando nos referimos a moratórias de crédito habitação. Lembre-se que os bancos só poderão fazer algo por sim, se as suas finanças estiverem bem encaminhadas. Ou seja, deve evitar ao máximo, entrar em incumprimento bancário.

Se deixar de pagar algum crédito ou prestações da casa, poderá entrar para a lista negra do Banco de Portugal por estar em incumprimento bancário. Esta situação de falta de pagamento dos créditos deve mesmo ser evitada. Pois, quanto mais dívidas acumuladas e prestações atrasadas, maiores serão as dificuldades para reorganizar as finanças e conseguir ajuda financeira.

Portanto, siga e descubra 5 ações para evitar o incumprimento bancário no pós-moratórias de créditos.

5 Etapas para evitar ao máximo a lista negra do Banco de Portugal

Sumário

    Etapas para vencer o pós-moratórias:

    • Etapa 1 - Saiba que moratória de crédito tem e quanto irá pagar.
    • Etapa 2 - Reveja todas as despesas mensais e perceba como conseguirá aumentar os seus níveis de poupança.
    • Etapa 3 - Verifique se possui algum fundo de emergência para evitar o incumprimento bancário.
    • Etapa 4 - Procure renegociar os seus créditos.
    • Etapa 5 - Conheça o crédito consolidado como uma solução para evitar o incumprimento bancário no pós-moratórias

    Veja ao certo o que cada uma destas etapas significa individualmente. Se no final do artigo ficar com alguma dúvida, sinta-se à vontade para nos enviar uma mensagem.

    5 etapas para evitar o incumprimento bancário no fim das moratórias de crédito habitação

    Veja a seguir a lista de ações para evitar o incumprimento bancário no final das moratórias de créditos.

    Etapa 1 - Saiba que moratória de crédito tem e quanto irá pagar

    Nesta altura, já deve ter recebido um aviso do banco a relembrar o fim das moratórias e a retoma dos pagamentos, com o valor que irá pagar. Se não tiver recebido nenhuma mensagem do banco com esta informação, procure contactar de imediato a instituição financeira onde efetuou o pedido de crédito.

    É importante que saiba exatamente o que deverá pagar para poder avaliar a sua situação financeira. Recorde-se que, quando aderiu às moratórias de crédito habitação, pôde beneficiar de uma das duas modalidades:

    Duas modalidades das moratórias de crédito habitação:

    • Período de carência de capital: tendo ficado a pagar apenas as prestações relativas aos juros do crédito habitação.
    • Suspensão total dos pagamentos: tendo beneficiado de uma suspensão de todas as dívidas mensais.

    Independentemente da escolha que tiver feito na altura, lembre-se que agora, a prioridade passa por encontrar soluções que o ajudem a retomar todos os pagamentos de crédito, evitando ao máximo o endividamento. Evite deixar de pagar as prestações de créditos, pois uma possível situação de incumprimento bancário não será benéfica nem para si, nem para o banco.

    Etapa 2 - Reveja todas as despesas mensais e perceba como conseguirá aumentar os seus níveis de poupança

    Após saber quanto irá pagar por mês, da percentagem do seu crédito habitação, procure perceber que dívidas mensais são importantes e que dívidas são dispensáveis. Por exemplo, se paga mensalmente uma dívida de um ginásio que não frequenta, deve mesmo cancelar a inscrição para conseguir uma poupança.

    Lembre-se: pequenos gestos poderão fazer uma grande diferença no orçamento familiar.

    Etapa 3 - Verifique se possui algum fundo de emergência para evitar o incumprimento bancário

    Para aqueles que tiverem um “pé-de-meia”, é uma boa altura para usar esse dinheiro para pagar as dívidas e evitar o incumprimento bancário. Este fundo de reserva poderá ser uma ajuda para ultrapassar o período difícil do pós-moratórias de crédito.

    Se não tem uma poupança para situações difíceis, é hora de começar a poupar. Comece com pouco, nem que seja ao colocar apenas 10€/mês. O importante é fazer uma poupança para eventuais imprevistos financeiros.

    Etapa 4 - Renegociar os créditos no pós-moratórias

    Se não está em condições de retomar os pagamentos do crédito habitação no pós-moratórias, é importante renegociar a sua situação com o banco, para evitar o incumprimento bancário. Neste ponto, é possível que lhe seja apresentado o PARI ou Plano de Ação para o Risco de Incumprimento.

    No plano PARI, o banco irá fazer uma reavaliação do seu processo, para encontrar soluções que o ajudem a retomar os seus pagamentos em dívidas. O PARI poder ser uma alternativa para evitar entrar na lista negra do Banco de Portugal.

    Em alguns casos, o PARI pode não ser a melhor alternativa para enfrentar o período pós-moratórias. Recomendamos que procure outras alternativas e considere todas as possibilidades disponíveis para evitar o incumprimento bancário. É mesmo importante que considere várias possibilidades para acabar com as dívidas. Assim poderá escolher a que melhor se adapta ao seu perfil.

    Uma ótima opção para conseguir pagar as prestações da casa e reorganizar as finanças, passa por pedir um crédito consolidado. Na etapa seguinte, explicamos como funciona a consolidação de créditos, na prática.

    Etapa 5 - Conheça o crédito consolidado como uma solução para evitar o incumprimento bancário no pós-moratórias

    Se tem muitas prestações a decorrer com vencimentos em datas diferentes, a retoma dos pagamentos do crédito habitação pode ser ainda mais difícil. Nesses casos, uma reorganização financeira pode ser a solução. Um das alternativas para conseguir o dinheiro que falta para retomar o pagamento das prestações da casa é o crédito consolidado.

    A consolidação de créditos é uma ótima alternativa para reduzir os vários créditos em diferentes bancos, reorganizar as finanças e até conseguir algum dinheiro extra. O objetivo do crédito consolidado é que fique a pagar uma única prestação mensal, numa só data e num só banco.

    O crédito consolidado é uma das soluções de crédito mais utilizadas para fazer uma reestruturação das suas finanças, sobretudo em momentos difíceis como o pós-moratória. Nesses casos, é preciso conseguir liquidez extra, rapidamente, reduzir as prestações e facilitar os pagamentos.

    A solução para juntar as prestações de créditos tem sido usada por muitos portugueses nos últimos 15 anos para acabar com as dívidas. Veja a seguir, o exemplo da consolidação de créditos feita pelo António para sobreviver ao período do pós-moratórias de crédito habitação.

    solucao pos moratorias
    Exemplo de Consolidação de Créditos - Caso de Sucesso no Pós Moratórias • Fonte: e-loan Soluções Financeiras
    Exemplo de consolidação de créditos

    O António tinha dívidas em diferentes modalidades de créditos e já havia entrado em contacto com banco para tentar alguma ajuda para enfrentar o fim das moratórias de créditos. O António não considerou a proposta do banco interessante e decidiu seguir para uma consolidação de créditos. Veja os detalhes da consolidação de créditos que o António decidiu fazer para reorganizar as finanças no fim das moratórias.

    Situação dos Créditos antes da consolidação:

    • 1 crédito habitação: 500€/mês.
    • 1 crédito pessoal: 200€/mês.
    • 1 crédito de cartão de crédito: 150€/mês.

    A soma dos 3 créditos acumulava um total de dívidas mensais no valor de 850€.

    1 crédito habitação (500€) + 1 crédito pessoal (200€) + 1 crédito de cartão de crédito (150€) = 850€.

    O António trabalhava num café em Braga e tinha um ordenado líquido mensal no valor de 1200€. Com a pandemia, o António não conseguiu pagar todas as dívidas e teve de usar toda a sua poupança. Para evitar a perda da casa, o António recorreu ao apoio das moratórias de crédito habitação.

    Com o fim das moratórias e a retoma do país à normalidade, o António pensou que iria conseguir retomar todos os seus pagamentos. No entanto, os seus rendimentos não voltaram à normalidade e com um salário menor, teve que buscar ajuda para pagar a prestação da casa.

    Em pesquisas na Internet, o António decidiu fazer uma simulação de crédito consolidado para tentar acabar com as dívidas e juntar todos os pagamentos mensais. Após fazer uma consolidação de créditos, a situação financeira ficou estável e as dívidas sob controlo.

    Situação dos Créditos depois da consolidação:

    1 prestação do crédito consolidado = 340/mês (Junção dos Créditos)

    Com a consolidação de créditos, o António conseguiu reduzir o valor das suas prestações mensais em 510€:

    850€ (antes da consolidação) – 340€ (depois da consolidação) = 510 (Economia com o Crédito Consolidado)

    Isso representa uma economia atual da ordem de 6120€:

    Economia Anual = 12 meses x 510€ = 6120€/ano

    A consolidação de créditos da e-loan Soluções Financeiras ajudou o António a passar pelo pós-moratórias de créditos e reorganizar as finanças. Com a economia, ele conseguiu ajudar o filho a pagar os estudos.

    Ficou interessado na Consolidação de Créditos? Veja como efetuar um pedido gratuito de simulação de crédito consolidado.

    Onde posso pedir ajuda gratuita para enfrentar o período pós-moratórias de crédito?

    A e-loan Soluções Financeiras destaca-se no mercado de crédito consolidado de Portugal. Já ajudou a milhares de portugueses ao longo dos últimos 15 anos. Adquiriu a confiança dos seus clientes e tornou-se uma referência em reorganização financeira com o crédito consolidado.

    Se esteve abrangido pelo apoio das moratórias de crédito habitação e precisa de uma ajuda para retomar o pagamento das suas mensalidades, conte com a e-loan para o ajudar a enfrentar o pós-moratórias de crédito habitação.

    Veja a seguir quais os passos que precisa realizar para efetuar o seu pedido de consolidação de créditos e-loan.

    Como simular um pedido de crédito consolidado gratuito?

    1. Inicie uma simulação de crédito consolidado para o pós-moratórias no final da página.
    2. Envie os dados necessários. Quanto mais corretos, mais facilmente terá uma resposta o seu processo.
    3. Submeta todos os documentos indicados para ter uma resposta mais rápida:
    1. Aguarde o contacto da nossa equipa de especialistas. A resposta é a mais rápida do mercado e deve chegar em menos de 24 horas. (Trabalhamos de segunda a sexta-feira das 09:00 horas - 18 horas).

    Espero que o artigo o tenha ajuda a conhecer algumas das estratégias que pode utilizar para evitar entrar em situação de incumprimento bancário no pós-moratórias. Conte connosco para o ajudar a esclarecer algumas das suas principais dúvidas sobre Finanças.

    Simulação de pedido de Crédito Consolidado
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    INTRODUÇÃO

    O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

     

    A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

     

    Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

     

    Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso website o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do website e-loan®  é importante para a Easyfinance, Lda.

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    ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO

     

    A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

     

    ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

     

    Para obter qualquer esclarecimento relacionado com a presente Política de protecção de dados e Cookies, os titulares dos dados (Cliente) podem enviar uma carta ao cuidado de “Easyfinance – para a Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, ou através do seguinte endereço eletrónico: [email protected]

     

    Os clientes poderão, ainda, caso o pretendam apresentar reclamações ou pedidos de informação junto da Comissão Nacional de Protecção Dados, que é a autoridade de controlo nacional para efeitos do Regulamento Geral de Protecção de Dados e da lei nacional aplicável.

     

    TIPO DE DADOS TRATADOS

     

    Os dados pessoais recolhidos correspondem aos dados de identificação, de filiação, de morada, de crédito, profissionais, de património e financeiros (remunerações auferidas ou responsabilidades no sector financeiro) que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários.

     

    DADOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS

     

    Nos termos da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo o estabelecimento de uma qualquer relação de negócio, como por exemplo no decorrer da  relação comercial entre o cliente e a Easyfinance para efeitos de obrigações pré-contratuais e e formalização do processo de contratação de uma operação de crédito, estão condicionadas à recolha e tratamento dos seguintes dados de identificação e respetivos comprovativos: (i) nome completo; (ii) assinatura; (iii) data de nascimento; (iv) nacionalidade constante do documento de identificação; (v) tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; (vi) número de identificação fiscal ou, quando não disponha de número de identificação fiscal, o número equivalente emitido por autoridade estrangeira competente; (vii) profissão e entidade patronal, quando existam; (viii) endereço completo da residência permanente e, quando diverso, do domicílio fiscal; (ix) naturalidade; e (x) outras nacionalidades não constantes do documento de identificação. Por outro lado, a contratação de crédito pelos consumidores, ou seja por pessoas singulares que contratem com objetivos alheios à sua atividade comercial ou profissional, está sujeita, nos termos da lei (Decreto-Lei nº 133/2009 e Decreto –Lei nº 74-A/2017), à prévia avaliação, da solvabilidade do Cliente que solicita crédito. A avaliação da solvabilidade obriga, nos termos do Aviso nº 4/2017, a recolher e tratar, pelo menos, os seguintes dados pessoais dos Clientes: (i) idade e situação profissional do Cliente; (ii) rendimentos auferidos pelo Cliente; (iii) despesas regulares do Cliente; e (iv) cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente noutros contratos de crédito, junto das instituições de crédito.

     

    DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

     

    A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

     

    FINALIDADES DO TRATAMENTO

     

    Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

    (a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

    (b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

    (c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

    (d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;

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    (i) Cookies essenciais – alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;

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    DESTINATÁRIOS DOS DADOS

     

    A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

     

    Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

     

    Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

     

    A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

     

    PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

     

    O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

     

    Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

     

    Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

     

    DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

     

    Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

     

    (a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

    (b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

    (c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

    (d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

    (e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

    (f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

    (g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

    (h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

    Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

    Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

     

    SEGURANÇA DOS DADOS

     

    A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

     

    INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

    -Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

    -Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

    -CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

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