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como reduzir taxa de esforco

Crédito Consolidado – solução financeira para reduzir as dívidas e aumentar a liquidez

18/05/2022

Conheça a consolidação de créditos e dê uma nova vida às suas finanças

O crédito consolidado é uma solução financeira que permite juntar vários créditos num só, ficando a pagar uma só mensalidade com melhores condições. Uma das principais vantagens de consolidar créditos é a possibilidade de poupar mais dinheiro no final do mês, permitindo-lhe uma folga orçamental considerável para gerir as finanças pessoais.

Junte vários créditos num só - passe a pagar uma única prestação mensal mais baixa, com uma melhor taxa de esforço. Conheça ainda outras vantagens da consolidação de créditos

Saiba neste artigo como funciona a consolidação de créditos. Conheça ainda algumas das principais vantagens da modalidade de empréstimo que junta vários créditos num só.

Crédito Consolidado - na prática

Compreender a consolidação de créditos pode ser mais fácil do que imagina. Veja a seguir como a Ana e o Fernando reorganizaram as finanças ao agrupar créditos num só.

Exemplo da Ana e do Fernando que juntaram créditos num só

A Ana e o Fernando estavam a pagar 4 dívidas mensais em 4 bancos diferentes:

  • 1 crédito habitação: 600€.
  • 1 crédito automóvel: 250€.
  • 1 crédito pessoal: 200€.
  • 1 crédito de cartão de crédito: 150€.

Ao todo, pela soma das 4 prestações, o casal acumulava um total de mensalidades no valor de 1200€.

Total das dívidas de crédito:

1 crédito habitação (600€) + 1 crédito automóvel (250€) + 1 crédito pessoal (200€) + 1 crédito de cartão de crédito (150€) = 1200€

Com um rendimento mensal de 1700€, a Ana e o Fernando ficavam com apenas 500€/mês para pagar as restantes despesas familiares. Esse valor denunciava uma grande fragilidade financeira que podia levar o casal, a qualquer momento, a entrar em incumprimento bancário. E, no pior dos casos, perder todos os bens. Conscientes da sua situação financeira, a Ana e o Fernando começaram à procura de soluções que os ajudassem a atingir uma maior estabilidade financeira.

Alguns desses propósitos passavam por:

Após uma pesquisa na internet, o casal descobriu, com a ajuda de alguns dos artigos do Blog “As minhas Finanças”, que uma das soluções que podia ajudar a concretizar todos os seus objectivos passava por aderir ao crédito consolidado. Por isso, decidiram fazer uma simulação de consolidação no site da e-loan.

Veja a seguir o status das prestações da Ana e do Fernando antes e após aderirem ao crédito consolidado.

Antes da simulação da consolidação de créditos:

4 prestações mensais – 4 bancos diferentes — 4 datas diferentes = 1200€/mês (total de dívidas)

Após a simulação da consolidação de créditos:

1 única prestação mensal = 480€/mês

Ao consolidar créditos num só, a Ana e o Fernando passaram a pagar apenas uma prestação mensal, por um valor mais baixo, num maior período. Além da reestruturação financeira, o casal pôde ainda pedir um empréstimo de dinheiro extra, simples e rápido, para realizar a viagem de sonho que tanto desejava.

Além da poupança mensal, com o crédito consolidado o casal conseguiu ainda um aumento das economias anuais até aos 8640€, as quais iriam equivaler a uma poupança anual de 60%.

Economia Anual = 720x 12 (meses) = 8640€/ano

Satisfeitos com a solução encontrada pela e-loan, a Ana e o Fernando decidiram recomendar a consolidação de créditos a familiares e amigos. Se achar o crédito consolidado poderá ser a solução certa para as suas finanças, não espere mais tempo e faça já a sua simulação gratuita.

Agora que já viu como a consolidação de créditos funciona na prática, conheça a seguir outros factores onde o crédito consolidado poderá fazer a diferença nas despesas do orçamento familiar, nomeadamente na taxa de esforço.

O que é a taxa de esforço?

A variável de esforço (TE) é a parcela de rendimento familiar mensal destinada ao pagamento das obrigações do agregado familiar. Esta taxa é um dos factores que determina se um crédito lhe poderá ser concebido ou não.

Quanto maior for a sua taxa de esforço, mais dificuldade terá em pagar as suas dívidas de crédito.

O que, consequentemente, o levará a ter mais dificuldades em fazer face às despesas do orçamento familiar.

Qual a relação da taxa de esforço com o crédito consolidado?

Se estiver a pagar várias dívidas mensais, em diferentes bancos, a consolidação de créditos poderá ajudá-lo a reduzir a sua taxa de esforço.

No fundo, ao aderir ao crédito consolidado, fique a pagar prestações mais baixas por um maior período. Obtenha uma redução significativa da sua taxa de esforço. Além disso, com o crédito consolidado, poderá ainda ter acesso a outras vantagens.

Alguns dos benefícios da consolidação de créditos:

  • Melhorar a sua imagem financeira: que poderá ajudá-lo a ver mais facilmente um pedido de crédito aprovado pelo banco.
  • Evitar entrar na lista negra do Banco de Portugal (BP): com as finanças organizadas e uma taxa de esforço menor, reduza a probabilidade de entrar para a lista negra do Banco de Portugal.

NOTA:

Além da redução da taxa de esforço, estão associadas outras vantagens à consolidação de créditos. Conheça outros benefícios do crédito consolidado.

Outras vantagens de juntar créditos num só

A consolidação de créditos não existe apenas para prevenir situações de endividamento excessivo e de incumprimento, mas também para melhorar a performance das finanças pessoais, criando maiores níveis de poupança ou um fundo de emergência para as famílias.

Alguns benefícios de aderir ao crédito consolidado são:

  1. Pagar uma única prestação mais baixa.
  2. Pagar uma prestação numa só data.
  3. Prevenir situações de incumprimento bancário.
  4. Conseguir dinheiro extra.

Veja o significado de cada uma destas vantagens individualmente.

1 - Pagar uma única prestação mais baixa

Recorda-se do exemplo dado no início deste artigo da Ana e do Fernando? Antes da consolidação de créditos, o casal  pagava vários num total de 1200€. Após consolidar créditos, o casal percebeu que iria ficar a pagar uma única prestação mensal no valor de 480€. Esta redução de 720€ iria permitir ao casal obter uma poupança anual de 8640€. Benefício esta que poderia ser usado mais tarde para liquidar as dívidas de crédito.

2 - Pagar uma prestação numa só data

Com o crédito consolidado fique a pagar uma única prestação mensal numa só data.

Imagine-se que pagava 4 prestações mensais em 4 bancos e datas diferentes:

Tipo de CréditoBancoPrazo para finalizar o pagamento
1 Crédito HabitaçãoBanco 17 anos
1 Crédito de Cartão de CréditoBanco 25 anos
1 Crédito PessoalBanco 33 anos
1 Crédito EstudanteBanco 42 anos

Ao optar pela consolidação de créditos, fique a pagar:

  • Uma única prestação mensal.
  • Num só banco.
  • Num único prazo.

Reorganize as dívidas mensais e passe a viver uma vida mais tranquila sem grandes preocupações.

3 - Prevenir situações de incumprimento bancário

Com o crédito consolidado obtenha uma redução significativa das suas prestações mensais, que terá um impacto directo na prevenção de uma possível entrada em incumprimento bancário. Aproveite a folga financeira da consolidação de créditos para aumentar os níveis de poupança familiares, e quem sabe até, liquidar a sua única prestação antes do prazo previsto.

simular credito gratis rapido

4 - Conseguir dinheiro extra

Com o crédito consolidado poderá obter um empréstimo de dinheiro extra sem compromissos de utilização com a entidade financeira.

Siga o exemplo:

  • Imagine-se que pediu um crédito consolidado com dinheiro extra para pagar uma entrada de uma casa. No entanto, um dos seus filhos decidiu continuar a estudar e, para as despesas iniciais, optou antes por mecanizar antes esse dinheiro para o ajudar.

Se assim o desejar, poderá fazê-lo, sem quaisquer penalizações da instituição financeira onde tiver efectuado o seu pedido de consolidação de créditos.

Agora que já conhece algumas das principais vantagens do crédito consolidado, torna-se importante perceber qual a melhor instituição para juntar as suas mensalidades. Conheça a seguir alguns dos principais detalhes da e-loan Soluções Financeiras.

Onde efectuar um pedido de crédito consolidado?

No mercado de créditos são várias as instituições financeiras onde poderá pedir uma consolidação de créditos. Como se trata de um compromisso financeiro de grande importância, é essencial que procure pedir o seu crédito consolidado em instituições que apresentem sentido de ética e agilidade de resposta. A e-loan Soluções Financeiras é uma dessas empresas. Conheça a seguir alguns dos seus principais diferenciais.

Se optar por consolidar com a e-loan poderá ter acesso às seguintes vantagens:

  • Confiança: com mais 15 anos de mercado, a e-loan Soluções Financeiras é uma empresa de especialistas em crédito consolidado que já ajudou milhares de famílias a organizarem as suas finanças. Conheça melhor as opiniões dos nossos clientes, entrando no link.
  • Rapidez: efectue a sua simulação no nosso simulador de crédito consolidado e receba a resposta ao seu pedido de consolidação em menos de 24 horas.
  • Especialização: ao pedir uma consolidação de créditos, o seu processo irá ser atribuído a um dos nossos especialistas em crédito, com quem poderá tirar todas as suas dúvidas e trocar opiniões.
  • Análise gratuita: simular um crédito consolidado não tem nenhum custo. Esta é uma regra específica do Banco de Portugal. Se alguma empresa lhe pedir dinheiro por este processo desconfie sempre.

Agora que já sabe onde poderá efectuar o seu pedido de consolidação de créditos de forma rápida e gratuita, conheça ainda outro pormenor importante, no âmbito de uma consolidação de créditos: os documentos que terá que submeter para o seu pedido de análise de crédito consolidado.

Que documentos tenho que enviar ao simular uma consolidação de créditos?

Para efectuar um pedido de crédito consolidado e-loan, deverá antes recolher os seguintes documentos:

Lembre-se que um dos aspectos que irá agilizar o seu pedido de crédito consolidado passa sempre pela submissão atempada dos documentos. Só deste modo é que os nossos especialistas em crédito consolidado terão acesso ao seu processo e poderão avançar com as melhores propostas.

E você, do que está à espera para reduzir as suas dívidas e aumentar os níveis de poupança mensal? Faça já a simulação gratuita no nosso site e sem compromissos.

Simulação de pedido de Crédito Consolidado
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INTRODUÇÃO

O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

 

A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

 

Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

 

Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso website o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do website e-loan®  é importante para a Easyfinance, Lda.

O uso do website e-loan® pressupõe a aceitação deste acordo de privacidade. Podemos alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado. 

 

ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO

 

A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

 

ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS

 

Para obter qualquer esclarecimento relacionado com a presente Política de protecção de dados e Cookies, os titulares dos dados (Cliente) podem enviar uma carta ao cuidado de “Easyfinance – para a Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, ou através do seguinte endereço eletrónico: [email protected]

 

Os clientes poderão, ainda, caso o pretendam apresentar reclamações ou pedidos de informação junto da Comissão Nacional de Protecção Dados, que é a autoridade de controlo nacional para efeitos do Regulamento Geral de Protecção de Dados e da lei nacional aplicável.

 

TIPO DE DADOS TRATADOS

 

Os dados pessoais recolhidos correspondem aos dados de identificação, de filiação, de morada, de crédito, profissionais, de património e financeiros (remunerações auferidas ou responsabilidades no sector financeiro) que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários.

 

DADOS PESSOAIS OBRIGATÓRIOS

 

Nos termos da Lei de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo o estabelecimento de uma qualquer relação de negócio, como por exemplo no decorrer da  relação comercial entre o cliente e a Easyfinance para efeitos de obrigações pré-contratuais e e formalização do processo de contratação de uma operação de crédito, estão condicionadas à recolha e tratamento dos seguintes dados de identificação e respetivos comprovativos: (i) nome completo; (ii) assinatura; (iii) data de nascimento; (iv) nacionalidade constante do documento de identificação; (v) tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; (vi) número de identificação fiscal ou, quando não disponha de número de identificação fiscal, o número equivalente emitido por autoridade estrangeira competente; (vii) profissão e entidade patronal, quando existam; (viii) endereço completo da residência permanente e, quando diverso, do domicílio fiscal; (ix) naturalidade; e (x) outras nacionalidades não constantes do documento de identificação. Por outro lado, a contratação de crédito pelos consumidores, ou seja por pessoas singulares que contratem com objetivos alheios à sua atividade comercial ou profissional, está sujeita, nos termos da lei (Decreto-Lei nº 133/2009 e Decreto –Lei nº 74-A/2017), à prévia avaliação, da solvabilidade do Cliente que solicita crédito. A avaliação da solvabilidade obriga, nos termos do Aviso nº 4/2017, a recolher e tratar, pelo menos, os seguintes dados pessoais dos Clientes: (i) idade e situação profissional do Cliente; (ii) rendimentos auferidos pelo Cliente; (iii) despesas regulares do Cliente; e (iv) cumprimento das obrigações assumidas pelo Cliente noutros contratos de crédito, junto das instituições de crédito.

 

DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

 

A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

 

FINALIDADES DO TRATAMENTO

 

Os dados pessoais recolhidos são tratados para as seguintes finalidades:

(a) Gestão das relações comerciais, pré-contratuais, contratuais entre os Clientes particulares e os parceiros financeiros, e a aquisição de seguros de entidades de que a Easyfinance seja o agente;

(b) A avaliação comercial e/ou de risco de operações de crédito a intermediar;

(c) Ações de Marketing de produtos e/ou serviços através de correio eletrónico, carta ou telemarketing;

(d) O cumprimento de obrigações regulatórias, relacionadas, nomeadamente com a prevenção e controlo da fraude, com o combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ou com obrigações em matéria fiscal;

(e) Ações de recuperação de crédito ou a intervenção em processos de insolvência ou de qualquer outra natureza tendo em vista o exercício ou a defesa dos direitos dos credores ou prestador de serviços financeiros;

(f)  Utilização de cookies para melhorar a navegação nos canais digitais e adequação ao dispositivo que é utilizado (computador ou equipamento móvel) pelo Cliente;

(g) Personalização da informação dos Clientes/Utilizadores nos canais digitais;

(h) Gestão de processos que tratam de reclamações;

(i) Apresentação de propostas comerciais a Potenciais Clientes;

(j) Tratamento e prestação de informação obrigatória e resposta a pedidos das entidades reguladoras (e.g. Banco Central Europeu e Banco de Portugal) no âmbito do cumprimento de obrigações legais em vigor, bem como em resposta a pedidos de autoridades públicas (e.g. Tribunais e Polícia)

 

CANAIS DIGITAIS E UTILIZAÇÃO DE COOKIES

 

Conforme já referido, o website e-loan®, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e seu funcionamento, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos Clientes/Utilizadores.

 

O website e-loan® utiliza cookies, entendendo-se como tal pequenos ficheiros de texto com informação relevante que o dispositivo de acesso (computador, telemóvel/smartphone ou tablet) carrega, através do navegador de internet (browser), quando o Cliente/Utilizador visita o website.

 

Os Cookies que utiliza permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos seus Clientes/Utilizadores, aumentando, por um lado, a rapidez e eficiência de resposta e, por outro, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações. A colocação de cookies não só ajuda o Website a reconhecer o dispositivo do Cliente/Utilizador na próxima vez que este o visita, mas também será imprescindível para o funcionamento do mesmo. Os cookies usados não recolhem informações pessoais que permitam identificar o Cliente/Utilizador, guardando apenas informações genéricas, designadamente a forma ou local/país de acesso do Cliente/Utilizador e o modo como usam os Websites, entre outros. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as preferências dos Clientes/Utilizadores. O Cliente/Utilizador pode, a qualquer momento e através do seu navegador de internet (browser), decidir ser notificado sobre a receção de cookies, bem como bloquear a respetiva entrada no seu sistema. Alerta-se para o facto da recusa de uso de cookies poderá resultar no website e-loan® não funcionar corretamente.

 

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(i) Cookies essenciais – alguns cookies são essenciais para aceder a áreas específicas dos Websites, permitindo a navegação e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras do site, através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados;

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Também quanto à validade existem dois tipos de cookies:

 

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DESTINATÁRIOS DOS DADOS

 

A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

 

Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

 

Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

 

A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

 

PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

 

O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

 

Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

 

Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

 

DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

 

Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

 

(a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

(b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

(c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

(d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

(e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

(f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

(g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

(h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

 

SEGURANÇA DOS DADOS

 

A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

 

INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

-Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

-Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

-CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

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