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dicas enfrentar pos moratorias

A moratórias de crédito habitação acabaram. E agora, o que fazer para evitar um potencial incumprimento bancário?

15/10/2021

O prazo das moratórias públicas de crédito habitação terminou a 30 de Setembro de 2021. Mas, ainda há algo a fazer?

O fim das moratórias de crédito habitação chegou. A partir de agora, é importante pensar em soluções que o ajudem a evitar ao máximo o incumprimento bancário. Para facilitar, a e-loan preparou algumas dicas daquilo que deverá fazer para proteger as finanças familiares no pós-moratórias de crédito.

Conheça 3 dicas de como poderá recuperar o controlo financeiro no pós-moratórias de crédito habitação e evitar o incumprimento bancário

3 dicas para evitar o incumprimento bancário no fim das moratórias de crédito habitação

As moratórias de crédito habitação foram um apoio importantíssimo para muitas famílias que, devido à pandemia, viram os seus rendimentos afetados por um longo período. No entanto, essa ajuda do governo terminou e é hora de encontrar alternativas para evitar de ter problemas financeiros. Conheça a seguir, 3 dicas de como evitar o incumprimento bancário no pós-moratórias de crédito habitação.

Sumário

    Dicas para evitar a entrada para a lista negra do Banco de Portugal no pós-moratórias de crédito habitação

    1. Reavaliar a situação financeira com o banco.
    2. Conhecer soluções que ajudem a aumentar os níveis de poupança familiares.
    3. Conhecer propostas de crédito alternativas.

    Veja a seguir, o significado de cada uma das dicas. Se no final do artigo não ficar esclarecido, sinta-se à vontade para nos enviar um comentário no  nosso blog de Finanças.

    Saiba como evitar incumprimento no fim das moratórias de crédito habitação - 3 dicas daquilo que poderá fazer

    Vamos à lista das dicas que o poderão ajudar a evitar o incumprimento bancário no pós-moratórias de crédito habitação.

    1 - Reavaliar a situação financeira com o Banco

    Beneficiou da ajuda das moratórias de crédito habitação, mas sente que não terá disponibilidade financeira para retomar o pagamento de todas as suas dívidas? Se for o caso, a primeira coisa que deverá fazer, passa por efetuar um pedido de reavaliação da sua situação financeira. Lembre-se que o banco é um dos principais interessados que não falhe com o pagamento das dívidas de crédito. Por isso, é provável que reúna todos os esforços para o ajudar a pagar as suas dívidas, evitando o incumprimento bancário.

    Neste sentido, uma das soluções que poderá ser apresentada para o fim das moratórias de crédito é o PARI. Veja a seguir, o que isto significa.

    O que é o PARI?

    • Definição de PARI: o PARI ou Plano de Ação para o Risco de Incumprimento é um instrumento preparado pelos bancos que visa anteceder situações de incumprimento bancário.

    Com a ajuda deste plano, o cliente tem direito a uma reavaliação financeira das suas possibilidades para efetuar o pagamento do crédito.

    Se a solução encontrada pelo banco não for suficiente boa para si, procure sempre recorrer à ajuda de outras empresas que o ajudem a evitar ao máximo o incumprimento bancário. Conte com a e-loan Soluções Financeiras.

    A e-loan Soluções Financeiras é uma empresa de especialistas em crédito consolidado, que poderá ajudar a enfrentar o fim das moratórias de crédito habitação, com maior facilidade. Se estiver a precisar de uma ajuda, não perca mais tempo, conte connosco e faça já o seu pedido de análise gratuito.

    2 - Conhecer soluções que o ajudem a aumentar os níveis de poupança familiares

    Se estiver perto de retomar o pagamento de todas as suas dívidas mensais no fim das moratórias de crédito habitação, é natural que volte a sentir uma grande sobrecarga nas despesas familiares. Por isso, é fundamental que comece a pensar que comece a pensar em soluções que o ajudem, sobretudo para aumentar os níveis de poupança familiares.

    Algumas ferramentas que o poderão ajudar a melhorar o controlo financeiro são:

    • Folha de Cálculo de controlo financeiro: com a ajuda de uma folha de cálculo para controlo financeiro, poderá reorganizar as finanças e identificar as entradas e as saídas de dinheiro que tiver no orçamento familiar. Descarregue gratuitamente a folha de cálculo e-loan para ajudar a reorganizar as finanças.
    • Listas de compras: fazer uma lista do que tem a comprar pode ajudar a obter um maior controlo de todas as despesas. As listas ajudam a perceber os artigos ou produtos essenciais e aqueles que não necessários para o seu dia a dia.
    • Promoções e saldos que ajudam nas finanças pessoais: procure encontrar oportunidades  de promoções ou saldos de loja para comprar o que precisa com condições melhores.
    • Blog de Finanças: assine o nosso blog sobre finanças e obtenha informações e dicas de poupança diárias.

    Acredite que este passo é um dos que mais terá impacto no âmbito das finanças familiares. Além disso, este passo permitirá também que consiga ainda um fundo de poupança, o qual poderá ser utilizado para vários aspetos, como nomeadamente evitar o incumprimento bancário.

    3 - Conhecer soluções alternativas para reorganizar os créditos

    Hoje em dia, existem várias soluções pensadas para fazer uma reorganização de créditos. Essencialmente, essas soluções de crédito servem para o ajudar em períodos financeiramente mais debilitados, como nomeadamente o pós-moratórias de crédito habitação. Uma dessas soluções é o crédito consolidado.

    A consolidação de créditos permite juntar várias das suas dívidas mensais em apenas um pagamento e obter uma redução significativa das prestações mensais até 60%.

    Veja a seguir outras vantagens do crédito consolidado:

    Melhorar o perfil financeiro

    Adira à consolidação de créditos, reduza o esforço financeiro para pagar as suas dívidas e obtenha uma melhoria significativa da sua taxa de esforço.

    Aumentar os níveis de poupança

    Junte várias das suas dívidas mensais num crédito consolidado. Pague apenas uma mensalidade, por um valor muito mais baixo todos os meses. Aproveite a folga financeira do crédito consolidado para aumentar os seus níveis de poupança familiares.

    Escolha que créditos quer consolidar

    Ao aderir ao crédito consolidado, no fim das moratórias de crédito habitação, não precisa de juntar todos os créditos que estiver a pagar. Consolide apenas os créditos que considerar benéficos para o seu orçamento familiar.

    Obter um empréstimo de dinheiro extra

    Com a consolidação de créditos pague todas as suas dívidas mensais e solicite ainda um empréstimo de liquidez extra sem grandes burocracias, para aderir novos sonhos ou projectos.

    Flexibilidade nas datas para pagar

    Ao juntar vários créditos num só poderá escolher a melhor data para efetuar o pagamento da sua única mensalidade. Imagine-se, por exemplo, que pagava 3 créditos em 3 bancos diferentes. Com o crédito consolidado poderá ficar a pagar apenas um crédito, por um valor e numa só data.

    dicas evitar incumprimento pos moratorias
    Simulação de Crédito Consolidado • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

    Como posso evitar uma situação de incumprimento no pós-moratórias de crédito?

    Pode contar connosco. A e-loan Soluções Financeiras está no mercado português há mais de 15 anos e já ajudou milhares de famílias a fazer a reorganização dos seus créditos. Somos uma referência em reorganização financeira com o crédito consolidado.

    Se precisa de ajuda para retomar o pagamento das suas mensalidades de crédito habitação, conte com a e-loan para o ajudar a evitar uma situação de incumprimento no pós-moratórias de crédito habitação.

    Como simular um pedido de crédito consolidado gratuito?

    Conheça os passos que deve seguir para fazer o seu pedido gratuito de avaliação de consolidação de créditos e-loan.

    1. Faça a simulação de crédito consolidado para o pós-moratórias no simulador.
    2. Envie as informações necessárias. Quanto mais apuradas forem as informações, mais rápida será a resposta do pedido de simulação de consolidação de créditos.
    3. Submeta todos os documentos indicados no simulador. Assim terá uma resposta mais rápida do seu pedido:
    1. Aguarde o contacto dos nossos especialistas em crédito consolidado. A e-loan Soluções Financeiras tem a resposta mais rápida do mercado. O feedback do seu pedido de consolidação de créditos deve chegar em menos de 24 horas (segunda a sexta-feira das 09:00 horas – 18 horas).

    Agora que já conhece 3 dicas de como poderá sobreviver ao pós-moratórias de crédito habitação é a hora de agir. Lembre-se que o importante mesmo, é evitar o incumprimento bancário, pois nesses casos terá muita dificuldade em encontrar uma solução para um cenário de endividamento. Se precisar de alguma ajuda extra, não se esqueça que pode contar com a ajuda e-loan Soluções Financeiras.

    Simulação de pedido de Crédito Consolidado
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    INTRODUÇÃO

    O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

     

    A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

     

    Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

     

    Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso website o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do website e-loan®  é importante para a Easyfinance, Lda.

    O uso do website e-loan® pressupõe a aceitação deste acordo de privacidade. Podemos alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado. 

     

    ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO

     

    A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

     

    ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

     

    Para obter qualquer esclarecimento relacionado com a presente Política de protecção de dados e Cookies, os titulares dos dados (Cliente) podem enviar uma carta ao cuidado de “Easyfinance – para a Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, ou através do seguinte endereço eletrónico: [email protected]

     

    Os clientes poderão, ainda, caso o pretendam apresentar reclamações ou pedidos de informação junto da Comissão Nacional de Protecção Dados, que é a autoridade de controlo nacional para efeitos do Regulamento Geral de Protecção de Dados e da lei nacional aplicável.

     

    TIPO DE DADOS TRATADOS

     

    Os dados pessoais recolhidos correspondem aos dados de identificação, de filiação, de morada, de crédito, profissionais, de património e financeiros (remunerações auferidas ou responsabilidades no sector financeiro) que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários.

     

    DADOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS

     

    Nos termos da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo o estabelecimento de uma qualquer relação de negócio, como por exemplo no decorrer da  relação comercial entre o cliente e a Easyfinance para efeitos de obrigações pré-contratuais e e formalização do processo de contratação de uma operação de crédito, estão condicionadas à recolha e tratamento dos seguintes dados de identificação e respetivos comprovativos: (i) nome completo; (ii) assinatura; (iii) data de nascimento; (iv) nacionalidade constante do documento de identificação; (v) tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; (vi) número de identificação fiscal ou, quando não disponha de número de identificação fiscal, o número equivalente emitido por autoridade estrangeira competente; (vii) profissão e entidade patronal, quando existam; (viii) endereço completo da residência permanente e, quando diverso, do domicílio fiscal; (ix) naturalidade; e (x) outras nacionalidades não constantes do documento de identificação. Por outro lado, a contratação de crédito pelos consumidores, ou seja por pessoas singulares que contratem com objetivos alheios à sua atividade comercial ou profissional, está sujeita, nos termos da lei (Decreto-Lei nº 133/2009 e Decreto –Lei nº 74-A/2017), à prévia avaliação, da solvabilidade do Cliente que solicita crédito. A avaliação da solvabilidade obriga, nos termos do Aviso nº 4/2017, a recolher e tratar, pelo menos, os seguintes dados pessoais dos Clientes: (i) idade e situação profissional do Cliente; (ii) rendimentos auferidos pelo Cliente; (iii) despesas regulares do Cliente; e (iv) cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente noutros contratos de crédito, junto das instituições de crédito.

     

    DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

     

    A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

     

    FINALIDADES DO TRATAMENTO

     

    Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

    (a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

    (b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

    (c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

    (d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;

    (e) Ações de recuperação de crédito ou a intervenção em processos de insolvência ou de qualquer outra natureza tendo em vista o exercício ou a defesa dos direitos dos credores ou prestador de serviços financeiros;

    (f)  Utilização de cookies para melhorar a navegação nos canais digitais e adequação ao dispositivo que é utilizado (computador ou equipamento móvel) pelo Cliente;

    (g) Personalização da informação dos Clientes/Utilizadores nos canais digitais;

    (h) Gestão de processos que tratam de reclamações;

    (i) Apresentação de propostas comerciais a Potenciais Clientes;

    (j) Tratamento e prestação de informação obrigatória e resposta a pedidos das entidades reguladoras (e.g. Banco Central Europeu e Banco de Portugal) no âmbito do cumprimento de obrigações legais em vigor, bem como em resposta a pedidos de autoridades públicas (e.g. Tribunais e Polícia)

     

    CANAIS DIGITAIS E UTILIZAÇÃO DE COOKIES

     

    Conforme já referido, o website e-loan®, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e seu funcionamento, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores.

     

    O website e-loan® utiliza cookies, entendendo-se como tal pequenos ficheiros de texto com informação relevante que o dispositivo de acesso (computador, telemóvel/smartphone ou tablet) carrega, através do navegador de internet (browser), quando o Cliente/Utilizador visita o website.

     

    Os Cookies que utiliza permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos seus Clientes/Utilizadores, aumentando, por um lado, a rapidez e eficiência de resposta e, por outro, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações. A colocação de cookies não só ajuda o Website a reconhecer o dispositivo do Cliente/Utilizador na próxima vez que este o visita, mas também será imprescindível para o funcionamento do mesmo. Os cookies usados não recolhem informações pessoais que permitam identificar o Cliente/Utilizador, guardando apenas informações genéricas, designadamente a forma ou local/país de acesso do Cliente/Utilizador e o modo como usam os Websites, entre outros. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as preferências dos Clientes/Utilizadores. O Cliente/Utilizador pode, a qualquer momento e através do seu navegador de internet (browser), decidir ser notificado sobre a receção de cookies, bem como bloquear a respetiva entrada no seu sistema. Alerta-se para o facto da recusa de uso de cookies poderá resultar no website e-loan® não funcionar corretamente.

     

    O website e-loan®, utiliza diferentes tipos de cookies, conforme a seguir descrito:

    (i) Cookies essenciais – alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;

    (ii) Cookies de funcionalidade – os cookies de funcionalidade permitem relembrar as preferências do utilizador relativamente à navegação nos Websites, não necessitando, assim, de o reconfigurar e personalizar cada vez que o visita;

    (iii) Cookies analíticos – Estes cookies são utilizados para analisar a forma como os utilizadores usam os Websites, permitindo destacar artigos ou serviços que podem ser do interesse dos utilizadores, e monitorizar o desempenho dos sites, conhecendo quais as páginas mais populares, qual o método de ligação entre páginas que é mais eficaz ou para determinar a razão de algumas páginas estarem a receber mensagens de erro. Estes cookies são utilizados apenas para efeitos de criação e análise estatística, sem nunca recolher informação de carácter pessoal. Assim, o website e-loan®, pode fornecer uma experiência de elevada qualidade ao personalizar a sua oferta e, rapidamente, identificar e corrigir quaisquer problemas que surjam.

     

    Também quanto à validade existem dois tipos de cookies:

     

    (i) Cookies permanentes – são cookies que ficam armazenados nos dispositivos de acesso (computador, telemóvel, smartphone ou tablet), ao nível do navegador de internet (browser), e são usados sempre que o Cliente/Utilizador visita novamente o website e-loan®. Em geral, são usados para direcionar a navegação de acordo com os interesses do utilizador, permitindo prestar um serviço mais personalizado;

    (ii) Cookies de sessão – são cookies temporários, que são gerados e estão disponíveis até encerrar a sessão. Da próxima vez que o Cliente/Utilizador aceder ao seu navegador de internet (browser) os cookies já não estarão armazenados. A informação obtida permite gerir as sessões, identificar problemas e fornecer uma melhor experiência de navegação. Os Clientes/Utilizadores poderão desativar parte ou a totalidade dos cookies a qualquer momento. Devem, para tal, seguir as instruções apresentadas na página “Gerir o uso de cookies”. Ao desativar os cookies o website e-loan® poderá não funcionar corretamente.

     

    A Easyfinace poderá ainda utilizar cookies na abertura das newsletters/emails, para fins estatísticos, e que permitem saber se são abertas e verificar os cliques através de links ou anúncios dentro da newsletter. O Cliente/Utilizador tem sempre a possibilidade de desativar o envio das newsletters/correio eletrónico através da opção específica no rodapé das mesmas.

     

    DESTINATÁRIOS DOS DADOS

     

    A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

     

    Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

     

    Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

     

    A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

     

    PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

     

    O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

     

    Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

     

    Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

     

    DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

     

    Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

     

    (a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

    (b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

    (c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

    (d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

    (e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

    (f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

    (g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

    (h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

    Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

    Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

     

    SEGURANÇA DOS DADOS

     

    A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

     

    INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

    -Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

    -Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

    -CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

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