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Como utilizar o cartão de crédito de forma responsável?

24/11/2021

Saiba como organizar as finanças do cartão de crédito e veja dicas para usar esta solução financeira de uma forma responsável e direcionada à gestão financeira adequada.

Recorrer ao cartão de crédito é um ato comum e para muitos, o cartão de crédito já faz parte do orçamento familiar. O cartão é usado para adquirir bens ou serviços, efetuar compras com pagamentos mais alargados e até realizar sonhos e projetos.

A ajuda de um cartão de crédito pode ser muito importante, mas a má utilização dos cartões pode levar a um verdadeiro pesadelo financeiro, acabando por vezes, em incumprimento bancário. Em muitos casos, os cartões de créditos são utilizados descontroladamente, em atos impulsivos de consumo, se que exista um bom planeamento e organização financeira.

Há muitos fatores que devem ser considerados ao usar os cartões de crédito de maneira sustentada e planeada, para manter as finanças saudáveis.

Para compreender o que é um cartão de crédito e as principais consequências do uso desta solução financeira, preparamos um guia completo sobre como utilizar cartões de crédito de forma responsável.

Se já estiver a procurar por soluções que o possam ajudar a retomar o controlo dos cartões de crédito, conheça a Solução de Crédito Consolidado. A consolidação é uma alternativa que poderá ajudar a reorganizar as finanças, reduzir o acúmulo de dívidas de cartão de crédito e até conseguir algum dinheiro extra “mais barato” do que aquele que poderia obter ao usar os limites de cartões de crédito.

Conheça ainda uma solução para ajudar a reorganizar a vida financeira e retomar o controlo dos pagamentos de cartão de crédito.

Se preferir navegar a partir das secções do Guia do Uso Responsável dos Cartões de Crédito, use o sumário abaixo.

Sumário

    Para começar, apresentaremos rapidamente, o conceito de cartões de crédito para perceber de base, como estas soluções financeiras funcionam na prática.

    O que é um cartão de crédito?

    • Definição de cartões de crédito: o cartão de crédito é um meio de pagamento que permite a aquisição de produtos ou serviços em vários estabelecimentos onde for aceite. A característica principal dos cartões é permitir que possa fazer compras sem ter, efetivamente, dinheiro na conta.

    Portanto, não é preciso ir muito longe para perceber que um cartão de crédito é, na verdade, um empréstimo. Os cartões como “somas” de dinheiro emprestadas por bancos, financeiras e outras instituições para serem utilizadas para adquirir produtos e serviços.

    Ora, como é óbvio, um empréstimo precisa ser pago em algum momento. É justamente, quando chega a fatura do cartão de crédito, que ocorre o pagamento do empréstimo de dinheiro que ocorreu a partir do uso do  cartão. O consumidor só efetua o pagamento das dívidas de cartão de crédito no último dia do vencimento da fatura do cartão.

    O que muitos não percebem é que o cartão de crédito é um empréstimo de dinheiro que custa muito caro para o consumidor. Na verdade, um dos mais caros do mercado de soluções financeiras. Os cartões de crédito são práticos, facilitam pagamentos de longo prazo e permitem que as pessoas consigam adquirir produtos e serviços com alguma facilidade. Por outro lado, os cartões são uma solução de crédito que precisa ser muito gerida, para funcionar e não se tornar numa verdadeira dor de cabeça.

    Para entender como os cartões funcionam na prática, veja a seguir um rápido exemplo de uso desta solução de crédito.

    Exemplo da utilização de um Cartão de Crédito Universo

    O Filipe pediu um cartão de crédito universo para pagar um telemóvel de última geração. Embora, o cartão de crédito universo tenha cobrido a totalidade da despesa do telemóvel, o Filipe teve que pagar o empréstimo do cartão universo ao longo do ano seguinte. Portanto, foi preciso que o Filipe mantivesse as finanças organizadas e nunca se esquecesse de pagar a dívida do cartão universo.

    Haveria outra maneira de o Filipe conseguir o dinheiro para comprar o telemóvel? Sem ter de recorrer ao uso do cartão universo, por exemplo?

    Sim, ele poderia considerar pedir um crédito pessoal diretamente no banco onde tivesse conta, encontrar formas de financiar o telemóvel junto à operadora de telemóveis ou financiar na empresa onde efetuasse o negócio. No fundo, é válido considerar alguns aspetos ao realizar compras com cartões de crédito. O principal deles é a taxa de juro que irá pagar se ficar em incumprimento com alguma das parcelas.

    Em geral, as taxas dos cartões de crédito são elevadas e custa caro esquecer ou deixar de pagar alguma prestação do cartão em dia. Portanto, se está numa situação de aperto financeiro e ainda assim, precisa de adquirir um bem ou serviço, de modo inadiável, considere outras formas de conseguir dinheiro extra. Por exemplo, poderá fazer uma simulação de crédito consolidado com dinheiro extra para reorganizar as finanças.

    Ainda discutiremos o crédito consolidado mais à frente, mas fique a saber que a consolidação de créditos é uma solução que pode o ajudar a reorganizar as finanças definitivamente e ainda conseguir liquidez extra para fazer face a desafios que, porventura, sejam inadiáveis. Nesses casos, além de obter taxas de juro mais interessantes do que no cartão de crédito, não precisará de comprovar onde irá utilizar o dinheiro, como no crédito pessoal.

    Como vimos, o cartão de crédito é um método de pagamento prático e rápido, mas que precisa ser utilizado com muita cautela e atenção. Conheça a seguir algumas das características mais comuns dos cartões de crédito.

    Características dos cartões de crédito

    Um cartão de crédito, como o cartão de crédito universo do exemplo anterior, é constituído de material plástico. De fato, a composição dos cartões costuma ser muito semelhante, havendo casos extraordinários onde os cartões podem ser constituídos de metal, acrílico ou até material reciclado. Essas situações são mais comuns em campanhas de marketing ou de publicidade promovidas por empresas e agências especializadas.

    modelo exemplo cartao credito
    Exemplo de Cartão de Crédito (Imagem meramente ilustrativa - dados fictícios) • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

    Informações mais comuns encontradas nos cartões de crédito:

    • Nome do titular do cartão: indica o nome da pessoa singular ou empresa ao qual está associado o cartão de crédito.
    • Número do cartão de crédito: poderá corresponder a um conjunto de 16, 15 ou 14 dígitos (de acordo com cada cartão) impresso em tamanho maior do que os outros números. O primeiro dígito e em alguns casos, o segundo dígito do número do cartão, podem identificar a operadora do  cartão de crédito. Por exemplo, American Express, Visa, Mastercard, etc. Os demais dígitos contém informações sobre a entidade que emitiu o cartão e sobre o titular. O último dígito indica a validade da sequência numérica e funciona como um recurso de validação da autenticidade dos dados.
    • Itens de segurança: hologramas e outros sinais específicos que podem ser usados para validar a autenticidade do cartão de crédito.
    • Tarja magnética do cartão: utilizada para carregar informações que podem ser lidas por outros dispositivos em transações, principalmente a partir de leitores de cartões de crédito, como aqueles encontrados no comércio.
    • Código de segurança do cartão: sequência de 3 ou 4 números localizados no verso do cartão de crédito. O Código de Segurança também é denominada como CVV e significa “Card Verification ValueValor de Verificação de Cartão”. O CVV funciona como um código de segurança para as compras online. É uma espécie de senha adicional para confirmar as transações. Atualmente, as empresas também utilizam um sistema de segurança adicional denominado 3D Visa Security, que inclui uma camada extra de validação de segurança onde o mais comum é o envio de SMS para confirmar a compra online. O CVV é composto por 3 dígitos e está localizado na parte de trás do cartão. O CVV pode estar em itálico (ex: 123). Em alguns cartões pode ser encontrado na parte da frente da assinatura do cartão ou do número da agência/conta, impresso em tamanho pequeno.
    • Identificação da bandeira do cartão de crédito: indica a operadora do cartão – por exemplo, elo, mastercard, visa, amex, etc.

    São várias, as categorias de cartão de crédito, disponíveis no mercado europeu e português. A seguir apresentamos alguns dos cartões de crédito mais comuns e as principais características que distinguem um cartão de crédito de outros produtos financeiros, como o crédito pessoal, ou o crédito consolidado.

    Cartões de crédito mais frequentes em Portugal

    No mercado financeiro existem diferentes categorias de cartão de crédito direcionados para diferentes situações.

    Exemplos de uso do cartão de crédito:

    • Comprar uma máquina de lavar.
    • Comprar materiais escolares.
    • Comprar um telemóvel da última gama.
    • Pagar umas férias de sonho.

    Além dos objetivos associados, um cartão de crédito pode ainda ser classificado de acordo com 2 critérios:

    • Categoria de cartão de crédito: universal ou privativo.
    • Operadora do cartão de crédito: instituição financeira que faz a gestão das operações de crédito, como no caso do cartão de crédito universo.

    A seguir, detalhamos os critérios de classificação e apresentamos alguns dos cartões de crédito mais comuns em Portugal.

    Tipos de cartão de crédito

    Perceba a seguir o que cada critério do cartão de crédito significa.

    Cartão de Crédito Universal

    Este cartão de crédito permite a compra em lojas físicas ou online, com um adiantamento do numerário de crédito. No caso do exemplo do cartão de crédito universo, vimos que ele pode ser utilizado para adquirir produtos ou serviços tanto em lojas físicas, quanto em lojas online.

    Cartão de Crédito Privativo

    O cartão de crédito privativo permite a compra de produtos ou serviços em lojas específicas. Estas categorias de cartão de crédito visam fidelizar o cliente. Um exemplo de cartão de crédito privativo é o cartão de crédito FNAC. O cartão FNAC pode ser utilizado para comprar um produto ou serviço da loja FNAC com condições específicas e supostamente melhores do que aquelas que se conseguiria em condições normais, sem o uso do cartão privativo.

    Operadoras de cartão de crédito mais comuns em Portugal

    Independentemente dos objetivos de cada cartão de crédito, são várias as empresas em Portugal que emprestam o “dinheiro virtual” do cartão de crédito. Veja algumas das operadoras de cartão de crédito que atuam em Portugal.

    Lista de cartões de crédito mais comuns em Portugal:

    Agora que já conhece as principais empresas de cartão de crédito que operam em Portugal, confira alguns dos aspetos mais importantes relacionados aos cartões de crédito.

    exemplo credito consolidado
    Guia do Uso Responsável dos Cartões de Crédito - Principais aspetos a ter em conta num pedido de cartão de crédito

    Principais aspectos de um pedido de cartão de crédito

    Apesar dos cartões de crédito parecerem uma ótima solução para concretizar um novo sonho ou projeto, nem sempre um cartão de crédito é a alternativa financeira mais indicada. Para não sobrarem dúvidas na hora de pedir um cartão de crédito, veja a seguir as principais vantagens e desvantagens dos cartões.

    Vantagens e desvantagens do cartão de crédito

    Veja a seguir benefícios e consequências negativas do uso dos cartões de crédito.

    Vantagens de um cartão de crédito

    Alguns dos benefícios dos cartões podem ser:

    • Flexibilidade e conveniência: pode fazer compras até mesmo no final do mês, ainda que não tenha mais dinheiro em conta. O cartão de crédito é uma categoria de financiamento que deverá ser pago posteriormente, numa data acordada entre as partes. O saldo dos cartões de crédito resulta de um acordo entre o titular do cartão e a instituição financeira.
    • Transversalidade de uso: o cartão de crédito é quase sempre aceite em todas as transações. Um utensílio financeiro praticamente essencial em viagens no estrangeiro. O cartão pode ser usado para controlar os gastos da viagem, evitar ter de levar dinheiro em espécie e ter a certeza de que poderá ter acesso a recursos financeiros em quase todos os lugares.
    • Segurança: os cartões de crédito têm um sistema de proteção que precisa ser acionado em caso de perda ou roubo. Se isso acontecer, entre em contacto com a operadora o quanto antes. Além disso, os cartões possuem sistemas para garantir uma verificação segura de compras em ambiente online, como o 3D secure e o SMS. No entanto, nenhuma solução é 100% infalível, por isso, evite compartilhar os seus dados financeiros. Se optar por andar com um cartão de crédito em vez de dinheiro, previna o risco de ser roubado ou de perder o cartão.
    • Recompensa: em alguns casos, a utilização de um cartão de crédito, sobretudo de fidelização, traz associadas recompensas com pontos ou descontos. Algumas operadoras de cartão de crédito lançam programas para acumular pontos e trocar por produtos ou serviços. Em outros casos, há descontos em compras e viagens. Fique atento, nem sempre tudo que parece ser, é de facto, realidade. Em alguns programas de fidelidade, a troca dos pontos por produtos acaba por ficar mais cara do que comprar o produto sem usar o programa de fidelidade.
    • Controlo das despesas: com o cartão de crédito, as compras ficam registadas e são passíveis de consulta online. Sempre pode verificar os gastos de cartão de crédito a partir do site da operada, da sua conta no banco ou de aplicações para smartphones. Se precisar de saber qual a margem que poderá gastar no cartão de crédito, é recomendável que tenha uma visão mais abrangente das suas despesas e assuma o controlo da gestão financeira. Um das alternativas que tem para isso, é usar uma Folha de Cálculo de Controlo Financeiro.

    Se estiver  a pagar várias dívidas de cartão de crédito em diferentes bancos,  o crédito consolidado é uma solução que pode ajudar a reduzir o número de dívidas. Explicaremos mais à frente, como a consolidação de créditos funciona para reduzir as dívidas até 60%.

    Os cartões de crédito apresentam alguns pontos negativos que precisam ser considerados.

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    Guia do Uso Responsável dos Cartões de Crédito - Principais desvantagens do Cartão de Crédito • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

    Desvantagens do cartão de crédito

    Veja a seguir, algumas das desvantagens dos cartões de crédito.

    As taxas de juro do cartão de crédito são elevadas

    As taxas de juro de um cartão de crédito são elevadas. Podem chegar a ser superiores às taxas cobradas pelos meios de financiamento mais tradicionais como o crédito pessoal e o crédito consolidado com dinheiro extra. Nestes casos, a e-loan Soluções Financeiras recomenda que ao utilizar o cartão de crédito, procure substituir o cash advance – adiantamento total dos pagamentos, por outras opções.

    Formas para utilizar um cartão de crédito:

    • Pagamentos aparcelados: onde a compra com o cartão de crédito deverá ser feita em várias etapas.
    • Atrasos de pagamento: onde o consumidor se comprometa a efetuar o pagamento das dívidas de cartão de crédito, posteriormente.
    Podem ocorrer endividamentos com cartões de crédito

    O cartão de crédito pode causar a falsa sensação de que tem mais dinheiro do que aquele que realmente possui para gastar. Em certos momentos, se as compras por impulso não forem controladas, podem mesmo entrar numa espiral de dívidas. Para prevenir estas situações, a e-loan aconselha que atente a 2 pontos importantes, antes de usar um cartão de crédito.

    Fatores a analisar para prevenir o endividamento por cartão de crédito:

    • Valor do ordenado líquido do agregado familiar: nunca deve gastar mais que ganha.
    • Total das suas dívidas mensais: considere aquilo que já tem comprometido para pagar as dívidas a que aderiu anteriormente.

    Atenção: o cartão de crédito não deve ser utilizado para realizar os pagamentos de itens essenciais relacionados às despesas, como comprar alimentos, combustível ou outros itens essenciais. Ou seja, já deve entrar o mês com esses valores disponíveis e previstos, sem ter que recorrer ao crédito para obtê-los.

    Se estiver a usar o cartão para comprar itens essenciais por questões estratégicas, por exemplo, acumular pontos num programa de fidelidade, certifique-se de que possui uma reserva de dinheiro correspondente ao valor que gastará e nunca mexa nesse dinheiro. Esta reserva será usada para garantir que o uso do cartão de crédito para comprar itens essenciais está coberto e previsto no orçamento. Assim, terá garantido o pagamento daquilo que paga a partir do cartão de crédito, que como já citado, não passa de um empréstimo.

    Perceba que, na prática, ao usar o cartão de crédito para comprar itens essenciais num supermercado, por exemplo, faz o uso de um empréstimo para pagar pelos produtos. Enquanto, que o ideal é organizar o orçamento familiar e já o mês com os valores disponíveis para esta categoria de gastos. Não se esqueça, pode sempre usar uma folha de cálculo para ajudar a controlar as finanças.

    Ao usar cartões de crédito, siga uma regra básica: certifique-se que possui a quantidade de dinheiro para pagar aquilo que pediu emprestado no crédito. O ideal é que possa ter uma reserva financeira para garantir o pagamento das prestações do cartão por mais alguns meses, no caso de ocorrerem problemas ou dificuldades temporárias na renda do agregado familiar.

    Entenda como estes fatores relacionados ao uso de cartões de crédito impactam as finanças.

    Valor do ordenado líquido ganho

    Corresponde ao valor do ordenado que ganha, já com os descontos para o IRS e para a Segurança Social. Se precisar de ajuda para calcular o valor do seu ordenado líquido, utilize gratuitamente o simulador de salário líquido e-loan.

    Assim, a diferença entre o que ganha e o que gasta deve sempre ser positiva para ter uma vida saudável. Preferencialmente, deve seguir a regra 50-15-35.

    Por exemplo, se a soma da renda líquida do agregado familiar é de 1000€. Uma distribuição saudável das finanças poderia ser:

    • 50% para pagar os gastos essenciais.
    • 35% para manter o estilo de vida.
    • 15% para prioridades financeiras.
    • Sem tem dívidas: deve pagar com este valor.
    • Se não tem dívidas: deve poupar este valor todos os meses.

    Total das dívidas mensais

    • Despesas fixas: correspondem àquilo que paga todos os meses, como a conta da água, luz ou gás.
    • Despesas variáveis: são aquelas que não representam um orçamento fixo no orçamento. Por exemplo, uma ida ao cabeleireiro, restaurante, ou a utilização de um cartão de crédito de modo não planeado.
    Podem ocorrer falências/insolvências pessoais devido ao mal uso de cartões de crédito

    Muitas situações de endividamento pessoais estão associadas à utilização indevida do cartão de crédito. Se perder o controlo das finanças por um uso inadequado de cartões de crédito, pode mesmo ter que chegar a situações limite, como falências e insolvências pessoais. Uma situação que deve ser evitada a todo custo. Por isso, usar os cartões de crédito conscientemente, é tão importante.

    Para isso, procure identificar o montante de dinheiro que pode gastar todos os meses para pagar o cartão de crédito. Defina um limite 20% menor como margem de manobra e nunca ultrapasse essa barreira. Para manter o controlo das finanças, é aconselhável que recorra a métodos de gestão das finanças. Uma das alternativas passa por utilizar uma Folha de Cálculo.

    Descarregue gratuitamente, a folha de controlo financeiro e aponte:

    • Todos os valores que entram no orçamento: soma do salário líquido, rendas extras, reembolso do IRS, entre outros recursos que ganha todos os meses.
    • Todos os valores que saem do orçamento: soma de todas as despesas que tem que pagar todos os meses, inclusivamente, com cartões de crédito.

    O preenchimento da folha financeira é uma etapa muito importante para ajudar a identificar o atual cenário de endividamento e assim, evitar potenciais riscos de incumprimentos.

    Cuide para evitar fraudes com cartões de crédito

    A fraude com cartão de crédito é uma hipótese que deve estar sempre presente como desvantagem. Por isso, é aconselhável que nunca perca de vista o cartão de crédito, nunca compartilhe os seus dados, nunca compre em sites com má reputação e tenha uma postura cuidadosa ao usar computadores e smartphones (procure manter antivírus e firewall atualizados, evite clicar em links desconhecidos e abrir e-mails suspeitos).

    Reforce os cuidados no uso de cartões, principalmente quando estiver a:

    • Digitar o código do cartão de crédito: em alguma loja ou supermercado, por exemplo.
    • Utilizar o sistema de contactless: para valores mais baixos, prefira esta funcionalidade que, atualmente já é compatível com a maioria dos cartões de crédito.

    Além disso, esteja sempre atento a possíveis acessos à sua conta em compras com cartão de crédito online. Para isso, contacte com o banco e veja como poderá aceder aos seus dados.

    Os cartões de crédito não promovem a poupança

    O cartão de crédito promove o consumo e não a poupança. O principal objetivo dos cartões de crédito está em financiar produtos ou serviços, que em certos casos, seriam incomportáveis no orçamento familiar.

    O “dinheiro fácil” do cartão de crédito leva a que muitos acabem por gastar mais do que aquilo que possuem. Procure reconhecer as suas fragilidades e aumente os níveis de literacia financeira para começar a poupar já. Deste modo, ficará apto para tomar as melhores decisões sem pôr em causa a estabilidade financeira.

    É muito importante que guarde alguma parte do que ganha todos os meses. Por menor que seja, qualquer poupança é válida.

    Quer começar a poupar agora? Saiba que pode economizar até 60% todos os meses no pagamento de dívidas e começar a gerar poupança.

    Se quer começar a poupar agora, pode aderir a um crédito consolidado. Veja a seguir como é simples simular e pedir uma consolidação de créditos para começar a poupar agora.

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    Guia do Uso Responsável dos Cartões de Crédito - Como acabar com as dívidas no cartão de crédito? • Fonte: e-loan Soluções Financeiras

    Crédito Consolidado para começar a poupar até 60% todos os meses

    Um crédito consolidado pode ser utilizado para aumentar os níveis de poupança mensais. Isso acontece porque a consolidação de créditos permite juntar as dívidas que tem a decorrer num só pagamento, que paga numa só data e a um único banco.

    A redução significativa das dívidas pode mesmo chegar até aos 60%. Pode juntar créditos pessoais, crédito automóvel e cartões de créditos. Assim, poderá dar uma nova vida às suas finanças. Se quiser ter acesso a uma análise grátis do seu processo num pedido de crédito consolidado, procure seguir os passos a seguir.

    Passo a passo para pedir um crédito consolidado na e-loan

    Etapas para pedir uma consolidação de créditos e-loan:

    1. Aceder ao simulador de crédito consolidado, no final da página.
    2. Submeta os documentos para análise do crédito consolidado:
    1. Aguarde o contacto da nossa equipa de especialistas em consolidação de créditos.

    Esperamos que o Guia sobre os Cartões e Crédito tenha ajudado a conhecer melhor como esta solução financeira funciona na prática. Lembre-se, a prioridade passa por evitar o acúmulo de dívidas a partir do uso consciente dos cartões. Se quiser começar a poupar agora, simule a seguir, não tem nenhum custo!

    Simulação de pedido de Crédito Consolidado
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    INTRODUÇÃO

    O website e-loan é propriedade da Easyfinance, Lda com sede em Paço de Arcos, na Rua Armando Cortez, n 1, 5ºB, código postal: 2770-233, Paço de Arcos, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número de matrícula e de Pessoa Coletiva 510 606 172. A Easyfinance, Lda exerce a acividade de intermediação de crédito e a atividade de serviços de consultoria. Encontra-se registada junto do Banco de Portugal, e está sob a sua supervisão, no Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito Vinculado e de Serviços de Consultoria, sob o número 1398.

     

    A Easyfinance quer que se sinta familiarizado com a forma como os seus dados são recolhidos, utilizados e comunicados a terceiros pois a sua privacidade e a proteção da mesma é fulcral para a manutenção de uma relação de confiança. Assim os dados recolhidos correspondem a dados que são fornecidos pelos próprios Clientes mediante o preenchimento de formulários online, como será o caso do simulador de crédito consolidado, por forma a dar seguimento aos pedidos efetuados através do website e-loan®, a Easyfinance assegura que o seu tratamento é feito de acordo com as regras de proteção da privacidade emergentes do Regulamento (UE) 2016/679 e demais legislação nacional aplicável, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade a que a Easyfinance se encontra sujeito nos termos do Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito (artigo 3.º, n.º 1 do Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 7 de julho).

     

    Esta Política descreve o tipo de dados pessoais recolhidos, como estes são utilizados e com quem são partilhados. Descreve também as práticas gerais da Easyfinance, Lda para lidar com Outras Informações (por exemplo, interesses, dados demográficos e uso de serviços) recolhidas através de ferramentas de monitorização e analíticas. Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger as informações, as suas opções de escolha e acesso, e como poderá entrar em contacto connosco sobre práticas de privacidade.

     

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    ENTIDADE RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO

     

    A entidade responsável pelo tratamento é Easyfinance na medida em que é o responsável pela determinação das finalidades e dos meios de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes/Utilizadores. 

     

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    TIPO DE DADOS TRATADOS

     

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    DADOS OBTIDOS DE ENTIDADES PARCEIRAS

     

    A Easyfinance obtém dados das entidades parceiras, referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtém dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

     

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    (iii) Cookies analíticos – Estes cookies são utilizados para analisar a forma como os utilizadores usam os Websites, permitindo destacar artigos ou serviços que podem ser do interesse dos utilizadores, e monitorizar o desempenho dos sites, conhecendo quais as páginas mais populares, qual o método de ligação entre páginas que é mais eficaz ou para determinar a razão de algumas páginas estarem a receber mensagens de erro. Estes cookies são utilizados apenas para efeitos de criação e análise estatística, sem nunca recolher informação de carácter pessoal. Assim, o website e-loan®, pode fornecer uma experiência de elevada qualidade ao personalizar a sua oferta e, rapidamente, identificar e corrigir quaisquer problemas que surjam.

     

    Também quanto à validade existem dois tipos de cookies:

     

    (i) Cookies permanentes – são cookies que ficam armazenados nos dispositivos de acesso (computador, telemóvel, smartphone ou tablet), ao nível do navegador de internet (browser), e são usados sempre que o Cliente/Utilizador visita novamente o website e-loan®. Em geral, são usados para direcionar a navegação de acordo com os interesses do utilizador, permitindo prestar um serviço mais personalizado;

    (ii) Cookies de sessão – são cookies temporários, que são gerados e estão disponíveis até encerrar a sessão. Da próxima vez que o Cliente/Utilizador aceder ao seu navegador de internet (browser) os cookies já não estarão armazenados. A informação obtida permite gerir as sessões, identificar problemas e fornecer uma melhor experiência de navegação. Os Clientes/Utilizadores poderão desativar parte ou a totalidade dos cookies a qualquer momento. Devem, para tal, seguir as instruções apresentadas na página “Gerir o uso de cookies”. Ao desativar os cookies o website e-loan® poderá não funcionar corretamente.

     

    A Easyfinace poderá ainda utilizar cookies na abertura das newsletters/emails, para fins estatísticos, e que permitem saber se são abertas e verificar os cliques através de links ou anúncios dentro da newsletter. O Cliente/Utilizador tem sempre a possibilidade de desativar o envio das newsletters/correio eletrónico através da opção específica no rodapé das mesmas.

     

    DESTINATÁRIOS DOS DADOS

     

    A Easyfinance, no âmbito da sua atividade recorre a bancos, instituições de Crédito, empresas de seguros ou outros terceiros por forma a concluir a operação de crédito, ou alternativamente para propor outros serviços que possam ser convenientes aos seus Clientes, com este objectivo e com o consentimento dos Clientes, poderá transferir para esses parceiros comerciais, os dados dos seus Clientes.

     

    Por outro lado, a Easyfinance  estabelece parcerias comerciais com determinadas entidades nos termos das quais são atribuídas vantagens ou benefícios aos seus Clientes, nestes casos e com o prévio consentimento expresso dos Clientes, a Easyfinance poderá transferir para esses parceiros comerciais dados dos seus Clientes com o objetivo destes lhes dirigirem ofertas relacionadas com os produtos/serviços por eles comercializados.

     

    Em qualquer caso, aos Clientes da Easyfinance assiste sempre o direito de retirarem o seu consentimento à transferência dos dados.

     

    A Easyfinance assegura que nestas circunstâncias adota todas as medidas técnicas e organizativas consideradas adequadas de forma a assegurar que as entidades subcontratadas que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, e que garantem o cumprimento da legislação aplicável em matéria de privacidade e proteção dos dados dos Clientes, incluindo no que ao exercício de direitos dos titulares dos dados diz respeito.

     

    PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS

     

    O tratamento dos dados manter-se-á na medida do necessário para o cumprimento das disposições legais e contratuais aplicáveis, nomeadamente das que decorrem do estabelecimento de relações com os seus Clientes.

     

    Os prazos de conservação dos dados são limitados ao mínimo,  a Easyfinance poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o Cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, bem como para fazer face às obrigações legais e regulamentares aplicáveis à Easyfinance ou para defesa em processos judiciais.

     

    Com efeito, terminada a relação comercial, os dados pessoais dos seus clientes manter-se-ão pelos prazos legais obrigatórios ou até que prescrevam, nos termos da lei, os direitos delas emergentes.

     

    DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

     

    Nos termos da lei aplicável, aos Clientes, titulares de dados pessoais, assistem os seguintes direitos:

     

    (a) Direito de Informação, que consiste no direito dos Clientes em serem informados pela Easyfinance, entre outros aspetos, sobre a finalidade do tratamento dos dados, a quem podem os mesmos ser comunicados, quais os direitos que lhes assistem e em que condições os podem exercer, bem como quais os dados que têm de fornecer obrigatoriamente;

    (b) Direito de Acesso, que consiste no direito dos Clientes de acederem aos respetivos dados pessoais que tenham por si sido fornecidos, sem restrições, sem demoras ou custos excessivos, bem como saber quaisquer informações disponíveis sobre a origem desses dados;

    (c) Direito de Retificação, que consiste no direito dos Clientes de exigirem que os seus dados sejam exatos e atuais, podendo solicitar a sua retificação junto da Easyfinance;

    (d) Direito de Eliminação (ou ao “esquecimento”), que consiste no direito dos Clientes de exigirem a eliminação dos seus dados pessoais dos registos da Easyfinance quando os mesmos deixem de ser utilizados para as finalidades para que foram recolhidos, sem prejuízo, contudo, dos prazos de retenção que por lei se imponham;

    (e) Direito de Oposição, que consiste no direito dos Clientes de se oporem, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, ou ainda quando o tratamento dos dados pela Easyfinance se fundamente no seu interesse legítimo;

    (f) Direito à Portabilidade, que consiste no direito dos Clientes de receberem os dados pessoais que tenham fornecido à Easyfinance, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento.

    (g) Direito à Limitação do Tratamento, que consiste no direito que os Clientes têm de, em determinadas circunstâncias, solicitarem à Easyfinance a limitação do tratamento dos seus dados, nomeadamente (i) quando contestem a exatidão dos seus dados pessoais, durante um período que permita à Easyfinance verificar a sua exatidão; (ii) se o tratamento for ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização; ou (iii) quando a Easyfinance já não precise dos dados pessoais do Cliente para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;

    (h) Direito à Reclamação, que consiste no direito em apresentar, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, uma reclamação a uma autoridade de controlo, em especial no Estado-Membro da sua residência habitual, do seu local de trabalho ou do local onde foi alegadamente praticada a infração, se o titular dos dados considerar que o tratamento dos dados pessoais que lhe diga respeito viola o Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679) e demais legislação nacional aplicável. Em Portugal a autoridade de controlo é a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

    Para o exercício de qualquer dos seus direitos, incluindo para acederem aos seus dados ou solicitarem a sua retificação, eliminação ou oporem-se ao seu tratamento nos termos da lei, os Clientes poderão dirigir-se à à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected].

    Os Clientes poderão, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, dirigindo-se à Easyfinance, ou enviar e-mail para [email protected]

     

    SEGURANÇA DOS DADOS

     

    A  Easyfinance tem implementadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

     

    INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

    -Ao abrigo do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

    -Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com o sede em Lisboa (http://www.centroarbitragemlisboa.pt/)

    -CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sede em Braga (https://www.cniacc.pt/pt/)

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