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Crédito Consolidado – ajuda para evitar a entrada em incumprimento bancário

03/06/2022

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Saiba o que é o incumprimento no Banco de Portugal e como a consolidação de créditos poderá ajudar a evitar o cenário de endividamento

O incumprimento bancário é um cenário cada vez mais comum na vida dos portugueses. A diminuição significativa dos rendimentos aliada à subida inesperada das despesas, devido a fenómenos como a inflação, são alguns dos motivos que justificam o aumento das dificuldades em fazer face ao aumento significativo das despesas mensais. Estar ciente de uma possível entrada em incumprimento no Banco de Portugal é fundamental, sobretudo para procurar soluções que ajudem a evitar ao máximo a perca do controlo das dívidas.

Diminua o risco de entrar na lista negra do Banco de Portugal com a ajuda do crédito consolidado

Ao longo deste artigo, iremos apresentar com mais detalhe o que é o incumprimento bancário. Saiba ainda como a consolidação de créditos poderá ajudar a evitar a entrada para a lista negra do Banco de Portugal.

O que é o incumprimento bancário?

O incumprimento no Banco de Portugal ou entrada para a lista negra é um status que dita o não pagamento das dívidas de crédito de um cliente bancário ao banco. Enquanto a situação das dívidas não for regularizada, este registo ficará no Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal (BP) de cada cliente.

Imagine-se, por exemplo, que a Maria e o João pagavam várias dívidas de crédito em bancos e datas diferentes:

  • 1 crédito habitação: 550€.
  • 1 crédito automóvel: 350€.
  • 1 crédito pessoal: 200€.

Ao todo pela soma dos 3 créditos, o casal acumulava um total de dívidas no valor de 1100€/mês.

Total das dívidas de Crédito:

1 crédito habitação (550€) + 1 crédito pessoal (350€) + 1 crédito pessoal (200€) = 1100€

Com um rendimento de apenas 1750€, a Maria e o João ficavam com apenas 650€ para as restantes despesas. A certa altura, o casal precisou de comprar um computador para o João. Para o efeito, decidiram pedir outro crédito pessoal no valor de 350€, tendo ficado com apenas 300€ disponíveis para as restantes despesas mensais.

650€ – 350€ = 300€

Passado uns meses, a Maria foi despedida e deixou de ter tanta disponibilidade financeira para ajudar o companheiro a pagar as despesas. Com poucas possibilidades, o casal acabou por entrar em incumprimento no Banco de Portugal e perdeu bens como a casa e o carro.

NOTA: 

  • A entrada em incumprimento bancário da Maria e do João podia ter sido evitada se tivessem conhecido soluções que os ajudassem a reduzir os créditos e aumentar a disponibilidade financeira. Neste caso, o crédito consolidado podia fazer a diferença. Mais à frente, iremos explicar como esta solução seria importante para o casal.

Porque devo evitar entrar em situação de incumprimento bancário?

A entrada em incumprimento no Banco de Portugal ou em incumprimento bancário pode trazer consequências negativas para a saúde das suas finanças.

Alguns problemas associados à entrada em incumprimento no Banco de Portugal:

  • Dificuldades em recuperar a confiança dos bancos: uma vez entrando em incumprimento bancário, terá mais dificuldade em retomar o pagamento das suas dívidas. Na prática, o seu registo ficará no Banco de Portugal durante 10 anos, mesmo que a situação venha a ser regularizada. Ou seja, se recorrer a alguma ajuda posterior, como o crédito consolidado com liquidez extra, poderá ser criado um sentimento de insegurança em relação ao seu perfil financeiro, o que, consequentemente, poderá ditar a recusa do crédito.
  • Dificuldades em retomar o pagamento das dívidas: após entrar em incumprimento bancário, tornar-se-á mais difícil recuperar a estabilidade das suas finanças, o que consequentemente poderá causar-lhe outros problemas como, perder a casa, passar fome, entre outros.
  • Dificuldades em pedir empréstimos: após entrar em incumprimento bancário, terá muito mais dificuldades para lhe ser concebido um crédito. As financeiras irão analisar o seu perfil do Banco de Portugal, e uma vez verificado o incumprimento bancário, dificilmente lhe será atribuído um empréstimo antes de a situação estar regularizada.

Como pode entender, são várias as desvantagens associadas ao incumprimento bancário. Voltemos ao exemplo da Maria e do João, que, se tivessem optado pelo crédito consolidado poderiam ter evitado os problemas enumerados. Além disso, teriam ainda a possibilidade de aumentar os níveis de poupança.

Consolidação de Créditos da Maria e João

Imagine-se agora um novo cenário, onde a Maria e o João, conscientes do perigo de entrar em incumprimento bancário e a pagar agora 4 dívidas de crédito, decidem pesquisar soluções que os ajudem a recuperar a estabilidade das suas finanças. Numa dessas pesquisas, descobrem que a consolidação de créditos e-loan pode ajudar, e decidem fazer uma simulação gratuita no site.

Resumo dos Créditos para recordar:

Tipo de CréditoValor do Crédito
1 crédito habitação550€
1 crédito automóvel350€
1 crédito pessoal200€
1 crédito pessoal350€
Total de Dívidas de Crédito1450€

Antes da Consolidação de Créditos e-loan:

1 crédito habitação (550€) + 1 crédito pessoal (350€) + 1 crédito pessoal (200€) + 1 crédito pessoal (350€) = 1450€

Após a Consolidação de Créditos e-loan:

1 crédito consolidado = 580€/mês

Ou seja, ao consolidar créditos o casal obteria uma poupança mensal de 60% no valor de 580€. No final de um ano, isto resultaria numa poupança anual de 10440€.

870 x 12 (meses) = 10440€

Além da poupança anual, a Maria e o João podiam ainda obter um empréstimo de dinheiro extra para aderir a novos sonhos ou projectos que estivessem por concretizar. O casal ficou muito feliz com a solução encontrada pela e-loan Soluções Financeiras, por isso decidiu recomendar a empresa a vários familiares e amigos. Se ainda está com dúvidas sobre o crédito consolidado, veja a seguir alguns detalhes deste produto.

Mas afinal o que é um crédito consolidado?

O crédito consolidado (CC) ou consolidar créditos é uma solução financeira que permite juntar várias mensalidades pagas em datas e bancos diferentes, numa só prestação.

Que será paga:

  • Num só banco.
  • Numa só data.

Além da reorganização financeira, o crédito consolidado tem ainda outras vantagens a si associadas. Veja a seguir outros benefícios de consolidar créditos.

Quais são as principais vantagens em aderir a uma consolidação de créditos?

Principais vantagens de consolidar créditos num só para evitar a entrada em incumprimento no Banco de Portugal.

Benefícios de aderir a um crédito consolidado

Caso queira seguir directamente para alguma das vantagens indicadas, utilize a ajuda do sumário.

Sumário
    1 - Aumentar a poupança mensal

    A consolidação de créditos permite uma poupança anual que poderá chegar aos 60%. Na prática, ao juntar várias das suas mensalidades em apenas uma, ficará a pagar uma só mensalidade por um valor mais baixo e num maior período.

    2 - Reduzir a taxa de esforço

    A taxa de esforço ou TE, é uma das variáveis que maior tem impacto ao fazer um pedido de crédito, e reflecte o esforço financeiro de cada cliente para pagar um pedido de crédito. Por norma, uma TE aceitável não deverá ser superior aos 30%. Nos casos em que for, poderá denunciar um perfil financeiro frágil que precise de ajudas. Ao juntar várias dívidas numa consolidação, reduzirá o número de prestações mensais, o que, consequentemente, causará uma redução significativa da Taxa de Esforço.

    3 - Maior conforto com melhores taxas de juro

    Em vez de ter vários pagamentos aleatórios na sua conta, ao aderir à consolidação de créditos passará a ter um único pagamento mensal numa só entidade credora. A taxa de juro de consolidar créditos é, quase sempre, mais baixa, do que a média das taxas de juro de todos os créditos.

    4 - Viver uma vida mais tranquila

    Viva com mais sossego ao saber que todos os seus pagamentos serão pagos nas datas correctas. Com a consolidação de créditos, passe a ter uma vida mais tranquila e sem ansiedade. Deixe-se de preocupações e passe mais tempo com aqueles que mais gosta.

    Agora que já percebeu como é importante evitar entrar em situação de incumprimento bancário, está na hora de simular gratuitamente o seu crédito consolidado e perceber como esta solução poderá ser aplicável ao seu caso. Até lá, continue a acompanhar-nos no nosso Blog Financeiro e redes sociais.

    Simulação de pedido de Crédito Consolidado
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    INTRODUÇÃO

    O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

     

    A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

     

    Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

     

    Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso website o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do website e-loan®  é importante para a Easyfinance, Lda.

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    ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO

     

    A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

     

    ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

     

    Para obter qualquer esclarecimento relacionado com a presente Política de protecção de dados e Cookies, os titulares dos dados (Cliente) podem enviar uma carta ao cuidado de “Easyfinance – para a Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, ou através do seguinte endereço eletrónico: [email protected]

     

    Os clientes poderão, ainda, caso o pretendam apresentar reclamações ou pedidos de informação junto da Comissão Nacional de Protecção Dados, que é a autoridade de controlo nacional para efeitos do Regulamento Geral de Protecção de Dados e da lei nacional aplicável.

     

    TIPO DE DADOS TRATADOS

     

    Os dados pessoais recolhidos correspondem aos dados de identificação, de filiação, de morada, de crédito, profissionais, de património e financeiros (remunerações auferidas ou responsabilidades no sector financeiro) que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários.

     

    DADOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS

     

    Nos termos da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo o estabelecimento de uma qualquer relação de negócio, como por exemplo no decorrer da  relação comercial entre o cliente e a Easyfinance para efeitos de obrigações pré-contratuais e e formalização do processo de contratação de uma operação de crédito, estão condicionadas à recolha e tratamento dos seguintes dados de identificação e respetivos comprovativos: (i) nome completo; (ii) assinatura; (iii) data de nascimento; (iv) nacionalidade constante do documento de identificação; (v) tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; (vi) número de identificação fiscal ou, quando não disponha de número de identificação fiscal, o número equivalente emitido por autoridade estrangeira competente; (vii) profissão e entidade patronal, quando existam; (viii) endereço completo da residência permanente e, quando diverso, do domicílio fiscal; (ix) naturalidade; e (x) outras nacionalidades não constantes do documento de identificação. Por outro lado, a contratação de crédito pelos consumidores, ou seja por pessoas singulares que contratem com objetivos alheios à sua atividade comercial ou profissional, está sujeita, nos termos da lei (Decreto-Lei nº 133/2009 e Decreto –Lei nº 74-A/2017), à prévia avaliação, da solvabilidade do Cliente que solicita crédito. A avaliação da solvabilidade obriga, nos termos do Aviso nº 4/2017, a recolher e tratar, pelo menos, os seguintes dados pessoais dos Clientes: (i) idade e situação profissional do Cliente; (ii) rendimentos auferidos pelo Cliente; (iii) despesas regulares do Cliente; e (iv) cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente noutros contratos de crédito, junto das instituições de crédito.

     

    DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

     

    A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

     

    FINALIDADES DO TRATAMENTO

     

    Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

    (a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

    (b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

    (c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

    (d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;

    (e) Ações de recuperação de crédito ou a intervenção em processos de insolvência ou de qualquer outra natureza tendo em vista o exercício ou a defesa dos direitos dos credores ou prestador de serviços financeiros;

    (f)  Utilização de cookies para melhorar a navegação nos canais digitais e adequação ao dispositivo que é utilizado (computador ou equipamento móvel) pelo Cliente;

    (g) Personalização da informação dos Clientes/Utilizadores nos canais digitais;

    (h) Gestão de processos que tratam de reclamações;

    (i) Apresentação de propostas comerciais a Potenciais Clientes;

    (j) Tratamento e prestação de informação obrigatória e resposta a pedidos das entidades reguladoras (e.g. Banco Central Europeu e Banco de Portugal) no âmbito do cumprimento de obrigações legais em vigor, bem como em resposta a pedidos de autoridades públicas (e.g. Tribunais e Polícia)

     

    CANAIS DIGITAIS E UTILIZAÇÃO DE COOKIES

     

    Conforme já referido, o website e-loan®, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e seu funcionamento, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores.

     

    O website e-loan® utiliza cookies, entendendo-se como tal pequenos ficheiros de texto com informação relevante que o dispositivo de acesso (computador, telemóvel/smartphone ou tablet) carrega, através do navegador de internet (browser), quando o Cliente/Utilizador visita o website.

     

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    (i) Cookies essenciais – alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;

    (ii) Cookies de funcionalidade – os cookies de funcionalidade permitem relembrar as preferências do utilizador relativamente à navegação nos Websites, não necessitando, assim, de o reconfigurar e personalizar cada vez que o visita;

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    Também quanto à validade existem dois tipos de cookies:

     

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    DESTINATÁRIOS DOS DADOS

     

    A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

     

    Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

     

    Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

     

    A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

     

    PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

     

    O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

     

    Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

     

    Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

     

    DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

     

    Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

     

    (a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

    (b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

    (c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

    (d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

    (e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

    (f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

    (g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

    (h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

    Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

    Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

     

    SEGURANÇA DOS DADOS

     

    A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

     

    INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

    -Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

    -Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

    -CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

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