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Junção de créditos num crédito consolidado: o que precisa saber antes da consolidação de créditos?

16/11/2021

Crédito consolidado: principais requisitos da consolidação de créditos

Pedir um crédito consolidado é uma decisão de grande responsabilidade. Antes de partir para uma consolidação de créditos, é fundamental perceber se cumpre todos os requisitos necessários para juntar créditos num só. Além disso, é importante conhecer as principais vantagens da combinação de créditos.

Para o ajudar, a e-loan preparou este artigo sobre a junção de prestações no crédito consolidado. Para começar, veja o conceito de crédito consolidado.

Tudo o que precisa de saber antes de juntar créditos numa consolidação

Preparamos um guia para o ajudar a conhecer melhor a consolidação de créditos e a tomar as melhores decisões ao juntar os seus créditos num só.

O que é o crédito consolidado?

  • Definição de crédito consolidado: o crédito consolidado ou consolidação de créditos é uma solução financeira que permite juntar várias dívidas mensais em apenas uma.

A Consolidação de Créditos permite reduzir o número de prestações mensais para aumentar os níveis de poupança. Esta é uma das principais vantagens da junção de créditos num crédito consolidado, levando por vezes, a uma economia mensal que poderá chegar até aos 60%.

A junção de créditos numa consolidação apresenta outras vantagens:

  1. Reestruturar as finanças do orçamento familiar.
  2. Conseguir dinheiro extra.
  3. Evitar o incumprimento bancário.
  4. Diminuir a taxa de esforço do agregado familiar.
  5. Escolher quais créditos quer consolidar.

Confira o significado das vantagens da junção de créditos numa consolidação.

Principais vantagens de aderir a uma consolidação de créditos

Se não souber o que cada uma destas vantagens da junção de créditos numa consolidação significa, poderá constatar o significado de cada uma delas, nas secções seguintes.

Principais vantagens de aderir a uma consolidação de créditos

A seguir, apresentamos alguns dos principais fatores positivos da junção de créditos num crédito consolidado.

1 - Reestruturar as finanças familiares

O crédito consolidado é uma solução financeira que permite a junção de créditos em apenas uma mensalidade. Para entender melhor como isso funciona, conheça o exemplo de uma família que conseguiu dar uma nova vida às finanças ao aderir a uma consolidação de créditos.

Uma família pagava 4 dívidas de crédito a 4 bancos diferentes em 4 datas diferentes.

Tipo de CréditoValor da Dívida MensalData de pagamento
1 crédito habitação500€1ª quinta feira do mês
1 crédito automóvel350€2ª terça feira do mês
1 crédito pessoal150€3ª semana do mês
1 crédito de cartão de crédito100€2ª quinta-feira do mês
Total de dívidas mensais1110€-

Todos os meses, a família ficava confusa com as despesas que tinha para pagar e as datas associadas a cada crédito. Sabendo do risco de esquecer de pagar alguma das prestações, decidiram procurar por soluções financeiras para ajudar a manter o controlo das dívidas mensais, reduzindo o número de pagamentos e datas de vencimento.

Numa pesquisa na internet, a família descobriu o Blog Financeiro da e-loan. No blog “As Minhas Finanças“, a família aprendeu que a junção de dívidas num crédito consolidado poderia ser uma boa solução para ajudar a reorganizar os créditos.

Confiante de que o crédito consolidado poderia mudar o rumo das finanças, decidiram usar o simulador de crédito consolidado da e-loan. Confira a simulação abaixo.

Situação antes de realizar um Crédito Consolidado

1 crédito habitação (500€) + 1 crédito automóvel (350€) +1 crédito pessoal (150€) + 1 crédito de cartão de crédito (100€) = 1110€/mês

Situação após realizar um Crédito Consolidado

1 prestação de consolidação de créditos = 450€/mês

Conforme a simulação, o crédito consolidado e-loan permitirá à família pagar as suas prestações em apenas:

  • Uma mensalidade: por um valor muito mais baixo, com níveis de poupança mensais que podiam chegar até aos 60%.
  • Num só banco: reduzindo o risco de que pequenas distrações com o pagamento dos créditos, levasse a família a deixar de pagar alguma das mensalidades nas datas certas.
  • Numa só data: com o crédito consolidado, a família pagaria apenas uma dívida mensal, numa só data, ao contrário de pagar 4 prestações em 4 datas diferentes.

Depois de ter visto o resultado do simulador de crédito consolidado e-loan, a família não pensou duas vezes e avançou com o processo de consolidação de créditos.

2 - Conseguir dinheiro extra

Outra das vantagens mais importantes do crédito consolidado é conseguir liquidez extra para fazer avançar novos projetos e sonhos. Se estiver a pagar várias dívidas de crédito em diferentes bancos, mas precisar de liquidez adicional para novos projetos, talvez pedir um crédito pessoal não lhe compense tanto como a consolidação de créditos. Procure neste ponto, perceber quais as principais diferenças entre as duas modalidades de crédito e entenda qual será aquela poderá ter mais benefícios para as suas finanças.

Se optar pelo crédito consolidado, para além de reorganizar as finanças familiares, poderá adquirir um montante de dinheiro extra sem grandes burocracias. Para pedir liquidez extra no crédito consolidado, basta que indique a quantidade desejada no campo “Pretende dinheiro extra?” no nosso simulador de crédito.

O dinheiro extra na consolidação de créditos pode ser usado para comprar carros, pagar os estudos e realizar sonhos. No fundo, conseguir liquidez extra do crédito consolidado poderá ser menos burocrático do que no crédito pessoal. Um dos motivos, passa pelo facto de que não é preciso comprovar onde irá usar o dinheiro.

3 - Evitar o incumprimento bancário

O crédito consolidado pode ser um dos principais aliados para evitar a lista negra do Banco de Portugal, ou mais concretamente, evitar o incumprimento bancário.

Lembre-se: nem você, nem a instituição financeira, estão interessados que deixe de pagar as dívidas de crédito.
Por isso, é importante mobilizar todos os esforços para evitar ao máximo o incumprimento bancário. Neste ponto, existem dois planos que lhe poderão ser apresentados pela instituição financeira em caso de risco de incumprimento: o PARI e o PERSI.

Contudo, se precisar de acionar um dos planos PARI ou PERSI, pode significar que a sua saúde financeira já estará muito debilitada. O melhor é melhor prevenir, antes que seja tarde de mais. Tenha em mente o “lema”: nunca deixar o incumprimento bancário acontecer, já que depois disso, a situação torna-se mais complicada de resolver.

Dica: pode sempre contar com um crédito consolidado como aliado para enfrentar uma potencial situação de falta de pagamento de dívidas.

4 - Diminuir a taxa de esforço do agregado familiar

A taxa de esforço (TE) é a percentagem do rendimento total do agregado familiar destinada ao pagamento das prestações dos créditos contraídos.

Uma taxa de esforço saudável não deverá ultrapassar os 30%, ou seja, 1/3 do rendimento mensal da renda do agregado familiar.

Com a junção de créditos numa consolidação, conseguirá reduzir o esforço para pagar as prestações dos créditos a cada mês. Esta redução da taxa de esforço poderá resultar numa folga financeira para aumentar os níveis de poupança mensais do agregado familiar.

Ao juntar várias dívidas mensais num crédito consolidado estará a:

  • Aumentar o prazo de pagamento das mensalidades.
  • Diminuir o valor das dívidas mensais.
  • Verá uma redução da Taxa de Esforço

Portanto, a combinação de créditos permite que pague prestações menores por um tempo mais longo, reduzindo a taxa de esforço nos créditos.

5 - Escolher que créditos quer juntar numa consolidação de créditos

Com a consolidação de créditos não precisa de juntar todos os créditos que tem a decorrer. A combinação de créditos permite que possa escolher quais créditos deseja consolidar.

Imagine-se que está agora a pagar 3 créditos em 3 datas diferentes. No entanto, um deles, o crédito pessoal, está quase pago. Nesse exemplo hipotético, não seria obrigatório consolidar todos os créditos e seria possível, deixar o crédito pessoal de fora da consolidação. O Crédito Consolidado permite que possa optar por consolidar os créditos que forem mais importantes e vantajosos para o seu caso.

Importante: nem todos os créditos são passíveis de consolidação, pelo que deverá escolher conforme as regras previamente estabelecidas pelo Banco de Portugal.

Até aqui apresentamos algumas das principais vantagens do crédito consolidado. No entanto, se ainda tiver dúvidas, poderá efetuar uma simulação gratuita de junção de créditos no nosso simulador.

No próximo tópico apresentamos os principais requisitos para ter um crédito consolidado aprovado. Confira.

Requisitos para ver um pedido de crédito consolidado ser aprovado

Há alguns requisitos que deverá cumprir para ver um pedido de crédito consolidado aprovado. Um dos mais importantes, reporta-se ao facto de não poder estar em incumprimento bancário.

Se já estiver em incumprimento bancário, deverá renegociar a sua situação financeira como banco. Após regularizar as dívidas, já com o registo limpo na CRC, poderá aderir à consolidação de créditos.

duvidas layoff

Perguntas Frequentes sobre os requisitos para conseguir consolidar as prestações

Preparamos algumas perguntas e respostas mais comuns sobre os requisitos necessários para conseguir um crédito consolidado.

1 – Preciso possuir um emprego estável para consolidar os meus créditos?

Se estiver desempregado ou numa situação de emprego precário, é provável que a instituição financeira recuse o seu pedido de consolidação de créditos.

2 – Preciso possuir um fiador para realizar um crédito consolidado?

Em alguns casos, poderá ser necessário possuir um fiador para ver um pedido de consolidação de créditos seja aprovado. Para analisar como será no seu caso específico, faça a sua simulação gratuita no site da e-loan Soluções Financeiras e aguarde o contacto da nossa equipa. Esta é a melhor forma de avaliar a sua situação e responder se irá precisar de um fiador.

3 – Qual a idade máxima para obter um crédito consolidado?

É preciso ter até 75 anos. Essa é a idade máxima para conseguir a aprovação do pedido de consolidação de crédito.

4 – Preciso entregar algum documento para aderir ao crédito consolidado?

Na fase de simulação não é estritamente necessário, mas é aconselhável que envie os documentos o quanto antes. Assim, poderá obter a resposta do seu pedido de análise em menos tempo. Os documentos permitem que a nossa equipa possa analisar a sua situação, entender o que ocorre e propor a melhor alternativa para o seu caso. Fique tranquilo. Os seus dados são tratados com imenso cuidado e a submissão ocorre em ambiente seguro.

5 – Qual empresa devo escolher para negociar um crédito consolidado?

Essa é uma ótima pergunta. Primeiro, é preciso que conheça a solução financeira da consolidação de créditos e foi isso que fizemos até aqui. Depois, será a hora de escolher onde começar a reorganizar o pagamento dos créditos. Veja a seguir, porque deve escolher a e-loan como parceira para ajudar a reorganizar as suas finanças.

Simulador de Crédito Consolidado • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

Porquê escolher a e-loan para pedir um crédito consolidado?

A e-loan é uma empresa respeitada no mercado português e tem a confiança dos seus clientes ao longo de muitos anos. Além disso, possui bons níveis de notoriedade no mercado de créditos.

Parâmetros que distinguem a e-loan Soluções Financeiras:

  • PME Líder: desde 2018, a e-loan Soluções Financeiras tem sido distinguida como PME Líder no mercado português, um reconhecimento pelo seu contínuo esforço para encontrar as melhores soluções para os nossos clientes.
  • Especializada em crédito consolidado: somos uma equipa de especialistas em consolidação de créditos. Ao longo dos últimos 15 anos já ajudamos milhares de famílias portuguesas a reorganizarem as suas finanças. Reveja a opinião dos nossos clientes aqui.
  • Resposta mais rápida do mercado: a e-loan Soluções Financeiras apresenta a resposta mais rápida do mercado. De 2.ª à 6.ª (10:00 – 18:00 horas), exceto nos fins de semana e feriados. Faça já a sua simulação de consolidação de créditos gratuita e comprove por si mesmo.
  • Consolidação de Créditos 100% online: peça o seu crédito consolidado sem sair do sofá. A partir do seu smartphone, tablet ou em qualquer outro dispositivo.
  • Processo de Crédito Consolidado 100% gratuito: não deixe que lhe cobrem por uma simulação de crédito consolidado. Se isso acontecer, desconfie sempre. Não deve pagar pelo processo de consolidação de créditos, muito menos para simular. Apenas deverá pagar as parcelas do financiamento do seu crédito.
  • Registados no Banco de Portugal: a e-loan Soluções Financeiras é uma empresa que se encontra registada no Banco de Portugal com o número 0001398.

Etapas que deve seguir para fazer um pedido rápido de consolidação de créditos na e-loan

Se optar por juntar os seus créditos com a ajuda da e-loan Soluções Financeiras, deverá seguir as etapas seguintes:

  1. Fazer uma simulação de crédito consolidado no site da e-loan.
  2. Enviar os documentos para análise do seu pedido de crédito consolidado o quanto antes. Confira os documentos necessários:
  1. Aguardar pelo contacto da nossa equipa de especialistas em consolidação de crédito.

Agora que já conhece todas os aspectos da consolidação, não perca mais tempo! Comece por reorganizar a sua vida financeira. Conte connosco para o ajudar a esclarecer algumas das suas principais dúvidas sobre Finanças.

Simulação de pedido de Crédito Consolidado
A carregar

INTRODUÇÃO

O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

 

A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

 

Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

 

Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso website o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do website e-loan®  é importante para a Easyfinance, Lda.

O uso do website e-loan® pressupõe a aceitação deste acordo de privacidade. Podemos alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado. 

 

ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO

 

A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

 

ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

 

Para obter qualquer esclarecimento relacionado com a presente Política de protecção de dados e Cookies, os titulares dos dados (Cliente) podem enviar uma carta ao cuidado de “Easyfinance – para a Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, ou através do seguinte endereço eletrónico: [email protected]

 

Os clientes poderão, ainda, caso o pretendam apresentar reclamações ou pedidos de informação junto da Comissão Nacional de Protecção Dados, que é a autoridade de controlo nacional para efeitos do Regulamento Geral de Protecção de Dados e da lei nacional aplicável.

 

TIPO DE DADOS TRATADOS

 

Os dados pessoais recolhidos correspondem aos dados de identificação, de filiação, de morada, de crédito, profissionais, de património e financeiros (remunerações auferidas ou responsabilidades no sector financeiro) que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários.

 

DADOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS

 

Nos termos da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo o estabelecimento de uma qualquer relação de negócio, como por exemplo no decorrer da  relação comercial entre o cliente e a Easyfinance para efeitos de obrigações pré-contratuais e e formalização do processo de contratação de uma operação de crédito, estão condicionadas à recolha e tratamento dos seguintes dados de identificação e respetivos comprovativos: (i) nome completo; (ii) assinatura; (iii) data de nascimento; (iv) nacionalidade constante do documento de identificação; (v) tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; (vi) número de identificação fiscal ou, quando não disponha de número de identificação fiscal, o número equivalente emitido por autoridade estrangeira competente; (vii) profissão e entidade patronal, quando existam; (viii) endereço completo da residência permanente e, quando diverso, do domicílio fiscal; (ix) naturalidade; e (x) outras nacionalidades não constantes do documento de identificação. Por outro lado, a contratação de crédito pelos consumidores, ou seja por pessoas singulares que contratem com objetivos alheios à sua atividade comercial ou profissional, está sujeita, nos termos da lei (Decreto-Lei nº 133/2009 e Decreto –Lei nº 74-A/2017), à prévia avaliação, da solvabilidade do Cliente que solicita crédito. A avaliação da solvabilidade obriga, nos termos do Aviso nº 4/2017, a recolher e tratar, pelo menos, os seguintes dados pessoais dos Clientes: (i) idade e situação profissional do Cliente; (ii) rendimentos auferidos pelo Cliente; (iii) despesas regulares do Cliente; e (iv) cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente noutros contratos de crédito, junto das instituições de crédito.

 

DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

 

A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

 

FINALIDADES DO TRATAMENTO

 

Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

(a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

(b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

(c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

(d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;

(e) Ações de recuperação de crédito ou a intervenção em processos de insolvência ou de qualquer outra natureza tendo em vista o exercício ou a defesa dos direitos dos credores ou prestador de serviços financeiros;

(f)  Utilização de cookies para melhorar a navegação nos canais digitais e adequação ao dispositivo que é utilizado (computador ou equipamento móvel) pelo Cliente;

(g) Personalização da informação dos Clientes/Utilizadores nos canais digitais;

(h) Gestão de processos que tratam de reclamações;

(i) Apresentação de propostas comerciais a Potenciais Clientes;

(j) Tratamento e prestação de informação obrigatória e resposta a pedidos das entidades reguladoras (e.g. Banco Central Europeu e Banco de Portugal) no âmbito do cumprimento de obrigações legais em vigor, bem como em resposta a pedidos de autoridades públicas (e.g. Tribunais e Polícia)

 

CANAIS DIGITAIS E UTILIZAÇÃO DE COOKIES

 

Conforme já referido, o website e-loan®, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e seu funcionamento, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores.

 

O website e-loan® utiliza cookies, entendendo-se como tal pequenos ficheiros de texto com informação relevante que o dispositivo de acesso (computador, telemóvel/smartphone ou tablet) carrega, através do navegador de internet (browser), quando o Cliente/Utilizador visita o website.

 

Os Cookies que utiliza permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos seus Clientes/Utilizadores, aumentando, por um lado, a rapidez e eficiência de resposta e, por outro, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações. A colocação de cookies não só ajuda o Website a reconhecer o dispositivo do Cliente/Utilizador na próxima vez que este o visita, mas também será imprescindível para o funcionamento do mesmo. Os cookies usados não recolhem informações pessoais que permitam identificar o Cliente/Utilizador, guardando apenas informações genéricas, designadamente a forma ou local/país de acesso do Cliente/Utilizador e o modo como usam os Websites, entre outros. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as preferências dos Clientes/Utilizadores. O Cliente/Utilizador pode, a qualquer momento e através do seu navegador de internet (browser), decidir ser notificado sobre a receção de cookies, bem como bloquear a respetiva entrada no seu sistema. Alerta-se para o facto da recusa de uso de cookies poderá resultar no website e-loan® não funcionar corretamente.

 

O website e-loan®, utiliza diferentes tipos de cookies, conforme a seguir descrito:

(i) Cookies essenciais – alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;

(ii) Cookies de funcionalidade – os cookies de funcionalidade permitem relembrar as preferências do utilizador relativamente à navegação nos Websites, não necessitando, assim, de o reconfigurar e personalizar cada vez que o visita;

(iii) Cookies analíticos – Estes cookies são utilizados para analisar a forma como os utilizadores usam os Websites, permitindo destacar artigos ou serviços que podem ser do interesse dos utilizadores, e monitorizar o desempenho dos sites, conhecendo quais as páginas mais populares, qual o método de ligação entre páginas que é mais eficaz ou para determinar a razão de algumas páginas estarem a receber mensagens de erro. Estes cookies são utilizados apenas para efeitos de criação e análise estatística, sem nunca recolher informação de carácter pessoal. Assim, o website e-loan®, pode fornecer uma experiência de elevada qualidade ao personalizar a sua oferta e, rapidamente, identificar e corrigir quaisquer problemas que surjam.

 

Também quanto à validade existem dois tipos de cookies:

 

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A Easyfinace poderá ainda utilizar cookies na abertura das newsletters/emails, para fins estatísticos, e que permitem saber se são abertas e verificar os cliques através de links ou anúncios dentro da newsletter. O Cliente/Utilizador tem sempre a possibilidade de desativar o envio das newsletters/correio eletrónico através da opção específica no rodapé das mesmas.

 

DESTINATÁRIOS DOS DADOS

 

A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

 

Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

 

Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

 

A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

 

PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

 

O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

 

Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

 

Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

 

DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

 

Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

 

(a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

(b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

(c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

(d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

(e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

(f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

(g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

(h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

 

SEGURANÇA DOS DADOS

 

A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

 

INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

-Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

-Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

-CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

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