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exemplo credito consolidado

Exemplo de Adesão ao Crédito Consolidado

19/11/2021

Crédito consolidado: exemplo de Consolidação de Créditos da Família do Emanuel

O Crédito Consolidado pode ser uma ótima alternativa para retomar o controlo das finanças do agregado familiar e reduzir o número de pagamentos mensais. Para o ajudar a entender como a consolidação de créditos funciona no detalhe, apresentamos um exemplo prático de adesão ao crédito consolidado.

Veja nesse artigo como o Crédito Consolidado pode ser utilizado como uma solução para reorganizar as finanças e reduzir a quantidade de dívidas que tem a decorrer todos os meses

Se ainda não conhece a solução de consolidação de créditos, veja antes, uma rápida definição de crédito consolidado.

O que é a solução de crédito consolidado?

  • Conceito de crédito consolidado: o crédito consolidado ou consolidação de créditos é uma solução financeira que permite combinar vários pagamentos mensais em apenas uma prestação.

Veja a seguir, como a família do Emanuel conseguiu pagar todas as suas dívidas e adquirir dinheiro extra com o crédito consolidado para fazer avançar novos projetos.

Exemplo de adesão ao crédito consolidado da família do Emanuel

Veja como a família do Emanuel pagou todas as dívidas de crédito e conseguiu dinheiro extra para fazer avançar novos projetos.

A família do Emanuel pagava 4 créditos em 4 bancos diferentes. Confira o estado dos créditos na Folha de Cálculo a seguir.

Tipo de CréditoValor das Dívidas Mensais
1 crédito habitação800€
1 crédito automóvel450€
1 crédito de cartão de crédito350€
1 crédito de cartão de crédito200€
Total das Dívidas Mensais1800€

Ao todo pela soma dos 4 créditos, a família do Emanuel acumulava um total de dívidas mensais no valor de 1800€. Portanto, os encargos com as finanças chegavam aos 21600€/ano.

1800€ x 12 (meses) = 21600€/ano

Com um rendimento mensal de 2000€, a família do Emanuel ficava com apenas 200€/mês para pagar as restantes despesas das finanças familiares.

Para além de reorganizar as finanças e reduzir a quantidade de dívidas mensais, a família precisava conseguir dinheiro extra para que um dos filhos pudesse estudar. A princípio, a família  do Emanuel pensou em contrair um novo crédito pessoal. No entanto, um novo crédito poderia sobrecarregar ainda mais as dívidas e o esforço para pagar as prestações todos os meses.

Um dos fatores a ter em conta para avaliar a “saúde financeira” de uma família, é a Taxa de Esforço (TE). Este fator corresponde à parcela de rendimento do agregado familiar mensal destinada ao pagamento das obrigações do agregado familiar. Por exemplo, o pagamento da parcela do crédito automóvel, do cartão de crédito, do crédito pessoal e outras despesas fixas.

Se quiser saber mais sobre a Taxa de Esforço, leia o nosso artigo especial sobre o assunto.

Em buscas por soluções para ajudar a reduzir a quantidade de pagamentos a decorrer mensalmente, a família do Emanuel encontrou o site da e-loan Soluções Financeiras. Por lá, baixaram o Guia do Crédito Consolidado e perceberam que devido à elevada taxa de esforço que possuíam, seria mesmo difícil conseguir um novo crédito.

Com o risco de entrar em incumprimento bancário e ir parar à lista negra do Banco de Portugal, decidiram ser necessário encontrar uma solução definitiva para acabar com as dívidas.

O Emanuel decidiu testar  o crédito consolidado e o simulador de consolidação de créditos e-loan Soluções Financeiras para avaliar se valeria a pena juntar todos os créditos num só. Tanto o processo de consolidação de créditos, quanto a simulação de crédito consolidado da e-loan, são gratuitos, sem qualquer custo. Este fator foi decisivo para o Emanuel avançar na simulação com a e-loan.

Na próxima secção, apresentamos o exemplo de simulação do Crédito Consolidado do Emanuel.

Simulação de crédito consolidado feita pelo Emanuel

Confira os detalhes da simulação de crédito consolidado com dinheiro extra efetuada pelo Emanuel no site da e-loan.

Prestações antes do crédito consolidado

1 crédito habitação (800€) + 1 crédito automóvel (450€) + 1 crédito de cartão de crédito (350€) + 1 crédito de cartão de crédito (200€) = 1800€/mês.

Prestação depois do crédito consolidado

1 prestação do crédito consolidado = 720€/mês

Portanto, ao optar pela consolidação de créditos, a família do Emanuel pode verificar uma economia mensal da ordem de 1080€/mês.

1800€/mês (antes da Consolidação) – 720/mês (depois da Consolidação) = 1080€/mês (Economia Mensal)

Ao final de um ano, a economia rondava 12960€/ano.

12 x 1080€ (mês) = 12960€/ano

Portanto, o Crédito Consolidado gerou uma folga nas finanças na ordem de 60%.

Veja a seguir outras vantagens obtidas pela família do Emanuel ao aderir ao crédito consolidado.

Vantagens da consolidação de créditos

Confira mais alguma vantagens do Crédito Consolidado.

O crédito consolidado permite gerar poupança

Ao aderir à consolidação de créditos estará a juntar várias prestações mensais em apenas uma. Esta redução das dívidas mensais faz com que fique a pagar apenas uma prestação, por um valor mais baixo e num maior período.

Aproveite a folga financeira do crédito consolidado, para poupar mais. Com o dinheiro que lhe sobrar da consolidação de créditos, liquide rapidamente os valores que tiver em dívida e fique pronto para os desafios.

O crédito consolidado permite fazer o pagamento do crédito automóvel

A consolidação de Crédito Automóvel permite que o automóvel fique automaticamente pago. O Crédito Consolidado permite que fique com a reserva de propriedade do seu veículo. Deste modo, o crédito automóvel ficará pago. Assim, poderá vendê-lo quando desejar.

Com o crédito consolidado não precisa de justificar onde irá gastar o dinheiro extra

Ao contrário do crédito pessoal, o dinheiro extra que pedir do crédito consolidado não precisa de ser justificado ao banco. Imagine-se, que efetuou um pedido de crédito consolidado com dinheiro-extra para pagar um novo telemóvel, por exemplo.

No entanto, a dado momento, um problema financeiro familiar obrigou-o a reencaminhar o dinheiro para pagar despesas no hospital. No caso do crédito pessoal, este apoio poderia ser-lhe retirado pelo banco. Portanto, com o crédito consolidado não se prevê que seja prejudicado.

O crédito consolidado ajuda a reduzir a Taxa de Esforço (TE)

A taxa de esforço é uma variável que mede a capacidade para um cliente pagar uma dívida de crédito. Por norma, uma taxa de esforço saudável, não deverá ultrapassar os 30%. Nos casos como do Emanuel, em que o número de dívidas mensais for quase do valor do ordenado, poderá levar a que ao mínimo descuido acabe por entrar para a lista negra do Banco de Portugal. Por isso, é importante que não se gaste nunca mais do aquilo que se tem, e nos casos em que a liquidez extra for fundamental, procure soluções que lhe permitam reorganizar as finanças familiares.

Agora que já são conhecidas as principais vantagens do crédito consolidado, falta perceber quais as etapas seguidas pelo Emanuel, para pedir um crédito consolidado na e-loan Soluções Financeiras.

consolidacao credito consolidado
Simulador de Crédito Consolidado • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

Etapas para simular uma consolidação de créditos na e-loan Soluções Financeiras

Se deseja combinar os seus créditos com a ajuda da e-loan, deve seguir as etapas indicadas:

  1. Simular um crédito consolidado no fim da página.
  2. Enviar os documentos necessários para fazer a análise do seu pedido de crédito consolidado. Veja a lista de documentos a seguir:
  1. Esperar pelo contacto da nossa equipa de especialistas em crédito consolidado.

Agora que já viu um exemplo prático de crédito consolidado, não perca mais tempo! Comece já a reorganizar as suas finanças e reduza as dívidas até 60%. Conte connosco para o ajudar a esclarecer algumas das suas principais dúvidas sobre Finanças.

Simulação de pedido de Crédito Consolidado
A carregar

INTRODUÇÃO

O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

 

A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

 

Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

 

Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso website o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do website e-loan®  é importante para a Easyfinance, Lda.

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ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO

 

A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

 

ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

 

Para obter qualquer esclarecimento relacionado com a presente Política de protecção de dados e Cookies, os titulares dos dados (Cliente) podem enviar uma carta ao cuidado de “Easyfinance – para a Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, ou através do seguinte endereço eletrónico: [email protected]

 

Os clientes poderão, ainda, caso o pretendam apresentar reclamações ou pedidos de informação junto da Comissão Nacional de Protecção Dados, que é a autoridade de controlo nacional para efeitos do Regulamento Geral de Protecção de Dados e da lei nacional aplicável.

 

TIPO DE DADOS TRATADOS

 

Os dados pessoais recolhidos correspondem aos dados de identificação, de filiação, de morada, de crédito, profissionais, de património e financeiros (remunerações auferidas ou responsabilidades no sector financeiro) que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários.

 

DADOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS

 

Nos termos da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo o estabelecimento de uma qualquer relação de negócio, como por exemplo no decorrer da  relação comercial entre o cliente e a Easyfinance para efeitos de obrigações pré-contratuais e e formalização do processo de contratação de uma operação de crédito, estão condicionadas à recolha e tratamento dos seguintes dados de identificação e respetivos comprovativos: (i) nome completo; (ii) assinatura; (iii) data de nascimento; (iv) nacionalidade constante do documento de identificação; (v) tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; (vi) número de identificação fiscal ou, quando não disponha de número de identificação fiscal, o número equivalente emitido por autoridade estrangeira competente; (vii) profissão e entidade patronal, quando existam; (viii) endereço completo da residência permanente e, quando diverso, do domicílio fiscal; (ix) naturalidade; e (x) outras nacionalidades não constantes do documento de identificação. Por outro lado, a contratação de crédito pelos consumidores, ou seja por pessoas singulares que contratem com objetivos alheios à sua atividade comercial ou profissional, está sujeita, nos termos da lei (Decreto-Lei nº 133/2009 e Decreto –Lei nº 74-A/2017), à prévia avaliação, da solvabilidade do Cliente que solicita crédito. A avaliação da solvabilidade obriga, nos termos do Aviso nº 4/2017, a recolher e tratar, pelo menos, os seguintes dados pessoais dos Clientes: (i) idade e situação profissional do Cliente; (ii) rendimentos auferidos pelo Cliente; (iii) despesas regulares do Cliente; e (iv) cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente noutros contratos de crédito, junto das instituições de crédito.

 

DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

 

A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

 

FINALIDADES DO TRATAMENTO

 

Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

(a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

(b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

(c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

(d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;

(e) Ações de recuperação de crédito ou a intervenção em processos de insolvência ou de qualquer outra natureza tendo em vista o exercício ou a defesa dos direitos dos credores ou prestador de serviços financeiros;

(f)  Utilização de cookies para melhorar a navegação nos canais digitais e adequação ao dispositivo que é utilizado (computador ou equipamento móvel) pelo Cliente;

(g) Personalização da informação dos Clientes/Utilizadores nos canais digitais;

(h) Gestão de processos que tratam de reclamações;

(i) Apresentação de propostas comerciais a Potenciais Clientes;

(j) Tratamento e prestação de informação obrigatória e resposta a pedidos das entidades reguladoras (e.g. Banco Central Europeu e Banco de Portugal) no âmbito do cumprimento de obrigações legais em vigor, bem como em resposta a pedidos de autoridades públicas (e.g. Tribunais e Polícia)

 

CANAIS DIGITAIS E UTILIZAÇÃO DE COOKIES

 

Conforme já referido, o website e-loan®, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e seu funcionamento, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores.

 

O website e-loan® utiliza cookies, entendendo-se como tal pequenos ficheiros de texto com informação relevante que o dispositivo de acesso (computador, telemóvel/smartphone ou tablet) carrega, através do navegador de internet (browser), quando o Cliente/Utilizador visita o website.

 

Os Cookies que utiliza permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos seus Clientes/Utilizadores, aumentando, por um lado, a rapidez e eficiência de resposta e, por outro, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações. A colocação de cookies não só ajuda o Website a reconhecer o dispositivo do Cliente/Utilizador na próxima vez que este o visita, mas também será imprescindível para o funcionamento do mesmo. Os cookies usados não recolhem informações pessoais que permitam identificar o Cliente/Utilizador, guardando apenas informações genéricas, designadamente a forma ou local/país de acesso do Cliente/Utilizador e o modo como usam os Websites, entre outros. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as preferências dos Clientes/Utilizadores. O Cliente/Utilizador pode, a qualquer momento e através do seu navegador de internet (browser), decidir ser notificado sobre a receção de cookies, bem como bloquear a respetiva entrada no seu sistema. Alerta-se para o facto da recusa de uso de cookies poderá resultar no website e-loan® não funcionar corretamente.

 

O website e-loan®, utiliza diferentes tipos de cookies, conforme a seguir descrito:

(i) Cookies essenciais – alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;

(ii) Cookies de funcionalidade – os cookies de funcionalidade permitem relembrar as preferências do utilizador relativamente à navegação nos Websites, não necessitando, assim, de o reconfigurar e personalizar cada vez que o visita;

(iii) Cookies analíticos – Estes cookies são utilizados para analisar a forma como os utilizadores usam os Websites, permitindo destacar artigos ou serviços que podem ser do interesse dos utilizadores, e monitorizar o desempenho dos sites, conhecendo quais as páginas mais populares, qual o método de ligação entre páginas que é mais eficaz ou para determinar a razão de algumas páginas estarem a receber mensagens de erro. Estes cookies são utilizados apenas para efeitos de criação e análise estatística, sem nunca recolher informação de carácter pessoal. Assim, o website e-loan®, pode fornecer uma experiência de elevada qualidade ao personalizar a sua oferta e, rapidamente, identificar e corrigir quaisquer problemas que surjam.

 

Também quanto à validade existem dois tipos de cookies:

 

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A Easyfinace poderá ainda utilizar cookies na abertura das newsletters/emails, para fins estatísticos, e que permitem saber se são abertas e verificar os cliques através de links ou anúncios dentro da newsletter. O Cliente/Utilizador tem sempre a possibilidade de desativar o envio das newsletters/correio eletrónico através da opção específica no rodapé das mesmas.

 

DESTINATÁRIOS DOS DADOS

 

A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

 

Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

 

Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

 

A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

 

PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

 

O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

 

Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

 

Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

 

DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

 

Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

 

(a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

(b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

(c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

(d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

(e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

(f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

(g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

(h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

 

SEGURANÇA DOS DADOS

 

A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

 

INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

-Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

-Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

-CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

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